quinta-feira, 7 de maio de 2015

Sir Charithoughts: Pokémon XY Especial #03

Pokémon XY Especial: A Mega Evolução Mais Forte ~3º Ato~

As aventuras de Alain e Mairin nunca foram muito do meu interesse. Embora a ideia de aventuras paralelas certamente fosse interessante, especialmente pelo enfoque especial dado ao mistério das Megas Evoluções - uma trama que não tem encontrado muito espaço dentro da série regular -, o tratamento dado ao casal de protagonistas era o calcanhar de Aquiles desses episódios. Enquanto Alain era extremamente clichê e seu jeito frio e todo sério entediante, a forma como Mairin simplesmente não se encaixava na história e funcionava apenas como alívio cômico e artifício para infantilizar os episódios muito me incomodava. O grande triunfo de Atsuhiro Tomioka em tornar o terceiro ato o melhor dos três lançados até aqui é justamente permitir que novas cores brilhem sobre esses personagens.
Continuando de onde o ato anterior parou, Alain, Mairin e Steven estão no edifício da Corporação Devon na Cidade de Rustboro e rapidamente são informados de atividade de Groudon e Kyogre Primitivos em rota de colisão para o que pode se tornar uma batalha épica com consequências desastrosas, no meio do oceano. Nenhuma informação sobre os lendários é dada além de uma lenda que explica que no passado os dois quase destruíram o mundo em sua ambição para o obter o poder do megalítico, o mesmo que desaparecera no 2º Ato durante o confronto com Mega Rayquaza, e que está para renascer em Hoenn. Como eles atingiram sua Reversão Primitiva e por que dois Pokémon que são responsáveis por criar e expandir mares e continentes iam querer brigar por um cristal e destruir o mundo no processo são perguntas que nunca ganham resposta e que, podem ou não, ser respondidas no futuro - honestamente estou mais inclinado a acreditar no não.
Para o roteirista Tomioka, infelizmente, não é o porquê do confronto, mas suas consequências que realmente importam. Dessa forma, quando Steven e Alain decidem que precisam ir investigar o desastre iminente, Mairin revela que está com medo de ir junto por causa da experiência intensa que eles já haviam tido ao confrontarem Mega Rayquaza. O momento é ótimo porque é a primeira vez desde a estreia que Mairin é retirada da sua função de provocar risadinhas para se tornar, além de útil para a trama, mas uma personagem de verdade, com camadas. O medo de Mairin é humano e ajuda a dar a todo o caos que se arma uma seriedade necessária. Além disso, é legal como fica bem nítido que o medo dela também afeta Alain, que perde sua altivez e presunção característica para ver seu medo se confrontar com sua lealdade a Lysandre. Ele está com tanto medo quanto Mairin, mas entende a importância de sua missão. É então que o ciclo ironicamente se repete e é ao notar a bravura de Alain que a garotinha encontra suas próprias forças para se juntar a eles também, escondida com seu Chespin.
Uma das coisas que Advanced Generation ficou devendo foi um desfecho decente para a trama das Equipe Magma e Aqua na região de Hoenn. Enquanto havia um bocado de potencial ali, a batalha entre os lendários acabou se tornando uma grande decepção. Os dois episódios que englobavam o evento, "Ganhando Groudon" e "A Luta das Lendas", foram escritos por Tomioka. De alguma forma, este especial também é a redenção de Tomioka. Pra começar, desta vez, Steven está devidamente incluído e com um número bem menor de personagens para se lidar (em AG, tínhamos o quarteto de protagonistas, Maxie e Tabitha, Archie e Shelly, Lance, a Equipe Rocket…), a trama se foca no principal: o confronto sensacional entre os lendários! Verdade seja dita, esse aspecto talvez seja muito mais mérito da equipe de animação do que do roteirista. Porém, o texto não deixa de fazer sua parte ao ter momentos de ação e tensão muitíssimo bem inseridos.
A reclamação que ecoa de diversos personagens sobre como está calor - devido à proximidade com Groudon Primitivo - serve para reforçar a ideia do poder monstruoso que esses Pokémon lendários com seu poder máximo liberado possuem, assim como é legal ver os habitantes de Rustboro olhando preocupados para o horizonte, sob o céu profundamente nublado. Mas o grande destaque desses momentos fica com os esforços de Alain e Mairin: ele se lançando à batalha corajosamente para cumprir a missão que Lysandre lhe ordena e ela arriscando sua vida para salvar aquele com quem ela mais se preocupa. Se Rayquaza fora completamente dispensado em "A Luta das Lendas", aqui nem mesmo Steven e Pokémon mega evoluídos tem chance contra os lendários em fúria, restando apenas ao dragãozão mega evoluído parar a briga de cachorro grande.
