domingo, 28 de dezembro de 2014

Sir Charithoughts: Pokémon XY Especial #02


Pokémon XY Especial: A Mega Evolução Mais Forte ~2º Ato~
Steven Stone, o Campeão da região de Hoenn em Pokémon Ruby & Sapphire Versions, teve uma trajetória bastante triste no anime. Após ser mencionado por seu pai, o Sr. Stone, Steven fez uma aparição em "Um Buraco Cheio de Problemas" em que lhe foram tiradas suas roupas luxuosas, sua posição como Campeão nem é mencionada e ele aparece e vai embora como se fosse um personagem do dia qualquer. Nem mesmo uma batalha para exibir o seu poder ele teve! Se Lance havia ganhado participação considerável e fama na série original como Campeão de Johto e Kanto, a jornada de Ash por Hoenn passou sem que jamais alguém sequer mencionasse o nome de Steven outra vez. Sua moral estava tão baixa que nem sequer lhe deram uma oportunidade de ajudar na crise envolvendo Groudon e Kyogre causam caos, substituindo-o pelo divo Lance.

Entretanto, ao longo desses últimos anos fomos apresentados decentemente aos Campeões de cada região. Conhecemos Cynthia, de Sinnoh, Alder, de Unova, Dianta, de Kalos, e claro, Wallace, de Hoenn! Pois é. Mesmo quando anos depois os roteiristas decidiram introduzir o Campeão de Hoenn em Pokémon - Diamond & Pearl, eles optaram pelo Artista da Água, que assumira o posto em Pokémon Emerald Version e assim Steven teve toda a sua importância levada pelo vento. Porém, o mundo dá voltas e o bom de ter um anime que já poderia ter tido o seu próprio baile de 15º aniversário é que há tempo suficiente para reparar certos erros e injustiças cometidos no passado. E essa é basicamente a maior utilidade deste especial.
No geral, eu mantenho meu desinteresse por "A Mega Evolução Mais Forte". Alain ainda é um personagem extremamente previsível e na realidade pouco impressionante (usar Lança-Chamas contra um fodendo Mega Rayquaza quando você pode usar Garra do Dragão? Faça-me o favor!) e todos somos obrigados a achar fodão só porque suas batalhas possuem efeitos exagerados que só servem para ficar ilustrando o quão poderosas são as Mega Evoluções, em vez de mostrarem um talento real do rapaz como Treinador (cadê estratégia?). Sua companheira de jornada, Mairin, continua sendo um terrível alívio cômico trágico totalmente fora de lugar, cuja existência se justifica apenas para nos lembrar de que este ainda é um anime para crianças - e isso fica ainda mais evidente aqui, quando tentativas falhas de humor simplesmente não combinam com o tom mais sério que a trama assume. Se tem um lado bom de ter que assistir a isso é que o 2º Ato é bastante superior ao 1º por ter mais desenvolvimento da história e fugir da fórmula cansativa de lutar uma Mega Evolução atrás da outra.
O episódio já começa bem com uma introdução de Steven restituído à sua dignidade original por tantos anos negada. Devolveram-lhe seu status como Campeão de Hoenn, suas roupas luxuosas e deram-lhe o Metagross shiny com uma Mega Pedra e uma Pedra-Chave, mas Atsuhiro Tomioka já faz questão de iniciar uma daquelas batalhas meio chatas. Sério, como o cara que escreve batalhas fodas como a do Ginásio de Shalour, consegue escrever essas bagaceiras de luta de Mega Evolução? É basicamente Pokémon usando ataque X sem motivo e outro rebatendo ataque Y. Steven até consegue parecer mais esperto usando ataque diminui a Defesa Especial (chamada erroneamente de vigor no episódio, por algum motivo) e outro que aumenta o Ataque, mas felizmente somos interrompidos pelo lindo Pyorar de Lysandre divo - e por isso só ele já merecia ganhar a Arma Suprema logo para acabar com tudo de uma vez -, que põe a história pra mover.
E é aqui que Tomioka consegue fazer este episódio valer alguma coisa. Temos finalmente a revelação de que Alain trabalha mesmo para Lysandre (uma possibilidade que eu já havia levantado no charithought do 1º Ato) e conhecemos até as circunstâncias do começo dessa parceria  e o possível motivo para Alain ter cortado contato com seu velho tutor. Nos jogos, Sycamore e Lysandre são velhos conhecidos (o leãozudo diz que aprendeu muito com o pesquisador) e tal relação também parece estar presente no anime, então os desdobramentos que isso pode ter são bastante promissores e podem gerar momentos ótimos no futuro… talvez até para salvarem Alain de sua situação atual.
Ele e Mairin são tão desinteressantes que ambos meio que ficam de escanteio diante da presença imponente de Steven e Lysandre! A interação deles é intrigante porque enquanto Lysandre não é tão obviamente mau - Tomioka já havia mostrado essa habilidade em esconder o vilão interior com Cyrus em "Perdendo o Brilho!" e aqui ele consegue ser ainda mais sutil -, todas as suas ações parecem levantar suspeitas de Steven desde o começo com todo seu papo de "investigar" as Mega Evoluções. Inicialmente confesso que soa um pouco como mero roteirismo (quando algo forçado é feito só porque é conveniente para o roteiro), mas o fato de Lysandre levar um avião de exército e uma equipe de cientistas ao santuário em que eles adentraram sem a menor cerimônia certamente justifica qualquer dúvida. Mas Steven não está jogando sozinho: Lysandre também pede que Alain não tire os olhos do Campeão.
