terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Sir Charithoughts: Pokémon XY051


XY051/ Episódio 855 – Hawlucha VS o Hawlucha Negro!
 
Sabe quando você quer só ver um episódio antes de dormir, mas ele te traz tantos sentimentos bons e tanta inspiração que você decide escrever sobre ele logo antes que eles desapareçam? É neste estado peculiar que eu me encontro agora. Quando comecei a ver "Hawlucha VS o Hawlucha Negro!" não havia absolutamente nada que me fizesse acreditar que fosse gostar tanto dele, além do fato de provavelmente conter cenas ótimas com Hawlucha - afinal este é um dos meus Pokémon favoritos da 6ª Geração, como vocês já devem saber. Mas a verdade é que eu simplesmente me vi diante de um daqueles fillers de Pokémon que são tão fantásticos e tão bem montados que simplesmente não dá pra não considerá-lo um dos episódios mais divertidos da saga atual!
Depois de semanas na companhia de personagens do dia que não conseguiam ser mais do que bacanas, o roteirista Junki Takegami ("O Campeão da Floresta! Hawlucha Aparece!!", "Flabébé e a Flor de Fada!") nos apresenta a um senhor chamado Carl. Inicialmente ele parece ser apenas um simpático diretor de teatro ensaiando seus Pokémon para uma apresentação que ele chama de Super Batalha Pokémon - um estilo de batalha na qual esta é inserida dentro de um roteiro (num estilo muito parecido com o do PokéStar Studios de Pokémon Black & White 2. Ocorre que seus astros são tão convincentes em seus papéis, que acabam gerando um mal entendido com nossos heróis que resulta no Pikachu de Ash causando um (doloroso, aparentemente) ferimento no Gallade de Carl, deixando-o impossibilitado de atuar ao lado de seus colegas.
O grupo, especialmente Ash, fica se sentindo culpado pela confusão que causarou e Carl frustrado por não ter um reserva para substituir aquele que seria o herói da peça. É então que a limãozinha quebra o climão ao sugerir que o Hawlucha de Ash atuasse como herói contra o Hawlucha shiny do diretor. Takegami então decide ir um pouco além e dar mais algumas camadas para seu personagem. Então, nos é revelado que o Hawlucha shiny foi Campeão de diversos torneios de Pokémon Lutadores (Grand Prix P1?). Todavia, Carl acabou causando um acidente que feriu Hawlucha de tal modo que ele não poderia mais lutar pra valer naquelas competições sem correr grave risco. E é aqui que a coisa ganha toda uma dimensão muito mais bonita. Takegami tira Carl do típico estereótipo do diretor preocupado em montar a peça perfeita para o público e o coloca na categoria de Treinador.
Um Treinador que ama tanto seu Pokémon que para fazê-lo feliz e tentar reparar o seu erro, inventou (ou aderiu?) todo esse estilo novo de batalha, as Super Batalhas Pokémon, só para permitir que ele lutasse e se exibisse dentro de um cenário seguro que não lhe oferecesse riscos de se machucar. O mais legal é também constatar que Carl não está atrás de cinturões de ouro. Ele poderia muito bem continuar competindo com seu Gallade, que também é do tipo Lutador, mas decidiu investir integralmente em algo para fazer seu amado Pokémon feliz. É lindo também ver o quanto não apenas o próprio Carl, mas também seus monstrinhos são super comprometidos com as Super Batalhas Pokémon! A ideia de Carl é genial porque além de permitir que ele batalhe de forma segura, também lhe garante a oportunidade de ser o centro das atenções - como é típico dos Hawlucha. O luchador pode não ter mais seu momento de glória no centro de um ringue com diversas pessoas aplaudindo e gritando seu nome como outrora, mas ao menos pode ter um pouco daquela sensação com as apresentações teatrais. Embora não seja diretamente dito, eu gosto de acreditar que Carl inventou toda essa modalidade pensando nas necessidades de seu Pokémon, pois é o que torna seu gesto tão bonito e poderoso. Ele não quer os aplausos pra ele, mas sim para seu Pokémon.
Embora seja fácil para o velhote abrir mão dessa glória por seu Pokémon, não é tão fácil para o Hawlucha de Ash. Desde o momento em que o luchador recebe a instrução para aceitar ser subjugado por certo tempo dá pra saber que ele não concorda nem vai fazê-lo. É hilário como ele não só desobedece às ordens de Carl - afinal ele nem é seu Treinador - e quando obedece a Ash, ainda aproveita pra bater no Hawlucha Negro e no final faz pose para receber os aplausos com a cara mais lavada do mundo!!! Eu ri alto aqui. Toda a tensão, estresse e ansiedade gerados pelos ensaios também são muito legais de se ver e coerentes. Afinal de contas, como um Pokémon pode dar conta de se preparar para uma apresentação teatral de um dia para o outro?
