domingo, 20 de maio de 2018

Sir Charithoughts: Sun & Moon 046-050

O diário da princesa de Alola
Qualquer um que jogou Pokémon Sun & Moon reconhece que Lílian (Lillie) é a verdadeira grande protagonista da história. Você até pode jogar achando que a história é sobre seu personagem se tornando o primeiro Campeão de Alola, mas a verdade é que o desafio da ilha não passa de uma vitrine pela qual se observa o desenrolar das tramas envolvendo a garota, sua família e seu desejo de proteger Cosmog. Apesar de que nunca ter sido negligenciada, a Lílian do anime está longe de ter a mesma importância que sua contraparte dos jogos. Todavia, com o começo do arco de Nebby, os roteiristas parecem querer tornar a garota legitimamente parte central da sua narrativa e honrar seu legado dos jogos, ainda que à sua própria maneira.
Com exceção do SM048, todos os cinco episódios deste bloco começam com uma cena de Lílian escrevendo em seu diário. Apesar de me incomodar a reciclagem de cenas, essa é uma maneira eficaz tanto de enfatizar a importância de Lílian nesta trama quanto de recapitular os eventos em andamento para o público. Temos até mesmo uma chance de ver a garota tomar, ainda que por uma noite, o quarto que lhe pertence nos jogos, na casa do Professor Nogueira (Kukui). Além disso, todos os episódios deste bloco abordam a relação complicada da garota com sua mãe e o mistério acerca do seu trauma que lhe impede de se aproximar muito de Pokémon.
Os roteiristas fazem questão de nos deixar cientes de que Samina (Lusamine) é uma mãe que ama seus filhos. Além de ela ser sempre mostrada como uma pessoa simpática e gentil para com todos e carinhosa com sua filha, vemos sua luta interna para não atender ao celular - uma que ela acaba perdendo algumas vezes -, sua ordem para que o mordomo Pedro filme todos os momentos de Lílian numa tentativa falha de estar mais próxima de sua filha, seu mural de fotos com as crianças e todos os flashbacks que nos lembram o quanto ela se dedicava aos seus filhos no passado. Todas elas aparentes tentativas de humanizar a personagem, que de tão boas acabam facilitando que as atitudes de Lílian em relação a ela sejam vistas como pirraça de uma menina mimada, especialmente considerando o quão pouco estamos acostumados a ver pais interagindo com filhos de forma afetuosa em Pokémon.
É por isso que a conversa sobre os pais na noite do pijama é um dos meus momentos favoritos desses episódios. O elemento de cotidiano que A Série Sol & Lua incorporou ao anime é uma das coisas que eu mais gosto e ver um grupo de crianças conversando tão naturalmente sobre suas famílias e como o episódio utiliza esse momento para realçar o quão distantes Lílian e sua mãe estão é genial. Enquanto todos os outros podem falar da comida que suas mães lhes fazem, a garota só pode acessar memórias de um passado distante. A negligência fica ainda pior quando assistimos ao confronto entre Gladio (Gladion) com sua mãe, na qual ele a acusa de não ter dado tanta importância ao que ocorreu com sua filha por causa da sua vontade de conhecer as Ultracriaturas.
O problema é que apesar de o anime ter bons argumentos para a revolta dos filhos e faça um bom trabalho em humanizar Samina, ele falha miseravelmente em nos dar uma forte motivação para as ações negligentes da mãe. Sua vontade de ver as Ultracriaturas parece ser grande, mas só é reforçada em seu entusiasmo inicial com Nebby (que ela eventualmente ignora quase que por completo), na conversa rápida com Gladio e na expressão sinistra que ela esboça brevemente ao ver Nihilego pela primeira vez. Por que mal a vemos tocar no assunto depois do SM044? Por que ela confiou tão cegamente em Faba nos eventos que sucederam ao ataque de Nihilego a Lílian, mas hoje não hesita em repreendê-lo (como visto no SM044)? Que história ele contou sobre o trauma de Lílian que foi tão convincente para ela nunca ir atrás da verdade? E mais importante: por que ela está tão interessada em se reintegrar à vida de sua filha agora? Por que nos primeiros 40 episódios da série nunca nenhuma vez vimos nenhuma tentativa de aproximação e agora ela quer até que o dia a dia da filha seja gravado? Seria esse na realidade um plano elaborado para ela ficar de olho em Ash e Nebby? É nessas horas que Mohn faz falta…