É então que Lysandre mostra suas garras… ainda que não completamente. Enquanto há uma batalha real acontecendo a céu aberto em Hoenn, há um segundo conflito por trás dos panos, muito mais interessante entre Lysandre e Steven, e cujos desdobramentos guardam uma grande promessa para Pokémon XY. Tomioka tem feito um trabalho excelente em tornar o antagonista um personagem bem mais cauteloso que os vilões anteriores. A ausência de expressões exageradas de maldade e sua forte proximidade com Alain, que deposita toda sua confiança nele, tornam Lysandre um personagem bastante ambíguo. É excelente ver como a forma como ele serve de mentor ou figura paterna para o rapaz faz com que este não confie totalmente Steven, nem suspeite dos atos de Lysandre quando ele pega o megalítico cristalizado sem avisar. Tudo isso torna seu ato traiçoeiro e suspeito algo muitíssimo bem elaborado, sem ser descaradamente vilanesco.
E afinal, qual é a desse megalítico? Considerando que nos jogos, os dois grandes responsáveis pelo surgimento da Mega Evolução nas regiões de Kalos e Hoenn (a arma suprema de AZ e as chuvas de meteoros que se repetem pelos milênios) não devem ser abordados no anime, é bastante provável que o imenso cristal seja a solução que Tomioka encontrou para explicar como as Mega Evoluções se tornaram possíveis no anime. Mais que isso: a rocha gigante também pode ser a fonte de energia que pode alimentar algum plano maluco que Lysandre possa estar tramando em seu laboratório - especialmente considerando como sua narração ao fina fala que o cristal mudará o futuro de Kalos. As possibilidades são muitas e espero que sejam bem aproveitadas.
Além do roteiro, outro ponto fortíssimo deste especial é o trabalho técnico. O diretor de animação Masaaki Iwane não é o animador mais reconhecido pelos fãs de Pokémon à toa. Tendo trabalhado em todos os atos anteriores, Iwane consegue se superar ainda mais ao fazer de "A Mega Evolução Mais Forte ~3º Ato~" o melhor trabalho de animação já realizado em Pokémon até hoje! Fica notável como este episódio tem uma qualidade incrivelmente superior aos episódios regulares da série - superior até mesmo aos filmes para cinema. As animações, os traços, os movimentos de câmera, a forma como o CGI é usado são tão bem feitos que fazem você lamentar que pessoas pagaram para ver Pokémon - O Filme: Diancie e o Casulo da Destruição nos cinemas. Talvez o único defeito seja que, provavelmente por limites de orçamento, o episódio não pode contar com um efeito climático estilizado para ilustrar melhor as habilidades de Groudon e Kyogre. Ao invés disso, tivemos só um céu nublado sombrio, mas genérico.
O confronto entre os lendários ganha uma dimensão épica que não lembro jamais ter visto antes! Em geral, as lutas desses especiais de Mega Evolução são bastante exageradas, mas enquanto esse estilo pode não combinar muito com um confronto entre Mega Absol e Mega Charizard X, ela não poderia combinar com uma luta de lendas! Frequentemente, quando Pokémon grandões assim lutam, seus movimentos tendem a ser bastante restringidos, porém Kyogre e Groudon não são nem um pouco limitados por seu tamanho. Seus movimentos são rápidos e bastante perigosos, seja com Kyogre Primitivo pulando da água ou usando suas barbatanas para atacar ou com Groudon virando-se rapidamente para atacar. A presença de Pokémon menores e ágeis, capazes de se mover no ar, como Mega Metagross e Mega Charizard X ajuda a dar uma sensação ainda maior de movimento e agilidade às ações, que são repletas de ataques ilustrados de uma forma impecável. É maravilhoso ver Mega Charizard X tendo que se desdobrar para esquivar das Lâminas do Precipício (Precipice Blade) de Groudon que brotam violentamente de dentro da água. Aliás, o momento em que o lagartão recebe um golpe final do Pokémon Continente é fenomenal: lindo, impactante, cruel.
"A Mega Evolução Mais Forte ~3º Ato~" foi uma grata surpresa e uma necessária nesse momento em que Pokémon XY tem tido uma qualidade bastante oscilante e parece meio cansado de si mesmo. Tomioka entrega um episódio sólido, cheio de possíveis desdobramentos interessantes e consegue finalmente tornar Mairin relevante para a trama (ela foi a melhor personagem aqui, sem dúvidas!) e alguém por quem consigo me simpatizar, enquanto Iwane entrega uma animação espetacular. O único problema é a luta principal simplesmente acontecer, sem porquês: por que Tomioka não aproveitou a oportunidade para trazer Zinnia para o anime? Ela teria sido a chave para introduzir Groudon, Kyogre e Rayquaza com suas novas formas de forma justificável e coerente do que simplesmente "um belo dia Groudon e Kyogre assumiram suas formas primitivas". Ainda assim, eu mal posso esperar pra ver o momento em que a trama que esses especiais têm tecido vai se cruzar com o anime e quais serão os desdobramentos de Lysandre a partir daqui. Pena que ainda tem uma looonga espera pela frente.