Takegami também acerta em cheio no trato com a Equipe Rocket! E nossa! Nossa! Nossa! Eu PRECISO começar comentando que quase me emocionei de verdade quando vi que o lema estava sendo animado COMPLETAMENTE DO ZERO. Nada de reciclagem das mesmas sequênciazzzz de toda semana! Não! Eram cenas totalmente novas e até as palavras eram uma variação! Não eram as mesmas frases repetidas de sempre, não era o mesmo cenário de sempre, com as mesmas cores de sempre e aquela coreografia de sempre. Não. Foi uma montagem completamente nova especial para este episódio, bem ao estilo clássico da série! Há até um momento em que Meowth, James e Jessie fantasiam o que chefe faria com os Pokémon atores ("ele poderá assistir a quantas batalhas excelentes quiser e ficará superfeliz!"). Só faltou uma sequência animada da imaginação com chibi Giovanni para ganhar um 100/10! E o que foi aquela cena da Jessie não se aguentando e andando em direção aos holofotes porque "eles estavam chamando-a"? Os níveis de surte dela por atenção têm crescido a níveis doentios e isso é realmente maravilhoso! Quero mais Jessie surtada por atenção, por favor!
Todo o conflito que antecede à atração principal na Super Batalha Pokémon é excelente porque não somente nos dá alguns dos melhores momentos dos Rockets até aqui, como também nos presenteiam com um belíssimo trabalho em dupla entre os Hawlucha - embora o golpe contra Pikachu tenha sido convenientemente exagerado. O entusiasmo do público achando que aquilo tudo estava no roteiro nos remete a momentos como os de "A Sereia Misty", mas totalmente justificável porque os Pokémon realmente deram um show e os Rockets sabem como encenar seu ato! Porém, o maior espetáculo fica mesmo com a Super Batalha Pokémon! É simplesmente fantástico ver os Hawlucha ajudando um ao outro no final. A rivalidade que norteou os primeiros ensaios e terminou em estapeamentos por egos elevados é mudada por um respeito mútuo e empatia pelo final do episódio. O de Ash respeita o Hawlucha Negro após vê-lo treinando sozinho e entender o quão importante as Super Batalhas Pokémon são para ele, ao passo que o Hawlucha de Carl passa a respeitar seu companheiro de cena após ver seu esforço honesto em fazer a peça dar certo, ainda que pra isso tenha que abrir mão de uma derrota fácil e de se exibir seu orgulho.
A sequência final com o Hawlucha de Ash caindo e recebendo ajuda de seu novo amigo e a forma como os dois abandonam o script para fazerem uma luta extremamente passional é lindíssima, não só pelo que ela representa para ambos - especialmente para o shiny, a chance de lutar pra valer outra vez - quanto pela qualidade soberba da animação! Sério, este é um dos episódios mais bem animados desta série! Ver a galera reagindo positivamente à batalha e iniciando uma torcida pelo "Hawlucha Reluzente" e pelo "Hawlucha Negro", sem ver heróis ou vilões, mas dois luchadores se enfrentando com paixão chega a ser emocionante! São episódios assim que me fazem querer repetir sempre: a força de Pokémon XY está em seus personagens. Sejam nossos protagonistas, seus Pokémon ou os personagens do dia, sempre que os roteiristas decidem investir neles verdadeiramente e em suas nuances, episódios maravilhosos emergem. Takegami já havia provado que conseguia nos comover com a história de um Flabébé lutando para conseguir uma nova Flor de Fada para retornar à sua amada Treinadora idosa doente e agora nos comove com a história de um Treinador que, apesar de ser tão distante do Ash em idade, ainda mantém em seu coração a mesma filosofia do jovem Treinador: àquela de colocar seus Pokémon e suas necessidades em primeiro lugar para fazê-los felizes.
Considerações finais:
  • Gente, que Snubbull agressivo! Até me lembrou a Preciosa da Madame Muchmoney;
  • O Pokémon Quiz desse episódio também foi perfeito! Aliás, seria ideal que todos os demais quizes fossem feitos como este porque nos dariam novas artes legais dos Pokémon e apresentariam um desafio de verdade. Contrasta muito bem com o do XY024 - que eu esqueci de comentar - que botou uns Pokémon aleatórios com o Skrelp e nem se lembrou que Horsea existe!
  • Eu sei que ele mal apareceu, mas adorei o Gallade e me deu uma dó imensa dele quando ele quebrou a patinha. Nossa, doeu em mim aquela dobrada da perna!
  • É muito legal quando eles mostram que Hawlucha se sente mal pelas falhas no ensaios ANTES de conhecer a história do Hawlucha Negro. Faz ele parecer menos egoísta e mostra um lado mais simpático do Pokémon;
  • É muito legal ver Ash praticando os golpes com Hawlucha *o*
  • Que lindinho Serena elogiando a ideia de Bonnie;
  • Adorei a apresentação do Mega Sableye, mas achei bizarrinho ele comer a própria joia para voltar ao normal XDD Só que fez mto sentido! Adorei tbm o detalhe de que ela vai reduzindo de tamanho a cada ataque recebido, pena que não seja uma coisa legal para batalhas;
  • Este episódio foi assistido por 5,1% do público japonês na noite de sua exibição, ficando no 9º lugar do TOP 10 semanal;