Meu bebê Sintético
Horas antes de o 1000º episódio de Pokémon ir ao ar no Japão, eu tive uma discussão acalorada com um amigo no Telegram sobre dois (ou na realidade seria um?) dos meus monstros favoritos dessa geração: Tipo Nulo e Silvally. Enquanto meu amigo defendia que o Pokémon anteriormente conhecido como Tipo Pleno (Type: Full) era o nosso Silvally, eu defendia que isso não fazia sentido já que Tipo Nulo evoluía para Silvally, então o Tipo Pleno devia ser um Silvally menos maravilhoso. Eu usei fanarts que tentavam adivinhar como deveria ser o Tipo Nulo sem a máscara, gifs da cena de evolução da preview do episódio que, na minha cabeça, evidenciavam a transformação e na manhã seguinte acordei com meu doce engano esfregado na minha cara e a sensação não foi exatamente das melhores.
Eu amo como Pokémon Sun & Moon quebrou vários dos conceitos pré-existentes em Pokémon, especialmente no tocante aos Pokémon Lendários, com a introdução das Ultracriaturas e dos Tapu. Porém, o Lendário que realmente chamou minha atenção foi Tipo Nulo/Silvally e o amor só cresceu quando eu fiz minha jornada pela região de Alola. Como não gostar de um Pokémon criado baseado em Arceus para matar Ultracriaturas, que sofreu com experimentos, recebeu uma máscara de contenção na cara, mas é libertado e transformado com o poder do amor?
É verdade que eu preferia a ideia que eu tinha dele antes e não sou muito fã do fato de Tipo Nulo ser uma mera convenção em vez de uma criatura particular, mas o anime trabalhou tão bem com ele que é impossível ficar de birra. Sua narrativa dos jogos foi mantida praticamente intacta (com direito a Gladio fugindo com ele, batizando-o e tudo) e enriquecida com sua relação com Lílian. Foi simplesmente épico vê-lo evoluindo para salvar a garota mais uma vez e espero ver ainda mais desse lindo nos próximos episódios!

SM046/ Episódio 997 - Tá Embaçado, Procurem o Ditto Transformado!
Roteiro: Ayumi Sekine
Direção de Animação: Masayuki Fujita e Masaru Hamada
Confesso que quando vi o título desse episódio não fiquei realmente animado para vê-lo, por que afinal outro episódio com Ditto? Mas tanta coisa acontece aqui! Temos a continuação do conflito de Lílian com Samina, a primeira visita de Ash e cia ao Paraíso Aether, Faba descobrindo o gosto de Nebby por konpeito e se preocupando com Lílian conseguindo tocar Pokémon de novo, a Equipe Rocket descobrindo o laboratório e sobre a criação de Tipo Nulo e uma chance enorme de conhecer melhor e se encantar com Burnet. Também adoro que o anime tenha se preocupado em justificar o recrutamento da Equipe Rocket com o interesse de Faba em estudar o Meowth falante - ainda que vejamos zero desenvolvimento nessa narrativa. Falando no trio, eu adoro demais que eles continuam acreditando que Cosmog é uma pré-evolução de Koffing, fazendo-os carregar um sacão de lixo enorme para atrai-lo. Eu também adoro que eles simpatizam com Lílian em sua revolta, afinal eles também são dois que sempre tiveram problemas com pais ou responsáveis. A busca pelo Ditto fujão é outro momento bem divertido e eu adoro o diálogo no final com Lara (Wicke) e Burnet relatando as confusões comuns na Fundação. A adaptação do Paraíso Aether para o anime ficou perfeita, com todos os ambientes sendo muito bem transportados do 3DS para a TV. Minha única crítica seria ao fato de que a construção parece ainda maior e mais imponente na série e no entanto incrivelmente mais vazia porque quase não vemos Funcionários da Fundação Aether no local.
Nota: 5/5