E aqui temos outro elemento que pode ajudar Alain em seu desenvolvimento. Durante os flashbacks, o personagem não deixa muito claro como se sente em relação ao seu chefe. Embora ele nitidamente pareça respeitá-lo e lhe seja grato por ter recebido dele a Charizardite X que usa para mega evoluir seu Pokémon, ele não parece tão convencido quando Lysandre recusa a ajuda de Sycamore "para protegê-lo" tampouco feliz quando ele lhe dá a ordem de ficar de olho em Steven. O ruivaço até tem o cuidado de dizer que é porque o conhecimento do prateado acerca das Mega Evoluções pode se provar de grande ajuda para a causa deles - Lysandre alega fazer uma pesquisa sobre a energia que emana das Mega Evoluções e como pode usá-la para "fins pacíficos" -, mas novamente Alain não parece completamente convencido. Há uma possibilidade real de que o jovem herói tenha suas dúvidas sobre as ordens que segue, mas nada muito concreto, assim como eu também considero possível que ele esteja na verdade se aproveitando de Lysandre porque tem suas suspeitas sobre ele.
Também chama atenção o fato de que em momento algum Lysandre usa uma Pedra-Chave para ativar nenhuma das coisas em que elas são necessárias. Toda essa parte do trabalho é feita por Alain e Steven. Nos jogos, Lysandre possui um Mega Anel e um Pokémon capaz de Mega Evolução, mas ambos são mantidos em segredo até o final do jogo, então é provável que o anime vá seguir pelo mesmo caminho, embora o sentido de ele esconder uma Pedra-Chave e uma Mega Pedra não fiquem muito claros - afinal, já que ele é alguém interessado no poder liberado pelas Mega Evoluções e com a confirmação de que Alain vem coletando Mega Pedras para ele, nada mais natural que ele também possuísse uma Mega Pedra. Outro detalhe bacana, confirmado no episódio por Lysandre, é que o Mega Bracelete de Alain é modificado para escanear o poder liberado pela Mega Evolução de seus oponentes.
Mas nem só de Steven, Alain, Lysandre e intriga o especial é feito. Temos também a participação de Rayquaza mega evoluindo e uma presença muito breve de Groudon e Kyogre. O trio de lendários de Hoenn tem uma das histórias mais legais nos jogos, sempre atrelados a um grande poder de destruição - o mesmo pode ser dito dos Regis, também habitantes da região -, mas o anime nunca foi capaz de representá-los da forma merecida. O confronto entre Groudon e Kyogre em Hoenn em "A Luta das Lendas" foi relativamente curto e com pouca carga dramática. Além disso, tornou a presença de Rayquaza completamente obsoleta. Nos filmes, todos eles acabaram sendo coadjuvantes de algum outro Pokémon que ganhou o destaque real (Jirachi, Deoxys, Manaphy…). Com os remakes, o trio do caos climático pode ganhar uma segunda chance, mas não é tão fácil quanto foi com Steven. As Equipes Magma e Aqua já foram desmanteladas e o redesign visual que eles sofreram nos jogos foi brusco demais, dificultando qualquer reinserção deles na série - por mais que os roteiristas cometam muitos erros de continuidade no anime, eles ainda procuram manter certo nível de coerência (como a Ecruteak vista em Diamond & Pearl ser exatamente igual àquela vista na jornada Johto).
Há também um número de questões a serem respondidas. Que lugar era aquele que os personagens exploraram? Não há absolutamente nada como aquilo nos jogos (ou é algum novo que eu ainda não conheço. Se for este o caso NÃO quero spoilers) E qual a consequência dos dispositivos ativados por Steven e Alain? Por que Mega Rayquaza fez de tudo para afastá-los e destruir o local? O megálito é mesmo a fonte do poder das Mega Pedras? Para onde ele foi levado? Como foi movido? Foi mesmo o Rayquaza? E qual importância terão Groudon e Kyogre na próxima parte? Foi mesmo Mega Rayquaza o responsável pelo seu despertar? Será que teremos outro confronto entre os lendários causando destruição com suas formas Primitivas? Será que os veremos causando destruição com suas novas habilidades Terra Desolada e Mar Primordial? Será que Tomioka se dará ao trabalho de dar resposta a todas essas perguntas? As possibilidades são muitas, resta saber se será bem feito.
Falando em benfeito, a animação aqui está numa qualidade impressionante - mesmo para os padrões já normalmente altos de Pokémon XY. O diretor de animação Masaaki Iwane - também responsável por alguns dos episódios mais visualmente deslumbrantes da série, como a revanche no Ginásio de Santalune e o especial "A Volta de Mewtwo" - conquistou mais um mérito aqui. Entretanto, eu realmente senti um maior investimento neste episódio. O 1º Ato teve algumas cenas mal feitinhas, mas parece que considerando que este 2º Ato também serviria para divulgar os jogos Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire, a Shokakugan parece ter liberado uma verba maior para os animadores. Algumas cenas estavam no mesmo nível dos filmes anuais da franquia para cinema (a sequência do avião voando sobre o mapa de Hoenn em CGI no começo certamente reforça essa sensação) e isso é, sem dúvida, bastante positivo.