17 comentários:

  1. Eu como um orgulhoso hater do Hawlucha não consegui gostar deste episódio.
    Ao Hawlucha incompetente do Ash, junta-se outro Hawlucha incompetente e toda a sua história, em vez de me comover, só reforçou a minha ideia de quão 'podres' os Hawlucha são.
    A única coisa que me fez adorar o episódio foi a Team Rocket, em especial a Jessie não conseguindo resistir à luz dos holofotes. Best character ever!
    Excelente texto como sempre, Sir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre odiei o lutador anão fantasiado de Pokémon, como o Sir bem deve saber.
      Mas sabe que desde que o Ash pegou um eu passe a encará-lo com menos ódio? Ele é até interessante em sua versão Shiny e foi justamente isso que me fez querer muito ver este episódio.
      Fiquei desesperado para ter um Shiny destes e depois de muito sufoco eu consegui!
      A Sexta Geração continua me apavorando com seus Barbaracle's e Hawlucha's, mas um episódio como este faz eu esquecer de suas bizarrices e apenas rir muitoooo!

      Excluir
    2. Ohh gente pra que tanto ódio no coração, gente?
      Deem uma chance ao Hawlucha, tadinho :3
      E, sim, o shiny dele é um dos mais legais!

      Excluir
  2. Pobre Gallade! A cena dele se machucando deu tanta aflição. Credo!
    O episódio foi realmente muito lindo, principalmente o final. Gostei de não terem distinguido o Hawlucha shiny como vilão e o do Ash como herói, afinal, esse não era o foco da história, e a torcida ao final foi tão "uau". Os filmes do Luke não chegam nem perto dessa emoção.
    E a E.R teve uma participação decente nesse episódio, mas eu amo eles e quero mais! Odeio quando eles se perdem no roteiro.