SM047/ Episódio 998 - Gladio e Silvally! A Máscara de Confinamento!!
Roteiro: Atsuhiro Tomioka
Direção de Animação: Yuki Naoi
Com a chegada de Nebby e os mistérios de Tipo Nulo revelados, já passava da hora de Gladio reaparecer e estou feliz que o Pokémon Nebulosa esteja lá pronto para providenciar com seus Teleportes sempre tão úteis aos roteiristas. O irmão de Lílian já é meu rival favorito do Ash no anime desde o Paul e parte disso é porque o personagem mantém sua seriedade dos jogos, mas sem ser completamente desagradável. Ele se preocupa com sua irmã e Silvally e não diminui o Treinador de Pallet, como tantos rivais adoram fazer e este episódio apenas consolida o status dos dois como amigos. Gladio confia em Ash o suficiente para contar-lhe não só a verdadeira razão de sua irmã não conseguir mais tocar Pokémon e a criação de Silvally como também o fato de que ele começou sua jornada com o objetivo de ficar mais forte e derrotar cada Ultracriatura que aparecer. A conversa ainda rende um momento hilário em que Gladio escancara todas as questões e conveniências de roteiro envolvendo Ash - o que obviamente termina em batalha. O confronto entre Silvally e Lycanroc é ótimo e nos confirma que o Pokémon Lobo ainda não superou completamente seus problemas de raiva e descontrole com a evolução, o que honestamente me surpreendeu e deve garantir mais drama no futuro. O final do episódio ainda se ligou diretamente com o próximo, com Gladio antecipando que Lílian não deve nem ficar sabendo de Silvally.
Nota: 4,5/5

SM048/ Episódio 999 - Uma Noite do Pijama em Poses Cheias de Poder!
Roteiro: Yuka Miyata
Direção de Animação: Makoto Tanoue, Yukari Kobayashi e Yuko Watanabe
A Série Sol & Lua tem um charme que infelizmente não é para todos. Episódios como este, que colocam os personagens num evento mundano como uma noite do pijama na casa do Professor Nogueira, funcionam porque trabalham em cima do universo sólido construído até aqui. Na TV, eles assistem a uma partida de Pokémon Beisebol com um personagem que vimos previamente, a brincadeira a la morto-vivo envolve praticar poses dos Movimentos Z que já conhecemos de cor, a conversa à noite reflete as relações pré-estabelecidas entre os personagens e suas famílias e o drama de Lílian é um reflexo da construção que os episódios anteriores fizeram em cima de seu relacionamento com sua mãe. Além disso, temos uma oportunidade rara de ver um romance se desenvolvendo de forma mútua entre Nogueira e Burnet e eu não podia estar mais feliz com meus pombinhos favoritos do mundo Pokémon! O desfecho deste episódio também tem uma carga dramática boa com Lílian sendo teleportada diretamente para Gladio e Silvally, redespertando nela seus tramas e a impedindo de tocar Nevinha.
Nota: 5/5

SM049/ Episódio 1000 - Lílian e Silvally: Memórias Renascidas!
Roteiro: Aya Matsui
Direção de Animação: Masaya Onishi
Embora já estivesse ciente de que estávamos nos aproximando dos 1000 episódios de Pokémon, confesso que nunca esperei que ele fosse ser comemorado de fato em algum momento porque a trajetória deste anime é tão permeada de episódios banidos que eu nem imaginava que alguém ainda conseguia fazer fazer a conta mais. Todavia, surpreendentemente, a comemoração foi realizada não só no Japão como também nos EUA - curiosamente ambas as celebrações ocorreram com episódios diferentes hm. Quando foi anunciado o retorno de Misty e Brock em Sun & Moon até pensei que talvez aquela fosse a comemoração, mas em vez disso ela vem com este capítulo. Ele pode estar longe de celebrar o legado do anime, como os capítulos em Kanto fizeram, mas ainda reserva uma dose grande de impacto dentro da saga em andamento com várias das tramas que vinham sendo trabalhadas culminando em um grande evento!
O choro cheio de culpa de Lílian por não conseguir tocar Nevinha quando ela a procura, Ash assumindo a culpa perante Gladio por ter falhado em manter Lílian afastada de Silvally e Faba vencendo o rival rebelde em seu quarto de hotel de beira de estrada (igualzinho aos jogos) e roubando o Tipo Nulo são os três momentos iniciais que dão o tom do episódio e já nos deixa saber que esse é um dos bons! Aya Matsui usa o elemento de empoderamento da Lílian dos jogos para trabalhar a sua própria. Após receber encorajamento de seus amigos, a garota decide partir numa jornada para não só voltar a tocar Nevinha, mas também para descobrir as razões que a levaram a desenvolver seu grande trauma.
O sempre útil Teleporte de Nebby acaba levando a garota, Ash, Pikachu, Nevinha e Rotom para uma viagem pelos locais das lembranças de Lílian… até parar na sinistra área dos laboratórios do Paraíso Aether, onde também ocorre o grande clímax e eventual recuperação de memória da garota. Momentos como Gladio confrontando Samina sobre a falta de atenção dela aos traumas da própria filha, a Equipe Rocket se recusando a ajudar Faba por praticar o mal "correto" e a batalha contra o cientista maligno são todos muito bem orquestrados! A entrada de Silvally em ação é épica e o momento em que Lílian percebe que finalmente superou seus traumas doce. O episódio também encerra com dois pedidos de desculpas que servem como um ótimo contraponto para seu começo carregado de culpa.
Não gosto muito de certos buracos do roteiro como Faba tomar precaução para pegar Silvally de volta, mas não se preocupar em imobilizar Gladio para impedi-lo de voltar para buscá-lo e menos ainda de como o vilão consegue escapar facilmente da instalação durante a rápida celebração de Lílian, mas não é uma coisa que chega a prejudicar a satisfação com o trabalho final deste episódio.
Nota: 5/5