Enfim, "Pokémon XY Especial: A Mega Evolução Mais Forte ~2º Ato~" é um episódio bacana que ainda tropeça nos seus dois fraquíssimos protagonistas, cujas falhas ficam ainda mais evidentes aqui. Mas eu confio em Tomioka (ele é meu roteirista favorito afinal), então vou lhe dar o benefício da dúvida de que a série tende a melhorar e superar esses probleminhas. O 3º Ato já está garantido para algum momento entre o final de março e julho de 2015 com as participações de Groudon e Kyogre Primitivos. Ambos os Pokémon também já foram garantidos no próximo filme da franquia, ao lado de um Rayquaza shiny. Será que teremos o desenrolar dessa história sendo encerrado nas telonas japonesas?

Considerações finais:
  • Uau! Este foi rápido hein! Acho que bati meu próprio recorde de charithought seguido!
  • Hoje eu me lembrei que eu esqueci falar da audiência dos episódios anteriores, então aqui vai: o episódio "O Campus de Lembranças de Clemont! Uma Reunião Eletrizante!!" foi lindo e maravilhoso, mas não conseguiu uma colocação no TOP 10 semanal. :'( Já o seu sucessor, "Tropa de Defesa do Lapras, Mobilizar! Bonnie Faz o Seu Melhor!!", foi assistido por 4,3% do público japonês, ficando em 10º lugar. Já este especial conseguiu elevar a audiência para 5,2%, retomando a média da série e ficando em 9º lugar;
  • Lysandre supondo que Mairin é namorada de Alan é tão errado. Sério.
  • Falando em Lysandre, o Pyorar dele é tão sensacional! Aliás, quem vocês acham que veio primeiro: o Pyorar surgiu da ideia de se ter um Pokémon que combinasse com o vilão ou o vilão foi criado todo juboso desse jeito para combinar com um Pyroar?
  • Eu sinceramente não entendo qual é a da tecnologia holográfica. A imagem não fica nítida nem mais bonita nem nada. Disto isto: eu não entendo qual é a dos Holo Casters que a Lysandre Labs inventou;
  • Falando nisso, foi também a primeira vez que vimos o Lysandre Labs e, considerando seu aspecto gigantesco e isolado, não parece se localizar na Cidade de Lumiose como nos jogos;
  • Alain pode ser um chato, mas acho que ele tem o Charmelon mais simpático de toda a série ♥
  • Eu também adoro como todas as cenas do flashback entre Alain e Lysandre são alaranjadas. Embora não seja o tom vermelho forte da Equipe Flare, ainda dá uma sensação da forte influência e presença de Lysandre;


  • Essa parada toda do Lysandre buscar a energia da mega evolução me lembrou um pouco a trama inicial da Equipe Rocket em Best Wishes! A diferença é que lá Giovanni queria explorar a energia dos sonhos. Inclusive a cena em que eles começam a escanear o poder que emana do megalítico me lembrou um bocado aquele meteonito que foi o foco das missões da Equipe Rocket até o banimento dos episódios que encerrariam esse arco;
  • Confesso que acho graça quando o narrador anuncia todo feliz que o cenário da história mudou para Hoenn e então a câmera se afasta e o que vemos é um… aeroporto! Tipo, eu entendo que avião é provavelmente a melhor forma de se viajar de Kalos para Hoenn, mas eu detesto como absolutamente NENHUM cenário neste episódio lembra nenhum local de Hoenn. Não vemos a Montanha Chaminé, ou a floresta de Fortree, nem Sootopolis no vulcão adormecido, nem sequer um pedacinho da água demais, ou seja, nada característico da região. A única coisa que nos remete a Hoenn de verdade é a presença dos lendários e Steven, mas com todo o papo de Mega Evolução e etc, esse local poderia ser qualquer parte de Kalos que nem ia fazer diferença. Eu realmente odeio quando o anime nos leva a lugares que devíamos reconhecer, mas o reconhecimento é impossível porque eles simplesmente preferem não mostrar os lugares que poderíamos reconhecer (né saga da Batalha da Fronteira???);
  • E cadê o brilho do Metagross? Não sei dizer se foi erro de animação… é obrigação do roteirista dizer se o Pokémon brilha ou não quando sai da Pokébola?
  • No Episódio Delta de Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire, se você estiver com o Beldum shiny do Steven que você recebe via Mystery Gift, o Campeão lhe fala que lutou contra um Rayquaza ao lado de um Treinador que controlava um Charizard preto, fazendo referência a este especial;
  • Eu vou achar eternamente engraçado que Lysandre se chama literalmente Flor-de-lis no Japão. Não parece um nome muito vilanesco, mas olhando pra essa flor eu consigo entender porque foi escolhido;

32 comentários:

  1. Eu tenho que discordar do Sir. Eu preferi o primeiro episódio. Talvez por ele ter sido mais longo deu para explorar todo o especial com mais calma. Achei este mt apressado e com mt a acontecer em tão pouco tempo. Nem para falar que se esperou quase um ano pelo segundo episódio. A Manon foi completamente despropositada. A presença dela é completamente dispensável. Odiei a batalha ter sido interrompida. Alguém tem que ensinar ao Alain a tabela de efetividade de golpes. Não gosto do Lysandre. E pior que tudo, um episódio tão curto levantou tantas questões e agr vamos ter que esperar quase seis meses para ter algumas respostas. Nem para falar que tinham dado a entender que iam aparecer inúmeras mega evoluções e apenas apareceram duas novas (Metagross e Rayquaza).
    Última crítica: não podiamnter arranjado nada mais bonito para prender a Mega Stone ao Metagross? Aquela coisa é feia como o ca***ho -.-'
    Falando do aspeto positivo (somente um): Steven. Cheguei à conclusão que o Steven é o meu Adam Levine da anime. Ele é a minha paixão platónica da anime. Eu acho que ele é bonito demais. Ele é tão bonito que eu nem me sinto confortável em relação à minha atração por ele, pq afinal de contas ele é um desenho. Enfim, é a vida. Ele provou que não é só uma cara bonita e que de facto merece ser considerado o Campeão em vez do Wallace. Ele devia ter terminado a sua batalha com o pirralho e devia ter vencido. Ele é o único aspeto positivo que me faz querer ver o próximo especial. E já disse que ele é bonito?
    Continuação do excelente trabalho, Sir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diogo, o 1º Ato teve a mesma duração deste 2º. Somando aberturas e sequências especiais e etc, ambos tiveram 25min, tempo normal que as exibições do anime costumam ocupar.
      Eu acho que vc teve essa impressão pq na vdd acontece mto pouco no 1º Ato em 22min. E, sim, a espera é grande DEMAIS para a história se desenrolar.
      Tipo, é provável que no 3º Ato não tenhamos Rustboro pq acredito que até ele ser lançado, já daria para os personagens irem e voltarem 10x - ainda mais pq eles vão viajar com os recursos do Steven.
      Sobre todas as Megas, aquelas ceninhas de Mega Evolução que são exibidas na vdd falam das Megas que Alain encontrou no caminho do Ato para o 2º, não as que encontraria neste episódio. Eu acho que houve um problema na forma como elas foram anunciadas, pq realmente dava essa impressão. O próprio pôster - que eu coloquei no topo da matéria - traz Mega Sceptile, Mega Blaziken e Mega Swampert, que nem passaram perto desse especial. Em contrapartida, não tem Lysandre, que esteve presente o tempo todo praticamente.
      Sobre a viga que o Metagross usa para segurar a Mega Pedra, eu concordo que é feiosa, mas eu tbm achei que combinou tão bem XDD I mean, é feia, mas sei lá. Eu fico mais incomodado com aquela coisa que o Charizard do Alain usa.
      Steven dispensa comentários. Afinal, ele é um belo espécime do sexo masculino, não esqueçamos disso. XDD
      Obrigado mais uma vez =D

      Excluir
    2. Desta vez estou mais Diogo do que Sir também.
      Não gosto do Lys-chan, não achei necessário a Manon existir e também tive essa impressão de tempo curto demais para muita história acontecendo.
      Foi tudo muito apressado!

      E aquela grade de portão contorcida na perna/braço/pata do Metagross?
      Mete a gross no Steven, Metagross! (desculpa, não resisto ao nome deste Pokémon ^^").

      E o belo espécime do sexo masculino é mesmo um belo espécime. Se este cosplay aqui embaixo fosse um homem, também seria um belo espécime:

      http://24.media.tumblr.com/tumblr_l8ocyuE0QK1qdn2z1o1_500.jpg

      Excluir
    3. Eu ia jurar que o primeiro especial tinha sido de 40 min. Então eles pelo menos deveriam começar a ser. Esperar tanto tempo por um episódio de apenas 20 min...
      O facto de as Megas serem apresentadas a lutarem conte o Mega Charizard é que me davam a ideia de que iam aparecer no especial. Até pq no primeiro houve 3 batalhas logo eu esperava que o msm fosse acontecer neste.
      E em geral todos os suportes para as Mega Stones me incomodam. À exceção do Lucario da Korrina.
      Henri, esse cosplay é bem fraquinho e até me faz gostar um pouco menos dele. Eu prefiro esta fanart:

      http://www.deviantart.com/art/Steven-Stone-pin-up-216713994

      Excluir
    4. Raios, agr é que me lembrei do que me tinha feito vir aqui. Reparei agr que Shinx, Luxio e Luxray não são Pokémon que se encontrem em Kalos nos jogos. Então pq razão os roteiristas não aproveitaram um dos inúmeros Pokémon do tipo elétrico que de facto se encontram lá? Pq não um Elektrike que evoluísse para Manectric e depois se tornasse um Mega?

      Excluir
    5. Tbm prefiro a fanart hein!
      A seleção de Luxio foi algo que me surpreendeu justamente por todos esses motivos, mas achei uma escolha mto boa pq gostei do episódio e Luxray é bonito quando bem desenhado.
      Manectric teria sido realmente uma escolha mais lógica, mas acho que eles queriam mostrar uma evolução acontecendo pro loirinho.
      Talvez Luxray ganhe uma Mega nos próximos jogos? Nunca se sabe...
      E eu juro que tbm tinha a impressão de que era um especial de 40 minutos, mas provavelmente pq eu achei que estava demorando mto pra acabar :x
      Cláudio e os trocadilhos XDD

      Excluir
    6. Ok, a fanart vence com folga rs.

      Excluir
  2. Ótimo trabalho SIr, é simplesmente perfeito ler dois reviews em apenas dois dias, mas quanto ao episódio realmente esses protagonistas me incomodam um pouco Mairin caindo o tempo todo me parece estranhamente bizarro nem eu mesma que vivo tropeçando nas escadas do colégio acho isso plausível sem falar que a garota sequer tirou a Flabébé da Pokebola que pecado, sinceramente esse episódio valeu por trazer o lindo do Steven e finalmente inserir o Lysandre na história, mas uma pergunta me perturba isso significa que o anime regular, o especial e os filmes tem uma ligação?
    Bom, muito obrigado por mais um ótimo Charithought Sir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mareli, eu também fico feliz de conseguir uma façanha tão rara dessas hehe Com sorte conseguirei postar mais uma até amanhã, no máximo.
      Noooossa! Eu tinha até me esquecido que ela tinha pegado um Flabébé, mas com tanta coisa acontecendo, mal tem espaço pra guria, imagina para os Pokémon dela. O Alain tbm não tira nenhum outro bicho da Bola a não ser o Charizard.
      Olha, Mareli, a ligação entre esses especiais da Mega Evolução e o anime é 100% confirmada e, inclusive, espera-se que algum dia as duas se conectem.
      Aliás, eu não comentei isso, mas em alguns países os dois especiais estão JUNTOS do pacote das temporadas normais do anime, como se fossem episódios comuns - algo que nunca aconteceu com os especiais de Brock e Dawn exibidos durante BW, por exemplo T-T, ou com os recentes de Iris e Cilan em XY.
      Eu não sei se eles virão para o Brasil assim, mas sinceramente espero que sim pq se houver mesmo um momento em que a história de Ash e Alain vão se cruzar, é importante que os telespectadores tenham todas as informações - eu odeio como a gente não recebe os especiais ligados aos filmes (como aquele com o menino dos Eevee de Unova e Mewtwo) no mesmo pacote.
      Sobre os filmes... é uma questão mais complicada. Alguns parecem ser levados em conta na cronologia do anime, outros não. Pra mim, todos os 13 primeiros filmes estão interligados ao anime sim. Porém, o filme 14, que foram dois, uma versão Zekrom e outra Reshiram, não. O mesmo vale pro filme 15, mas aí o 16 já tem ligação com o anime, então é complicado.
      Eu não sei se o 17º, do Diancie, se encaixa na história do anime ainda, tampouco se o 18º se encaixará, mas o fato de que tanto tanto o especial quanto o filme prometem ter os mesmos lendários e sejam exibidos próximos um do outro (o especial na primavera e o filme no verão) me fazem pensar que há uma chance.
      Eu que agradeço pela leitura =D
      Abraços ^^

      Excluir
    2. Gente, que é Flabébé?
      Não tinha morrido?

      Acho que no final será ela quem vai vencer o Mega Rayquaza ~pronto escapou um spoiller~ #sqn

      Excluir
  3. Oi Sir! Mais uma vez um excelente charitought.
    Nem vou comentar sobre o episódio 49, já que foi o primeiro episódio de XY que não gostei até agora e, apesar de cada vez gostar mais da presença da Equipe Rocket e ter confirmado que M&M's curam tudo no mundo, achei que a única coisa que o salvou foi a animação.
    No geral gostei mais deste especial do que do anterior, porque priorizo sempre a história mais do que as lutas em si, mas acho que deixou um pouco a desejar no que toca aos personagens e preferia que os episódios fossem de 40 minutos, para poderem ser melhor aproveitados; de qualquer forma, gostei imenso de Lysandre e espero que o Ato III ocorra mesmo em Hoenn e não em uma cidade desconhecida desse mesmo continente que só os roteiristas conhecem, também gostava que os roteiristas ou os animadores do anime arranjassem forma de conseguir fazerem aparecer os líderes da Team Aqua (Archie) e Team Magma com o novo ou antigo design de for plausível, pois sempre adorei a Team Aqua e seu líder, já que saem dos padrões das equipes vilãs sendo menos sérios (baseando-me em AS), mas conseguindo chegar tão longe como Team Magma, mas isso é só uma opinião pessoal minha mesmo que nada tem a ver com o especial.
    Já sabe das novidades referente a um dos personagens do anime de XY? (NOTA: é spoiler, por isso, se não sabe e não quer saber, o melhor é nem pesquisar).
    Por enquanto é só isto que tenho a mencionar do especial e espero pelo seu próximo charitought, enquanto lhe dou os parabéns por ter conseguido fazer um excelente trabalho em tão pouco tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henri, estou ligado nas novidades ainda não =O Ou talvez esteja e não saiba, mas não quero arriscar XDD

      Excluir
    2. É melhor mesmo, já que isso acaba por tocar no desenvolvimento de uma personagem. ^^

      Excluir
  4. Olá Sir's, em primeiro lugar: ótimo charitought, nem sei o que comentar, para ser exato, nem tenho palavras para descrever o quão bom ele está, e aproveitando eu queria saber que episódio é esse com especial do Cilan e da Íris?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, edulipe!
      Bom, na verdade são dois especiais. O da Íris se chama "Íris VS Clair! O Caminho para Ser uma Mestra de Dragões!!" e tem Íris pegando um Gible e se tornando aprendiz de Clair. Já o do Cilan tem ele encontrando Brock em Kanto e se chama "Cilan e Brock! O Ultraje de Gyarados!!"

      Excluir
  5. Sir, você esqueceu de citar a referência que esse especial fez ao episódio "Um Buraco Cheio de Problemas" na qual vemos um Aron fofinho removendo uma pedra em meio as ruínas onde Steven estava fazendo suas pesquisas. Não sei se é o mesmo mas tudo leva a crer que sim, isso significa que eles não esqueceram completamente do passado e isso dá a chance do Steven ainda possuir o seu Aggron o que faria com que o nosso Campeão tenha dois pokémons capazes de Mega Evoluir.

    Quanto ao especial em si devo dizer que discordo completamente com você. Admito que Alain e Mairin são meio forçados mas acho que eles cumprem bem os seus papéis nesse especial. Nós já vivemos rodeados de infantilidades no anime principal o tempo (e bote tempo) todo, então não vejo problema nenhum em dar um ar mais sério de vez em quando como é o caso desses especiais. No entanto como eles não estão nenhum um pouco acostumados com isso é normal que eles façam cagadas, por exemplo eles estarem mais preocupados com a animação das lutas do que com as estratégias é normal já que o foco não está no crescimento dos personagens e sim nas próprias batalhas em si com fogos e raios pra todo lado (se bem que isso não impediria deles serem mais atenciosos nesse aspecto), mas mesmo assim dá pra curtir bastante essa fase com as Mega Evoluções. O que realmente me empolga é como esses especiais irá afetar e se entrelaçar com a série principal, mal posso esperar por esse momento. O meu único medo é que esses especiais sirvam de desculpas para o anime nunca explorar completamente as Mega Evoluções, como já aconteceu várias vezes do anime nunca explorar devidamente certas coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiim, realmente eu adorei a ceninha com o Aron pq me lembrou mesmo de "Um Buraco Cheio de Problema" e eu honestamente acho que eles lembram sim, mas mais pelo fato de que o visual de Steven é uma mescla do visual dos jogos com o do de AG - a cor dos olhos é a mesma da primeira aparição, que difere de RSEORAS.

      Eu tbm partilho do seu medo de que esses especiais sejam feitos para suprir uma falta do anime nesse quesito mesmo. Inclusive o exagero me amedronta pq afasta demais a Mega do que é comum no anime. Tá certo que em DP a luta entre Infernape e Electivire tem mtos exageros, especialmente pelo Incêndio especial do Nape, mas Liga é uma ocasião especial e eu queria que megas fossem mais amplamente usadas no anime futuramente e não apenas em ocasiões especiais. Não quero que elas sejam vistas como apelações - pq no duro elas não são (exceto Mega Rayquaza... e Mega Kangaskhan...).

      Excluir
    2. Aquela rocha quadrada que o Aron levava me lembrou o uso de Strength fora das Batalhas.

