quinta-feira, 3 de maio de 2018

De Dentro da Poké Bola: Pikachu Origens [ATUALIZADO]

Estou hoje iniciando um novo tipo de postagem no blog focado naquele tipo de informação aleatória interessante de bastidores que surge, mas que não chega a ser popular o bastante para virar notícia e que merecem mais que um parágrafo apenas no fim dos Charithoughts!
Hoje, o Dogasu traduziu trechos de uma matéria especial para o periódico japonês Yomiuri falando sobre o processo de desenvolvimento do Pikachu. Como achei o conteúdo bem interessante, decidi traduzir e trazê-lo para vocês - olha que bondoso eu sou!


Na época em que a Game Freak estava criando os primeiros Pokémon, eles notaram que acabaram criando muitos monstros brutos - o próprio Ken Sugimori havia concebido criaturas como Mewtwo, Gyarados, Snorlax e Lapras - e decidiram que precisavam de alguns bichos fofinhos para deixar as coisas mais balanceadas.
Naquela época, a equipe de designers de Pokémon era composta só de três homens e então uma mulher, Atsuko Nishida, foi contratada para ajudá-los a criar alguns Pokémon fofinhos, como o Pikachu.
Ela recebeu ordens simples: fazer um Pokémon do tipo Elétrico que evoluía duas vezes. Não foi lhe falado em que animal ela devia se basear nem mais nada. Só para criar um Pokémon Elétrico que evoluísse duas vezes.

Evoluir duas vezes? O texto explica que originalmente seria Pikachu, Raichu e uma criatura inédita chamada Gorochu, que teria presas para fora e dois chifres, mas acabou nunca entrando para a versão final dos games para manter o equilíbrio.

Em relação ao nome, Nishida escolheu "Pika" porque ele seria um tipo Elétrico e pikapika é a onomatopeia japonesa para faísca. Ela também contou que não sabe porque adicionou o "chu", mas que tem certeza que ainda não tinha decidido que ele seria um rato naquele estágio de desenvolvimento.

Foi justamente por causa do nome que a Game Freak decidiu fazer Pikachu um rato. A equipe toda contribuiu com ideias para o design que basicamente se resumia deixá-lo sempre mais fofo.

A equipe lembra que o primeiro design de Pikachu parecia um daifuku, o tipo de bolinho redondo japonês. Nishida afirma que era tão diferente que os fãs jamais diriam que é o Pikachu.

Nessa fase, Pikachu ainda não tinha suas famosas bochechinhas vermelhas. Foi Nishida quem as modelou. A ideia de que elas serviriam para estocar eletricidade veio do fato de os esquilos guardarem comida em suas bochechas. Já as pontas pretas das orelhas foram uma herança do design daifuku.
A cor amarela partiu do próprio Sugimori para deixar bem claro que o Pokémon era Elétrico e as manchas pretas atrás foram adicionadas para dar aos jogadores algo para olhar durante as batalhas, enquanto o monstrinho estaria de costas viradas para a câmera.

Kouji Nishino admite que ele amou tanto o design do Pikachu que decidiu fazer sua taxa de aparição bem pequena para meio que esconder o Pokémon e guardá-lo só pra ele. Só que no fim essa raridade acabou ajudando a deixá-lo popular e logo todo mundo acabou tendo que pegar um.

O resto da entrevista basicamente fala sobre a popularidade de Pikachu e não revela nada novo a não ser o fato de que Ken Sugimori criou Clefairy numa tentativa de criar ele mesmo um Pokémon fofo, mas obviamente Pikachu acabou sendo bem mais popular.

E aí, o que acharam dessas revelações todas? Eu amo saber detalhes de criação de Pokémon, seja anime, mangá, jogos então esse tipo de curiosidade é sempre muito bem-vinda. Agora fiquei curioso para ver como seria esse Pikachu daifuku e mais curioso ainda pra saber como seria essa evolução Gorochu. Será que um dia veremos esse conceito adaptado de alguma forma na série futuramente?

ATUALIZAÇÃO: A artista liezl do Vivink Studios nos deu uma fanart linda do Gorochu e decidi compartilhar com vocês! Veja abaixo: (tem sprites também!)


Não dá vontade??? Podem mandar o quarto estágio, Game Freak. Já estamos prontos!
Deixe nos comentários abaixo sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário