quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Desa-Bafo de Dragão #1 & Enquete


O Motivo de Masuda 

Fala, galera! Eu estou sumido, é verdade, mas este sumiço é totalmente justificado. Viagem para a Comic-Con Experience no começo do mês e o atual processo longo, lento e chato de fechamento de pautas na escola tem feito com que todo o tempo livre que eu encontro seja usado para jogar Pokémon Omega Ruby, que eu tenho em mãos desde o último dia 28, mas ainda não fui capaz de zerar, ou ler alguns dos gibizinhos que comprei na convenção. A experiência de jogar essa aventura repaginada na região de Hoenn tem me dado momentos de muito prazer, mas ao mesmo tempo me pego em frustrações de variados tamanhos. A maior dela talvez seja justamente aquela que deve ser a maior decepção entre 8 de cada 10 jogadores: a ausência da Battle Frontier. Como se já não bastasse o sentimento amargo de saber que, ao zerar, eu não terei uma ilha cheia de desafios interessantes me esperando para batalhar, em entrevista recente concedida ao site italiano Pokémon Millenium, Masuda explicou a decisão da Game Freak de não incluir a grande empreitada de Scott nos novos jogos. Caso vocês não tenham lido, segue o texto conforme traduzido pelo pessoal da Pokémon Mythology:


Em Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire notamos uma queda de dificuldade em comparação aos jogos anteriores da série. Por que essa escolha? No futuro, haverá um recurso que permita que você defina o nível de dificuldade como aconteceu em Pokémon Black 2 e White 2?

Mas como? Você já jogou os jogos?? (risos) Nós criamos um jogo "equilibrado", que foi adaptado para os tempos que vivemos hoje, onde todos os jovens são muito ocupados e vivem uma outra realidade. Através do Smartphone e outros dispositivos, você pode acessar muitos jogos, fazendo com que o tempo que você dedica a um único jogo seja muito menor do que no passado. O jogador pode então decidir se quer continuar o jogo depois da história principal, mais precisamente onde a dificuldade aumenta, onde nós somos treinadores e os desafios são muito mais difíceis de lidar.


Por que vocês não fizeram uma Battle Frontier?
Esta questão está relacionada com a resposta anterior. Nós não fizemos a Battle Frontier exatamente por esse motivo. (Nota do entrevistador: em outras palavras, a Battle Frontier não foi incluída porque apenas uma pequena parte dos jogadores a completaria, e consequentemente, aproveitaria melhor esse recurso do jogo. Hoje os jogadores se cansam mais facilmente do que no passado e não se interessam por coisas muito "desafiadoras")


Desde a geração passada que se tem falado no perceptível aumento na facilidade dos mais recentes jogos Pokémon. Todavia, na  V Geração isso funcionou de forma bem equilibrada: as HMs eram menos importantes, agora as TMs eram infinitas e você podia curar seus Pokémon e comprar os itens que precisava para sua jornada num mesmo local  além de haver diversos Treinadores dispostos a curar seus Pokémon distribuídos pelas rotas. Em contrapartida, o jogo trazia um número incrível de Pokémon que demoravam pra caramba pra evoluir e exigiam uma dedicação maior (18 Pokémon evoluem a partir do nv. 40, contra nove da III Geração e cinco da I). No geral, os Treinadores também não eram mais fracos e no final você enfrentava uma Liga Pokémon mais fraca. Se antes você batalhava contra cinco Treinadores, um mais forte que o outro, agora te deixavam escolher qual derrubar primeiro e todos eles estão no mesmo nível. Mas pelo menos em seguida você tinha que pegar o lendário da versão e derrotar N e Ghetsis num clímax acirrado!

Em Pokémon X & Y, eles tomaram aquela que eu julgo ser pior decisão possível: tornaram o Exp. Share um item que divide a experiência igualmente entre TODOS os seus Pokémon ao fim de cada batalha. Eu realmente odiei o que eles fizeram aqui porque isso tornou subir de nível algo extremamente fácil. Some a isso o fato de que já no terceiro Ginásio você ganha o poder para mega evoluir seus Pokémon e nem tem oponentes realmente desafiadores para desafiar. É basicamente varrer o chão. Também voltam toda as facilitadas da geração anterior e, como resultado, você tem os jogos mais fáceis de Pokémon até aqui. Além disso, brincar com seus bichinhos no Pokémon-Amie lhe concede ainda mais vantagens nas batalhas dentro do jogo e ele já fica disponível do ponto 0 na jornada. A maior dificuldade que você pode encontrar consiste em decidir quais monstros levar em sua jornada em meio à absurda quantidade de possibilidades em Kalos. Vale também dizer que tanto Pokémon Black & White Versions quanto Pokémon X & Y são jogos bastante lineares. É impossível se perder quando só tem uma direção a seguir: o sentido horário.

E isso não é exclusivo em Pokémon. Há um debate generalizado sobre como os jogos ficaram mais fáceis hoje em dia. Em especial quando se fala dos títulos para Nintendo 3DS - que é um que eu posso falar mais por causa da minha vivência própria com o portátil -, tivemos os recentes casos de The Legend of Zelda: A Link Between Worlds e Kirby: Triple Deluxe, ambos excelentes jogos, mas que deixaram grande parcela dos jogadores sentindo falta de um desafio maior - que nem sequer o Hero Mode de ALBW oferecia. Eu mesmo achei o primeiro mundo de Super Mario 3D Land bastante fácil e só a partir do segundo que eu comecei a sentir algum desafio real na aventura - desafio até demais pra minha coordenação motora atrapalhada -.-' Como parece ser uma nova tendência assumida pela Nintendo, eu já esperava que Omega Ruby & Alpha Sapphire, que são remakes da época em que nem também fossem ser facilitados para se enquadrar nessa nova filosofia da empresa uma vez que os originais certamente não eram tão mamãe com açúcar e faziam você dar voltas e mais voltas na região de Hoenn. Porém, a forma como isso ocorreu me deixou bastante incomodado.

Na geração passada, eu encarei as facilitadas de duas formas diferentes. Existe aquela que é feita para tornar o jogo mais prático - como o lance das HMs e TMs em B&W ou a facilidade de se treinar IVs em XY -, já que são mudanças que não tiram o desafio em si, apenas dão mais fluidez à experiência. Ser forçado a manter Pokémon no time só pra ser um escravo de HM é um saco e estraga parte da experiência de se criar os que mais gosta. E existe aquele tipo extremamente desnecessário na qual você tira toda qualquer possibilidade de dar ao jogador alguma dificuldade real, que é como eu enxergo essa linearidade excessiva. O Exp. Share também entraria nessa categoria, mas o fato de ser opcional faz com que não seja uma ideia tão ruim.


Pokémon Ruby & Sapphire Versions foram lançados numa época em que não havia essa mamata toda. Era necessário realmente ler os diálogos e prestar atenção às pistas para saber aonde pegar a HM05 e saber pra onde ir a seguir, porque o mapa é cheio de encruzilhadas, segredos e diferentes possibilidades de caminhos para seguir. Em Pokémon Emerald Version eles já haviam aparado algumas dessas arestas - facilitando o acesso à HM05, por exemplo -, mas houve investimento em colocar mais Treinadores no mapa para você enfrentar, criar novas cavernas para explorar… e a Battle Frontier, é claro! Todavia, em Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire, há uma insistência tão grande em facilitar o jogo o tempo inteiro que isso me incomoda DEMAIS.

Eu acabei de vencer a Winona no Ginásio de Fortree e, ao menos em duas ocasiões, recebi ofertas de May para ir comigo a lugar X. Não curti nenhum dos dois casos e recusei com alegria as ofertas porque não sou obrigado. Porém, reconheço que nesses casos teria sido como o das TMs e HMs, uma facilidade para tornar a aventura mais fluida, afinal, tanto para voltar para subir a Montanha Chaminé pelo bondinho quanto para voltar para Petalburg, eu teria que passar por caminhos já passados que não teriam absolutamente nada de novo para fazer. Entretanto, simplesmente não dá pra perdoar o momento em que Wally se intromete e SEM NEM PEDIR me leva junto com ele para a saída da Cidade de Mauville, diretamente para o meu próximo caminho. COMO ASSIM?????

O momento em que o jogador ganha a HM Surf em Ruby & Sapphire é a oportunidade perfeita para se explorar áreas antes inacessíveis - como os laguinhos de Petalburg e a parte antes inacessível na Rota 115. E para retornar para Mauville havia TRÊS possibilidades que o jogador poderia escolher: o Túnel Rusturf, o riacho na Rota 103 e o ainda inexplorado mar na Rota 107. Então o ponto é: com tantas possibilidades, POR QUE BARRAR MINHA EXPLORAÇÃO E ME MANDAR DIRETO PARA O PONTO X? Por que não manter o "teletransporte" OPCIONAL? (P.S.: eu usei o Teleport do meu Kirlia pra voltar a Petalburg e fazer meu caminho pela Rota 107, mas já pensou se eu tivesse tirado esse golpe da minha fadinha?).

A resposta de Junichi Masuda e a postura da Game Freak em geral em relação aos jogos novos me deixam preocupado porque parece que na nova visão da empresa, o jogador deve terminar sua aventura o mais rápido o possível para investirem naquilo que vem depois. A aventura não é mais tão importante quanto seu fim e esse raciocínio da empresa está espalhado por todo Omega Ruby & Alpha Sapphire. É por isso que todos os ranks dos Contests já são acessíveis desde o começo em Slateport e não há um senso de progressão como nos originais - primeiro você precisava vencer o Normal em Slateport para poder desafiar o Super em Fallabor e assim por diante até chegar ao Master em Lilycove. É por isso também que a Trick House foi drasticamente reduzida. De 8 desafios dos jogos originais, 6 retornam nos remakes e ainda assim podados! Antes, para liberar cada quebra-cabeça, era necessário pegar uma Insígnia e eles eram recheados de Treinadores para se desafiar. Em Omega Ruby & Alpha Sapphire, o único requisito necessário é pegar as quatro primeiras HMs. Além disso, enquanto em R&S, apenas um dos quebra-cabeças não possuía Treinadores para se batalhar, em OR&AS, três quebra-cabeças não possuem pessoas para se desafiar! Resultado: antes mesmo de ter minha quinta Insígnia, eu já tinha feito o Trick Master sair pelo mundo afora! O que realmente deve ser ótimo porque afinal sou ocupado demais pra pensar na ideia de me divertir na Trick House como eu fazia alegremente há mais de dez anos atrás.

Chega a ser engraçado que Junichi Masuda diga que o jogo foi facilitado para que os jogadores pudessem focar mais na aventura que vem depois do fim, quando podem escolher o que vão fazer, mas que opção sobra? Você pode se divertir com as Super Bases Secretas - uma das melhores melhorias dos remakes - ou com os Contest Spectacular - mais belos, mas pecam pela falta de inovação e o fato de não termos mais Fitas até vencer o rank Master é realmente broxante - caso já não tenha feito isso antes ao longo da batalha. Mas o que te sobra depois é caçar os itens secretos e as Mega Stones espalhadas por Hoenn - e isso acaba relativamente rápido. Mas você ainda pode enfrentar a Battle Maison! Sério: eles botaram a mansão em Hoenn, mas quem tem saco pra ela ainda? Ela não só estava presente em X & Y, como possui o mesmíssimo esquema de batalha do Battle Subway da geração passada e da Battle Tower original antes dele. É a mesma coisa: só muda o cenário - e é beeeem mais fácil pra se pegar BPs. E que tal completar a Pokédex? Aquela tarefa que você pode fazer toda geração, sabe, - e provavelmente até já completou em X & Y mesmo. 

Uma nova versão da Battle Frontier de Pokémon Emerald Version teria sido a maior e melhor adição para um pós-game decente. Ela era absolutamente fantástica com seus SETE prédios de batalhas, cada um com um Líder e um estilo de desafio próprio - todos bastante desafiadores (SOCORRO AQUELA PIRÂMIDE DE BATALHA). Era lindo e excelente e infelizmente ficou enterrada no passado. É uma pena que a Game Freak pense assim agora porque enquanto eu totalmente entendo jogos como Zelda e Mario encerrarem ali no momento em que você derrota o chefe, ou pega todos os colecionáveis, Pokémon sempre foi pra mim um jogo diferente, sobre a jornada, a aventura… nunca houve um fim, ou uma preocupação em acabar logo pra poder jogar outro jogo, mas me divertir o máximo o possível no processo. Eu também super aprovo como hoje a The Pokémon Company tem investido em competições, promovendo sempre torneios (físicos ou virtuais) pra manter a galera que curte o metagame investida, mas é triste ver outros possibilidades de desafios sendo retiradas. 