      Excluir
  6. - Sabe, eu acho que, realmente, não faz o menor sentido a existência da Mairin/Manon nesta Jornada. Ela não combina com ninguém do grupo e para começo de conversa, um "lobo solitário" como o Alain jamais aceitaria sair com uma menininha tosca se não estivesse no roteiro. Ela é legal e tudo o mais, mas não convence o motivo de estar com o Alan.
    - Sobre os Lendários destrutivos de Hoenn, acho que eles podem sim ter a chance de brilhar uma vez mas ao lado das Equipes Magma e Aqua.
    Afinal no anime os chefes das equipes simplesmente desapareceram sem explicação alguma. Pode ser que tenham se retirado para repensar seus planos depois de tudo o que viram e quem sabe o novo longa da franquia não seja ocasião perfeita para uma revanche?
    - "(...)quem vocês acham que veio primeiro: o Pyorar surgiu da ideia de se ter um Pokémon que combinasse com o vilão ou o vilão foi criado todo juboso desse jeito para combinar com um Pyroar?"
    Eu odeio o design de ambos, então acho que meio que surgiram do mesmo rascunho. Tentaram fazer qualquer coisa e não saiu nada, mas deste nada poderia sair um humano ou um Pokémon, daí fizeram estes dois. Fim.
    - Acho que nunca vi um Charmeleon rindo. Amei S2
    - Ai, gente, essa Batalha da Fronteira... o Ash reencontrou amigos de Kanto com mais facilidade em Johto do que em sua terra natal. Pode isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas Pyorar é um leão divo! E Lysandre é tipo um leão-gente! Como pode? =O
      Eles só desaparecem? Eles não se arrependem e desistem dos seus maus atos? Eu acho que eles devem manter a trama do Lysandre atrás de uma fonte de energia poderosa para ativar sua arma e aí isso poderia envolver ativar as formas Primitivas dos lendários, já que nos próprios jogos é dito que elas emanam uma energia mto poderosa.

      Excluir
  7. "Flor-de-lis é a representação de um lírio utilizado antigamente nos brasões e escudos da realeza francesa, associada em especial ao rei Luis VIII, quem a utilizou primeiramente em um sinete.flor-de-lis

    A flor-de-lis é símbolo de poder, soberania, honra e lealdade, assim como de pureza de corpo e alma.

    A palavra "lis" é de origem francesa e significa lírio ou íris. Em Heráldica (ciência dos brasões) representa uma das quatro figuras mais populares, juntamente com a águia, a cruz e o leão."

    Por este texto, acho que esta flor tem tudo a ver com o Lys-chan. Sem contar que ele menciona no final o leão (Pyroar?). No lugar da água (Honchkrow?), ele bem que poderia ter um Braviary e para a cruz um Aegislash, mas já está valendo.

    Lysandre é uma flor! Ponto final!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Fonte:
      http://www.significados.com.br/flor-de-lis/

      Diga não ao plágio rs

      Excluir
    2. Uhhhh muito interessante, Cláudio! Obrigado pelas informações =D

      Excluir
  8. Eu estava com medo que esse especial fosse mais uma série de batalhas sem sentido. Ainda bem que decidiram desenvolver a história.
    Eu estou louco para saber como continua e o destino dos personagens. Queria que o Alain fosse rival do Ash, mas ele está viajando por ai, então talvez não participe da liga :c
    Já a Mairin, não concordo que ela seja dispensável na história e um simples alívio cômico. Acredito que ela seja uma espécie de conexão com Kalos estando sempre com seu chespin, já que o Alan só usa um pokemon de Kanto( mesmo sendo a mega forma não deixa de ser de kanto) e eles foram direto para Hoenn. Ela ainda vai ter um papel importante na história, e talvez, ganhe uma mega, já que esse é o principal motivo dela estar viajando com o pirralhinho crescido.
    Achei bem engraçado o Lys achar que ela era a namorada do Alain XD Me lembrou muito aqueles tios intrometidos que sempre nos envergonham. Acho que essa fala, mais que uma simples "piada", trás implícito o grau de intimidade do Lys e do Alain.
    Talvez ele tente ser meio "paternal" para conquistar a confiança do garoto, e parecer bonzinho para o público. Acho que só assim pra ele se afastar do prof: Sycamore.

    Estou apostando que o especial vai se conectar ao filme e ao anime. Desde BW, com o filme do genesect, eles voltaram com essa conexão direta entre os dois.

    obs: Acho que a graça dos hologramas é ver a pessoa em 3D , mesmo que se perca as cores. É como gravar um show inteiro pela câmera: você guarda o show pra sempre, mas não aproveita nada dele, assistindo pela telinha. Eu chamo isso de retro-evolução tecnológica XD

    obs²: Acredito que Pyroar foi feito primeiro, e o Lysandre feito para possuir tal pokémon. É como varias fanarts espalhadas por ai.

    obs³: Acho que sou o único aqui que não vê nada de muito especial no Steven XD
    Mas já que todos falaram de beleza vou dar minha opinião. Acho que o Nando de DP é bem charmoso, aliás, qualquer um com uma arpa fica bonito XD
    Mas a Misty vestida de sereia é de longe a personagem mais bonita da série.


    Ótimo charithought :3 e faça uma boa viagem para o RJ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Misty vestida de sereia sempre ♥♥♥♥♥♥♥
      É, realmente o Lysandre fazer essa brincadeira dá mesmo uma sensação de intimidade entre os dois, essa coisa meio paternal. Realmente é uma visão interessante das coisas.

      E obrigado =DD

      Excluir
  9. A única razão de termos esses especiais é o Charizard, não são os dois personagens unidimensionais, não é o vilão charmoso, não é o mistério enovendo os megas, é basicamente esse Pokémon. Eu não vejo outra alternativa, em Decolole tiveram que lembrar que o Ash tem um (e absolutamente nenhum outro Pokémon ¬¬'). Eu acho meio ridículo ficarem colocando o foco em apenas um Pokémon (Pikachu é mascote da franquia, ele TEM que ficar) por questões de Nostalgia.

    As batalhas são incrivelmente exageradas, eu sei que querem colocar Megas como desafio, mas elas não são invencíveis (coisa que você já mencionou) no caso do Rayquaza foi até aceitável porque ele é lendário, mas mesmo assim...