SM050/ Episódio 1001 - Faba Contra-ataca! Nebby é Raptado!!
Roteiro: Shoji Yonemura
Direção de Animação: Masaaki Iwane e Izumi Shimura
Depois do tom sério do episódio anterior, este nos dá um pouco de leveza, sendo divido em dois momentos: o primeiro, mais cômico, foca na celebração da recuperação de Lílian e nas tentativas de Faba de por aos mãos em Nebby. É uma dinâmica interessante ver as crianças voltando para a escola e pulando corda o dia todo dados os eventos do episódio anterior porque, normalmente, no mundo Pokémon, elas é quem assumiriam as rédeas de toda a ação, mas como agora temos um elenco de adultos grande o bastante para trabalhar, eles podem curtir um dia normal de brincadeiras e diversão na escola; exceto, claro, por Gladio, que continua tão rabugento com sua mãe mesmo após todo o momento de perdão do episódio passado.
Com a mudança em tom, Yonemura aproveita para resgatar o tom de comédia de Faba, que o episódio anterior inibiu. É até engraçado ver um vilão tão baixo nível quanto ele, sem subalternos, tendo que se fantasiar para conseguir se aproximar de Nebby (que aparentemente já se esqueceu completamente dos eventos do episódio passado tsctsctsc) e até mesmo sendo tapeado pela Equipe Rocket no processo. Todo o tom cômico reverte para sério quando o vilão da Aether finalmente consegue por as mãos em Nebby e se teleportar de volta para o Paraíso - onde ninguém está vigiando porque, como já dito antes, este lugar claramente precisa aumentar seu corpo de funcionários.
De volta à sinistra área subterrânea da Aether, nossos heróis confrontam Faba mais uma vez, só que é tarde demais e ele já abriu o Ultraburaco de minhoca e fez Nebby passar por uma mutação no processo. Um ponto recorrente sobre Faba, especialmente neste episódio, é que todas as suas ações parecem ser feitas por Lusamine. Seu objetivo de abrir o Ultraburaco é para receber o perdão dela, quando ela o confronta no porão do Paraíso Aether, ele diz que está fazendo o que ela sempre quis. Como a relação dos dois não é bem explicada ou trabalhada em nenhum momento desde o surgimento desses personagens, fica difícil compreender essa vontade toda em agradá-la - assim como a confiança cega dela nele é igualmente questionável. Faba é um cientista, abrir um Ultraburaco por si só é um grande feito que lhe poderia render reconhecimento e fama, é algo fácil de entender. Agora, por que o anime decidiu ir por esse caminho do funcionário obcecado em realizar o sonho da patroa é um mistério pra mim.
Talvez a resposta seja mesmo uma simples obsessão. Ao ver a UC-01 Parasita diante dele, Faba comenta sobre sua beleza e seu desejo de reencontrá-la - ambos inspirados na própria reação de Samina nos jogos - e esta grita para que ele volte a si. O surgimento de Nihilego é definitivamente um momento climático, com a diretora da Fundação Aether, Gladio e Ash falhando em detê-lo até Samina ser pega tentando proteger seu filho. O olhar dela na cena é bastante ambíguo, um pesar que também pode ser lido como satisfação. Se por ter protegido o filho ou realizado um sonho? Essa é uma questão que ainda não sei…
Nota: 4/5

Considerações finais:
  • Seguindo a tradição, vamos dar uma olhadinha na audiência desses episódios:
Número do episódio
Título do episódio
Audiência
Ranking semanal
SM046
“Tá Embaçado, Procurem o Ditto Transformado!”
3,6
SM047
“Gladio e Silvally! A Máscara de Confinamento!!”
3,7
SM048
“Uma Noite do Pijama em Poses Cheias de Poder!”
Menos de 4,6
Não entrou
SM049
“Lílian e Silvally: Memórias Renascidas!”
4,3
SM050
“Faba Contra-ataca! Nebby é Raptado!!”
4,1
  • O arco de Nebby conseguiu chamar atenção do público e fez Pokémon ultrapassar a barreira os 4 pontos semanais, sendo sua única ausência no ranking causada por programas especiais que acabaram elevando a audiência da concorrência demais. Estou ansioso pra ver se os próximos episódios conseguiram manter o hype;
  • O que é o olhar gelado de Lílian para Chris (Sophocles) quando ele parece rechaçar a ideia dela de fazer a tour pela Fundação sem Samina?
  • As transformações falhas do Ditto de Duplica se tornaram tão icônicas que é claro que as veríamos de novo, mas é curioso o anime falar que a Transformação do Ditto é impecável e ninguém comentar que o lance dos olhos é uma imperfeição…
  • Fiquei com dó do Quagsire que foi levado por engano;
  • Eu sempre fico intrigado quando vejo Pokémon de Pedra que nem Lycanroc amando tomar banho. Demorou, mas finalmente a Pokédex Rotom fez essa observação. Obrigado, Rotom! Falando em Lycanroc, esses cinco episódios tiveram um bocado de cenas enfatizando o treinamento solo dele com Litten e eu adorei isso;
  • Achei tão lindinha a cena de Ash dizendo que se orgulha de Lycanroc. Um viva ao Ash fofinho de Sun & Moon;
  • Adoro que o único episódio desse grupo que não começa com uma sequência de diário da Lílian começa com o mordomo Pedro querendo registrar todas as ações dela em vídeo. Imagina os stories, os vlogs, os vines… Meu xará tá super por dentro das modernidades!
  • Amei o jogo das poses e já quero fazer na próxima noite do pijama que eu for com Pokéfãs! Aliás, super daria pra fazer em eventos de anime. Ia ser o cúmulo da diversão - afinal, o mico já tá sendo pago só de entrar, não é mesmo?
  • Eu meio que já desisti de ver Lulú (Mallow), Chris e Vitória (Lana) batalhando, mas um diálogo no SM048 reacendeu minha esperança e eu não sei dizer se os roteiristas estão nos dando uma pista sobre o futuro ou se só estão brincando com meus sentimentos;
  • Também amo que Lulú defende as mães das críticas dos filhos dizendo que se eles estão enjoados de comer a mesma comida quem comecem a cozinhar eles mesmos. Rainha!
  • O momento Sailor Moon de Faba no SM050 foi tão deliciosamente gratuito;
  • Jessie julga as habilidades de disfarce de Faba, mas não sei se ela e James estão realmente em posição de julgar porque a imagem abaixo não nos deixa esquecer esse momento infame da Série Diamante & Pérola;
  • A cena extra do SM050 foi Tapu Koko reagindo ao retorno de Nihilego!
  • É curioso notar que todos os episódios desse bloco foram escritos por roteiristas diferentes, mesmo estando tão conectados. É algo raro de se ver em Pokémon e que me deixa orgulhoso. Porém, é estranho que Akemi Omode, que roteirizou tantos episódios focados em Lílian antes, não esteja envolvida com nenhum desses aqui diretamente;

Nenhum comentário:

Postar um comentário