Considerações finais:
  • O prédio da Corporação Devon já apareceu no anime antes, no episódio "A Caminho de Devon", na qual o Sr. Stone também foi introduzido, mas seu visual era bastante diferente daquele dos jogos. Porém, ele reaparece aqui completamente reformulado, possuindo uma aparência ainda mais imponente e mais fiel aos games;


  • Falando na geografia de Hoenn no anime e nos jogos, a batalha entre os Pokémon lendários parece se passar no mar de Rustboro, mas nos jogos, esta não era uma cidade litorânea. Considerando que o Kyogre vinha de Sootopolis, o mais lógico seria a luta ocorrer perto de Slateport, não Rustboro. Porém, se olhar na imagem da Corporação Devon em Advanced Generation, há também um oceano atrás do prédio;
  • Groudon e Kyogre são Pokémon muito patéticos quase destruindo o mundo para dominar o mundo. Eles até terminam o episódio decolando de novo!
  • É impressão minha ou os repórteres que aparecem aqui são os mesmos de Pokémon 3 e "Perseguição na Cidade de Lumiose!"? Ou será que assim como existem Joys, Jennies e Don Georges, também existem toda uma família de repórteres e cameramen espalhados pelo mundo Pokémon?
  • Fui só eu ou mais alguém vasculhou as cenas dos habitantes de Rustboro em busca de alguma participação especial (que não aconteceu)?
  • Estou bem certo de que pelas regras da mega evolução, o mega charizard de alain devia ter destransformado depois daquele ataque do Groudon Primitivo

 
  • Professor Sycamore vê Alain na tevê. Eu não gosto muito do rapaz, mas fico supercurioso pra saber que raios aconteceu entre eles;

  • Eu esqueci de comentar, mas Pokémon voltou a figurar no TOP 10 das animações japonesas depois de muitas semanas ausente! Quem quebrou o jejum foi "Ficar Perdida e em Pedaços É o Caminho da Separação?! Jessie e Wobbuffet!!", que ficou no 7º lugar na semana em que foi exibido, conquistando 4,4 pontos de audiência;

7 comentários:

  1. Este foi sem dúvida um dos episódios que mais deu gosto de se ver desde anime. A animação e adaptação deste episódio foi simplesmente impecável para os nível regulares do anime. Quanto ao motivo da briga entre os lendários, acredito que isso ainda vai ser explicado e quem sabe até mais aproveitado no futuro já que ainda iremos ver Lysandre e seus planos envolvendo o megalítico. Acredito que ainda vamos ter muitas explicações e acontecimentos pela frente, e também iria ficar um pouco apertado tentar explicar tudo de uma vez só neste episódio.

    Eu também estava esperando que a Zinnia fosse aparecer neste especial, mas eu acho que se isso vier a acontecer, ela deverá ser apresentada apenas quando acontecer alguma catástrofe que envolva Rayquaza, Deoxys ou o destino do planeta. Também estou esperando ver Wallace divando com seu novo visual, e quem sabe até Steven passando seu título de Campeão para ele como aconteceu no Delta Episode (essa história de Campeão de Hoenn ainda está muito mal contada no anime). E claro, enquanto ainda não aparecer May competindo com a Lisia em um Concurso Pokémon eu não ficarei satisfeito com o saga XY (tá bom, só a May aparecer já seria suficiente, então andem logo com isso por favor).

    E nossa, como os dois protagonistas brilharam neste episódio. Eu sempre gostei deles dois, tanto da Mairin com seu jeito fofo e engraçado que serve tanto para aliviar a tensão quanto para distrair um pouco, quanto o Alain que apesar de as vezes ser realmente um pouco chato e monótono ver suas ações e modo de agir, ele possui um ar mais sério e obscuro que o anime de Pokémon desconhecia até então, e eu acho isso bem legal, pelo menos eles estão dispostos a tentar variar um pouco as vezes (as vezes eu me pergunto como deve ser viver em um mundo onde todo mundo é alegre, gentil, prestativo e perfeitamente de bem com a vida, e onde a maldade e malícia só existem nos vilões e que ainda por cima são maus apenas pelo fato de serem vilões). Na verdade acredito que o Alain se encaixaria muito melhor no papel de adversário ou rival (estilo aquele de HG/SS) do que de protagonista, mas eu ainda acho ele legal (por algum motivo ele me lembra da galera de Devil May Cry). E essa cena final entre eles dois foi muito linda e emotiva, apesar de cena em si ser bem bonita, quando ela é vista apenas sem o áudio, ela fica ainda mais bela e simbólica.