    O Alain usava essas roupas ridiculas antes de desobrir que ele teria um Mega Charizard X? Roupas podem prever o futuro. Será que o Lysandre deixou o cabelo e a barba por causa do Pyroar?

    Mairin saiu em uma jornada e foi pra outro continente, será que os pais dela sabem do paredeiro dessa menina? E que está viajando com um garoto mais velho que é a versão masculina de Bella Swan? E como vai o treinamento dela ou ela é outra Serena da vida?

    Se o Steven dos jogos menciona que o episódio acontecu nos jogos, que dizer que o Ash também existe lá! Porque Mairin fez a conexão no especial passado mencionando o Ash saltando da Torre Lumiose. Se o Alain existe nos jogos, o Ash e todo o anime também. Isso ficou bem mais confuso que antes.

    Enfim, boa review.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não posso concordar com a parte do Charizard. Simplesmente não posso XDD
      Concordo que quanto mais melhor rsrs

      Gente, confesso que nunca observei a ligação entre as roupas do Alain e as cores do Mega Charizard X. Mas esse lance dos Treinadores que usam cores que combinam com seus Pokémon é uma coisa que eu pessoalmente acho bem legal XDD A Mairin tbm tem mto do Chespin nela rsrs

      Excluir
  10. Primeiramente, feliz natal atrasado e um próspero ano novo para todos do Blog e principalmente a você, Sir Rizadon \o/ ! Que muita paz, felicidade, dinheiro, enfim... Diversas coisas boas aconteçam com o senhor, Dragãozão! Ansioso cada vez mais pelos ótimos Charithoughts, analises, continuações e novidades para o ano que vem :D ! Então, que o nosso querido Smaug Pokémon Version tenha gás o suficiente pra aguentar o transito de 2015 :P ! Segundamente (Peraí, isso existe xD ?), digo e repito que amo ler seus Charis e que cada vez fico mais impressionado com eles *-* ! Agora, venho lhe pedir humildemente paciência, pois o que estou prestes a escrever será descomunal (Em quesito de tamanho de texto, por favor, não pense que vou cair em cima matando a sua majestosa analise! He,he...)! Bom, isso deve ser pelo fato de eu ir comentar o Especial 1 & 2! Já que estou devendo isso a muito tempo xD ! Bom, sem enrolação, e como a bruxa no desenho do Pica Pau diz... E lá vamos nós (Porém, diferente dela que não foi, o meu comentário vai sim)!

    ResponderExcluir
  11. Pokémon XY Especial: A Mega Evolução Mais Forte ~1° Ato~ PARTE 1
    Mega Evolução! Com toda certeza uma das melhores inovações que a Game Freak poderia nos dar, eu também fiquei muito preocupado em como ela seria abordada na série de Ash, onde o foco dele é reunir as oito insígnias para competir na liga da região, como todos estamos cansados de saber! Fora que a lógica de recomeçar, faz com que o Ash deixe seus Pokémons antigos que obviamente estavam poderosos para capturar Pokémons novos que digamos que estão sem experiência e ir progredindo com eles até o final da sua jornada! Usar Mega Evoluções contra esse tipo de teoria com certeza obrigaria ao nosso treinador de Pallet a recorrer aos Pokémons antigos em plena jornada, algo que diretores e roteiristas obviamente não querem! No em tanto, os diretores e roteiristas viram isso, e para correr atrás do prejuízo eles decidiram criar novos personagens, nova história, novos cenários... É o bom e velho mundo Pokémon adaptado para o foque ao novo gás da série, Mega Evolução! Sobre a forma como trabalharam no desenho, ficou impecável! Eu realmente estava curioso para saber como os Pokémon segurariam as Megas Pedras, já que o Charizard do Red por não sei lá qual motivo não estava segurando a Mega Pedra na luta contra o MewTwo, mais aí do nada o bichano estava com ela flutuando em seu peito (Devo confessar que gostei disso)! Enfim, curti muito o lance de como eles seguram as Pedras de Mega Evolução, mesmo que seja bizarro como os Designs dos itens são, confesso que gostei de todos, sem exceção! A forma como Mega Evoluem é linda, eu não diria totalmente, mas ficou bem diferente da forma como evoluem nos jogos! O lance das correntes que saem da Mega Pedra & Pedra Chave se fundindo, mostrando o vínculo entre o Treinador & Pokémon resultando em um monstro totalmente poderoso, é impecável!!! (Gente, vcs viram como o Charizard do Alan tem uma cara de fofinho e bobo ao mesmo tempo? Eu achei ele tão bonitinho :3 ! Principalmente quando está sendo acariciado e comendo, já o Chespin da Manom, é outra doçura, me julguem, mas achei ele mais legal que o do Clemont!)