    Faltou indicar 5 episódios no post passado, e aqui vão ele:
    XY001 - Chegamos à Região de Kalos! O Começo do Sonho e da Aventura!!
    XY002 - Mega Evolução e a Torre Prisma!
    XY018 - Acorde, Snorlax! Por Favor, Vamos Batalhar no Palácio Parfum!!
    XY017 - Froakie VS Frogadier! Batalha Ninja!!
    XY048 - O Campus de Lembranças de Clemont! Uma Reunião Eletrizante!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiim! Tbm tive aflição com aquela cena!
      Ahh eu gostei MUITO do episódio de estreia do Luke, mas nunca vi mais nada produzido por ele depois =/

      Excluir
  3. Eu sabia, eu sabia e eu sabia, Sir! Sabia que você iria amar esse episódio! He,he...
    Quando anunciaram o Hawlucha, apesar de ser bem cultural digamos assim, eu realmente não gostei dele, e quando soube que Ash iria pegá-lo, fiquei com muita raiva! Mas como Pokémon sempre muda minha opinião, eu dei uma chance ao episódio de captura, e Hawlucha me cativou muito! Eu estava muito ansioso por este episódio, e ele realmente foi além das minhas expectativas!!!

    Com uma semana entediante, ao assistir o episódio 51 de XY, eu fique tipo, preciso assistir de novo! Sinceramente eu amo quando eles tocam V (Volt) no fundo! Pena que isso jamais vai acontecer aqui, com certeza vão colocar alguma trilha sonora básica! Esse episódio é tão maravilhoso que eu queria que os outros seguissem essa linha tão excelente! Mas o que mais me ganhou aqui foi a Jessie! Desde de Julho de 2013, quando eu me coloquei a prova de rever e também ver, já que perdi muita coisa nesses anos... Todos os episódios de Pokémon!! Não é uma tarefa fácil, você tem que amar muito a série de Ash, ter uma paixão tremenda para assistir aos episódios, porque depois que você começa a ter uma cabeça de gente digamos assim, fica difícil aturar a infantilidade de Pokémon :S ! Mas enfim, continuando, Jessie é sem sombra de dúvidas a minha segunda personagem feminina da série inteira favorita! Perdendo apenas para Misty! Eu adoro como ela é aquele tipo de mulher que se acha ao extremo, que não resisti a minima chance de se exibir, chamar a atenção, ser a poderosa... É realmente divino o trabalho que eles fazem com ela :3 ! A é Sir, como você é super ocupado, deve estar na Quinta Temporada, certo? Estou atualmente 15 episódios para encerrar Nona Temporada! E gente, a diferença de nivel no trabalho de história dos caras subiu relativamente aqui, está bem mais agradável ver vários episódios seguidos da Battle Frontier do que qualquer saga anterior de Pokémon! Os golpes com efeitos 3D já estrearam aqui xD ! Enfim, é uma pena que eles fizeram um exagero em inventar tantas cidades desnecessárias em vez de rever os lugares nostálgicos em Kanto...

    Enfim, excelente analise como sempre Sir! Estou ansioso para você comentar sobre a nova abertura! GENTE, A RELAÇÃO ENTRE ASH E CLEMONT NA ABERTURA É SIMPLESMENTE MITICA!!!!!!!!!!!!!!!!! Quero muito ver seus detalhes sobre a abertura Sir! Ansioso :3 !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "cabeça de gente" comassim, menino? XD rsrsrs 20 anos nas costas aqui, em u_ú srsrsrsrsrs
      Mas, realmente! Alguns episódios são bem difíceis de aturar! Acho que dos mais de 700 episódios, só dormir em cerca de uns 30 deles, de tão chatinhos que eram.

      Excluir
    2. Também estou (re)vendo Battle Frontier e acho que não vou acabar nunca rs. Não por falta de interesse, mas por falta de tempo.

      De fato, o nível sobe assustadoramente comprada a fase Johto, mas acho que perde um pouco em carga emocional. A despedida de Brock e Misty na série clássica, o primeiro "adeus" do Pikachu, a despedida de Butterfree... muitos amigos e Pokémon se foram depois destes, mas nenhum episódio supera estas lágrimas. Se o foco agora é qualidade em animação, acho que antes focavam mais em emoção.

      Sobre o tema de abertura, tenho algo a comentar. Fiquei curioso para ver a abertura americana. Já tinha visto, mas tinha esquecido já.
      Nossa, é tão fraca que não dá nem para acreditar que estamos falando da mesma série! Tentaram resgatar o saudosismo com a letra do primeiro tema de abertura, mas já fizeram isso e não gera impacto nenhum. Ruim demais!