    ResponderExcluir
  2. olha naum sou de acompanha outro animes mas acho a animaçao de pokemon tao linda a evoluçao de dp ate xy é tao legal e magnifica é impressionante o jeito que eles evoluiram é de encher os olhos e esse especial mostra muito isso .... no episodio 67 na batalha de ash vs clemont ele jogam pra outronivel a animaçao e de e deslumbrar

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito desse especial,eu particulamente gosto dos protagonistas,o alain é um personagem muito interessante, e eu estou muito ansioco para ve-lo no anime,curioso tbm pra saber como sera desenvolvida a relação dele com o ash,sera que ele vai ser um futuro rival de ash?,sera que ele ganhara de ash na liga kalos?...provavelmente não.

    mas essa trama pararela deixa muitas questões e teorias..

    e sobre animação achei impecavel muito bem trabalhada,e quando eu tava vendo a batalha de groundon e kyogre tava esperando aquele efeito adicional de sol forte e tempestade sombria igual no jogo pokemon Emerald,realmente uma pena..e o Flor de lis-(Lysandre) KKKKK gostei dele um vilão muito diferente dos outros,não é o estilo vilão das antigas mais me agradou...

    Sir voce nem mencionou na parte que o Lysandre perguntou se a Mairin era a Namorada de alain....kkk Realmente eu ri muito nessa parte..kkk Lysandre vc não acha ela muito novinha??? kk nem um Chesnaught ela tem.'-'..hehehe....gostei muito do episodio principalmente na parte em que o Stven aparece dizendo que é o ''CAMPEÃO DE HOENN"...apesar que em AG ele nao tinha aparencia nenhum de campeão...parecia um mero caçador de pedras,capacho do seu papi, e tbm acho que de alguma maneira no ato 4 o Wallace irá Aparacer...

    Mais Uma vez Otimo Texto Sir..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, o Sir já havia mencionado o fato de Lysandre ter dito de Manon ser a namorada do Alan! Basta conferir o Charithought do Ato 2, você vai adorar :) !

      Excluir
    2. kkkkk aé verdade fiquei pensando nisso logo apos eu ter escrito..kkk isso foi no ato 2 é pq faz um tempinho que eu tinha visto o ato 3 ai me enrolei e confundi..kk vlw Mateus

      Excluir
  4. sinceramente o especial da mega evolução esta MUITO superior ao anime normal..(em minha opinião)
    eu vibrei assistindo esse episodio, nunca mais havia sentido isso assistindo pokemon...
    foi o melhor episodio dos três: animação+trama+desenvolvimento..
    espero mesmo que isso se junte ao anime oficial(claro que seja digno, mas pokemon xy ainda tem potencial)

    ResponderExcluir
  5. A terceira geração dos monstrinhos de bolso sempre foi a minha favorita no quesito de Jogos & Mangás :3 ! E confesso que adorei o fato de que o final do ano passado para o início deste, essa geração tenha ficado tão abrangente assim! Anime, produtos, etc... Tudo isso sendo possível graças ao anúncio e lançamento dos Remakes Omega & Alpha S2 ! E confesso que se no Ato 2 achei incrivelmente forçado eles saírem de Kalos para irem para Hoenn só para dar uma ênfase no Hype da terceira geração, confesso que agora amei essa decisão! O ato 3 é simplesmente o melhor ato até agora, não só isso, como além de superar boa parte dos episódios das varias séries do anime, ele também fica no meu Top 5 facilmente dos especiais de Pokémon! A produção deste episódio está incrível, graficamente falando, está um espetáculo! Cara, olha essa Hoenn, olha isso! Nem parece a mesma que Ash visitou na Geração Avançada! Manon & Alan estão melhores e mais humanos do que nunca aqui S2 ! Fico até sem palavras para descrever tamanha imensidão que senti ao assistir isso! Sir, seu texto está fabuloso, maravilhoso, e cada vez mais impressionante(Também estou me referindo sobre o Charis do epi 64 que não pude comentar S/2)! Continue com esse trabalho impecável! E para concluir tudo, só digo que Atsuhiro Tomioka + Masaaki Iwane = PERFEIÇÃO DE EPISÓDIO(DP Quem o diga)!

    ResponderExcluir