    ResponderExcluir
  12. Pokémon XY Especial: A Mega Evolução Mais Forte ~1° Ato~ PARTE 2
    Agora os personagens... Alan & Manom! Apesar de muitos como você Sir, que caíram em cima matando esses personagens, confesso que gostei deles! Pelo simples fato de eu amar personagens sérios, experientes, com um ar misterioso, meio galãzinho, bom de batalha, com o semblante sério a maior parte do tempo (Bom, acho que minha foto de perfil responde isso perfeitamente)! Enfim, você não vê esse tipo de características em personagens principais por exemplo, são bem raro os caso, até porque, muitos preferem os tradicionais Shonen como Ash, Goku, Naruto e etc...! Enfim, eu gostei deles terem arriscado em colocar alguém como o Alan, mas o que mais me perturba é que sempre quando o Alan aparece nos FlashBack, está feliz, sorrindo, alegre... será que houve alguma coisa pra mudança de sério dele? Já a Manom, é aquele típico personagem que me irrita ao extremo, mesmo percebendo que ela é algo para forçar o alivio cômico igual à Bianca em Best Wishes... Devo admitir que dou sempre risadas quando ela cai xD ! Até porque, amo o jeito afobado dela e falador, me lembra muito a Bianca que foi um dos elementos que amei na saga de Ash, porém, quando eu conheci a Bianca do Mangá, bem... Me bateu muita decepção da do desenho... Mas enfim... Gostei da Astrid, espero que ela apareça novamente, assim como o treinador do Garchomp, mas por Arceus, eles precisam mudar o visual do Louis... Já o meu predileto membro da elite quatro de Kalos ter aparecido aqui? ACHEI SENSACIONAL!! Em um primeiro contato adorei eles terem dado um restaurante para ele, puxa... Eu até enxerguei um pouco do Cilan no Siebold xD ! Só que ao contrário do Cilan eu curti e muito como foi com o Siebold! E mesmo que tenha sido um FanService, eu adoraria que tivesse mais! He,he... Para concluir, sobre a animação e as batalhas, eu juro por Arceus que em certos momentos eu enxerguei Diamond And Pearl cara!!! Um dos quesitos que me faz amar esta saga é a violência transmitida, as explosões, golpes mesmo que não sejam efetivos dando um aspecto de brutalidade ao acertar o oponente, uma luta bem estilo Dragon Ball só que na versão de Pokémon! E eu gostei muito de ver a potencia devastadora da Mega Evolução aqui, tipo, eles podem usar um golpe normal como um Lança Chamas, mas eles conseguem trazer toda uma dimensão de força sobrenatural que me cativa muito, adoro esses exageros, elementos no cenário sendo destruídos, fumaças, pedregulhos, tudo que eles podem oferecer de coisas absurdamente explosivas! Huehuehuehue *-* ! A animação, sem comentários, está magnífica, pena que os traços uma hora ou outra ficam tortinhos ou então mal feitos! Mas mesmo assim, eu amei o trabalho que fizeram aqui, pessoalmente, apesar do roteiro básico eu curti muito! Mas aí no final os caras me apresentam o Lysandre com um sorriso maléfico? Aí é pra acabar mesmo, ganhou o especial inteirinho depois disso S2 !!

    ResponderExcluir
  13. Pokémon XY Especial: A Mega Evolução Mais Forte ~2° Ato~

    Sir, depois dessa maravilhosa introdução sua sobre o Steven, com certeza ela entra para o meu 10 de melhores introduções do Senhor Charizard! Huehuehue xD ! Eu concordo absolutamente em tudo nessa introdução! Ainda bem que estão resgatando o Steven (Que ficou visualmente mais lindo com este visual, nada contra o Wallace, o acho sensacional também)! Sobre o Lança Chamas contra o Rayquaza foi mesmo muito triste de se ver, mas com toda essa exageração desse especial, até mesmo golpes que não sejam efetivos trazem a tona todo um impacto belíssimo, então não me importo muito, mas a questão da estratégia é realmente triste, mas eu até que curti, pois quero mesmo que Alan não seja uma copia de Ash, então usar ataques aleatórios só para dar uma ênfase no combate destrutivo, me cativa ao extremo!!! Sobre a mudança da formula de um especial para o outro, na primeira vista eu me decepcionei, eu queria tanto luta, luta e mais lutas, que me acomodei com a história apresentada no primeiro Ato, que me fez gostar menos do segundo! Um ponto que me decepcionou também na primeira vista, foi o fato de eu sinceramente achar que todas aquelas mega evoluções apresentadas no final do episódio fossem aparecer... Mas depois que eu li o seu comentário Sir, eu entendi agora! Aquilo era só pra dizer as mega que eles encontraram no caminho até Hoenn...! Então, sobre a luta, cara, mesmo não tendo estratégia nenhuma e sendo usado ataques aleatórios, como eu já disse e volto a dizer, não consigo odiar isso, mesmo sendo algo sem sal, as batalhas me cativam muito! Não sei como, me abduzem de uma forma fantástica *-* ! Amei a dimensão que deram naquele campo de batalha e como Metagross arremessa Charizard em UMA FUCKING MONTANHA!!! Ai, ai... como eu amo essa dimensão vasta em Pokémon!! Sobre o lance dos adversários do Alan, como Steven & Siebold! Eu achei muito interessante eles Mega evoluírem seus Pokémon depois de confrontar com algum ataque o já Mega evoluído do Alan! Isso dá um tom de superioridade aos Pokémons desses lendários treinadores S2 !! Agora vem o momento mais esperado, em minha opinião se continuar a se desenvolver cada vez melhor, LYSANDRE SERÁ O MEU VILÃO CHEFE PREFERIDO!!! Só o visual do cara já me atrai, por Arceus, é muito divosidade para um homem só! O animal Leão sempre foi o meu preferido, então não preciso dizer mais nada né? Aquele fodendo Pyroar dele é a perfeição em si!!! Assim como Leão Ruivo de Kalos, Lysandre!!! A única coisa que me decepcionou nele é falta de um corpo mais crescido (Não em tamanho, pois disso ele até transpira), mas sim de uma gordurinha a mais um musculo amais, achei Lysandre muito magro :S ! A roupa dele e aquele cabelo juntamente com o queixo e barba até salvam, mas se ele tivesse braços e ante braços maiores e um corpo levemente bombado, como no estilo como nessa FanArt, seria a perfeição da perfeição S2 !!

    http://www.zerochan.net/full/1612376

    Enfim, sei que faltou muito coisa pra falar, mas até eu cansei de escrever xD ! Enfim, é isso, amei sua analise Sir, concordo com você em alguns pontos e discordo de outros, mas o legal é sempre ver a opinião do próximo! Só sei de uma coisa, ANSIOSO AQUI PELO ATO 3!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mateus, eu adorei ler esses seus textos. De verdade. Eu gosto mto de ver a participação de vocês aqui e ver esse contraponto, tão bem argumentado, tão bem escrito, é ótimo. Você traz seu ponto de vista de forma super agradável e realça bem aquelas qualidades desses especiais que você mais aprecia!
      Excelentes textos ^^
      Obrigado por todo apoio e feliz ano novo!!

      Excluir