      Excluir
    3. Outra coisa: rever todas as séries de Pokémon não é para o fracos rs.
      Já tem uns bons 8 anos que estou tentando e não saio do lugar rs.

      Excluir
    4. Gente, estou ficando previsível demais que isso!!!!
      Sobre o meu rewatch da série, sim, atualmente estou empacado na 5ª temporada - oq tem tbm empacado as minhas trajetórias. Mas meu problema é que além de rever os episódios eu tenho que tomar notas sobre eles e são sempre TANTAS que acabo ficando cansado :'( e não animo mto de prosseguir.
      Mas eu preciso retomar logo pra terminar Master Quest pelo menos.
      Infelizmente agora em janeiro já não rola mais. Quer dizer, é dia 18. E eu decidi reassistir Justiça Jovem: Invasão que eu amo, então fica difícil mesmo XDD Mas quem sabe né?

      Excluir
  4. É definitivamente os melhores eps são aqueles onde os monstrinhos que ganham o título da franquia tem seu destaque, eu simplesmente amo o Hawlucha (o normal porque o Shiny é muito muito feio) sejam seus movimentos, seu ar de superioridade dua música tema... com certeza um dos grandes da geração 6, além desse ep ter umas cenas muito boas do Ash com seu Pokémon não tem como não gostar da ER aqui eles tem uma luta ótima ao fim e a Jessie está incrivelmente maluca por holofotes e isso só prova que ela vai estraçalhar a Shauna no try pokaron...
    A Temporada 18 por enquanto só tem um calo de número 24.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hawlucha é mesmo mto amor ♥ É... realmente a 18ª temporada tem sido excelente. Estou mto feliz com o trabalho que os roteiristas vem realizando! ^^

      Excluir
  5. eu adorei esse episódio pela parte carinhosa de hawlucha, mas por outro lado achei meio exagerado a serena ficar com cara de quem viu fantasma quando elogiou a ideia de Bonny, mas tirando isso adorei o post e o episódio, mas sem querer ser chato, da para adiantar os posts, pois, eu já vi ate o XY55, se você não sabe Ash capturou um goomy, e também teve uma nova abertura e nela, mostra froakie evoluido em frogadier e mostra goomy evoluindo ate goodra, e por último um garoto perseguindo o Ash e ele tem um treckko. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edulipe, eu estou adiantando na medida do possível ^^
      Espera mais um pouquinho que já, já chego lá
      Abraços

      Excluir
    2. que bom, estou louco para ver como vão ser

      Excluir
  6. Fora tudo o que o pessoal e o Sir comentou, acho que não tem muito o que acrescentar.

    Meu primeiro comentário vai para toda a série. Tipo, acho que nunca vi ninguém surpreso com um Pokémon Shiny no anime. Eles parecem ser só mais um no meio da milha de Monstrinhos existentes! E nós aqui, nos matando atrás deles!

    O lema dos Rockets foi o melhor do episódio, sem dúvida! Foi comentado por quase todos, sinal que não são poucos aqueles que almejam mudanças ali! Mesmo estando com as mesmas roupas civis de sempre da série XY, só por não terem repetido a animação, já ganham direito a um filme só para eles!

    E por falar nisso, acho que eles realmente merecem atenção nos filmes da franquia. Vem esse filme novo ai que vai tirar todo mundo de cena, deixando só o Ash e o Pikachu... não acho nada justo!

    "Aliás, irônico vc falar do Skrelp pq Clemont tinha dado a ideia justamente de Ash pegar mais um de Água (estaria ele querendo furar o olho do abiguinho pra ter mais facilidade no Ginásio?)" - Gente, nem tinha pensado nisso! Olha que maldito esse Clemont!
    Judia da irmã, abandona Pokémon e engana os amigos! Isso só me faz amar ele ainda mais rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh já rolou mta surpresa em torno de Pokémon shinies no passado. Tipo, em geral, acho que quando eles aparecem é sim motivo de surpresa. Aqui não foi não sei pq... Mas se pegar casos como o Metagross do Steven, ele chamou atenção dos personagens... né? Confesso que não lembro mesmo agora >.<
      Clemont é uma pessoa horrível, mas que ngm consegue deixar de amar XDD

      Excluir