Hoje eu sou um rapaz beeeeem mais ocupado do que eu era há mais de dez anos atrás e com o triplo de jogos para jogar, mas sempre houve um espaço generoso para Pokémon. Meu X não tem mais de 500 horas de jogo à toa - e olha que nem completei a Dex - e eu teria sido um jogador feliz tentando conquistar todos os Símbolos de Prata e Ouro. É claro que Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire ainda são lindos do jeito que são e eu me divirto pra caramba e os jogos tem vendido bem demais, mostrando que certamente eles não precisavam de uma Battle Frontier para fazer sucesso, então do ponto de vista comercial, a Game Freak está certa em não gastar o tempo e o dinheiro trazendo aquela coisa enorme para os remakes, mas temo que isso só sirva para encorajá-los a não investir muito em conteúdo extensivo pós-game já que os fãs vão comprar de qualquer jeito mesmo (eu incluso), o que seria realmente preocupante. Talvez as próximas aventuras no mundo Pokémon estejam mesmo fadadas a se tornarem cada vez mais rápidas e mais fáceis e essa é uma estrada que eu odiaria percorrer. 

Enquete - Dentro das atuais possibilidades, que Mega Evolução você gostaria que Ash tivesse? 
Com todos os preparativos e a eventual exibição do "Pokémon XY Especial: A Mega Evolução Mais Forte ~2º Ato~", eu quis saber qual Mega Evolução vocês queriam que Ash tivesse. Agora: COMO VOCÊS OUSAM VOTAR NO MEGA SCEPTILE NUM BLOG DE UM CARA AUTOINTITULADO SIR CHARIZARD????? PERDERAM O JUÍZO???????
Talvez os números tenham me deixado mais surpreso do que a vitória do Mega Sceptile em si. Eu estou em jornada com um agora em Pokémon Omega Ruby porque, sejamos francos, ele é foda - eu honestamente acho ele mais da hora que o Mega Swampert e já tive o Torchic do evento na minha jornada por Kalos -, mas preferir Mega Sceptile a Mega Charizard Y? u.u E Mega Sceptile estava ganhando MUITO de lavada (com 50% ou mais)! =O Isso me deixou muito chocado! Vejam o gráfico:
Pelo menos com o tempo tanto Mega Charizard Y quanto Mega Charizard X conseguiram mais votos e subiram no ranking porque estava feia a situação rs. Os dois somados até conseguem 43%, vencendo a Mega de Planta, mas sejamos justos: só dá pra ter uma, então parabéns, Mega Sceptile pela vitória!
Também me surpreendeu o fato de Heracross ter perdido para Glalie. Dos candidatos, o que eu menos iria querer mega evoluindo seria com certeza a bolota de gelo. Ele fica muito medonho e eu detesto a descrição do site oficial de que a mandíbula dele estourou durante a transformação. Isso é horrível! Mas perderam para "Nenhum desses". Então hoje eu tenho duas perguntas. A primeira é: então qual Mega, fora das atuais possibilidades, vocês gostariam que surgissem para o Ash ter? Mega Greninja? Mega Hawlucha? Mega Talonflame? E nova enquete: Torneio ou Concurso? Qual das duas traduções para Contest vocês preferem. Eu pessoalmente uso Torneio porque foi o mais utilizado no anime, mas vejo as pessoas usando com muita frequência Concurso, então quero saber de vocês!
Abraços e até a próxima o//

15 comentários:

  1. Sir, estou de volta! (Não que isso importe ou que não esteja afirmando o óbvio, mas enfim. xD) Apesar de ter acompanhado todos os Charithoughts, como sabe não tenho comentado, então se possível gostaria de saber se já conseguiu seu Dedenne Shiny e qual a razão porque escolheu Omega Ruby, se existe alguma.
    Geralmente, os posts que prefiro aqui no blog são aqueles que não estão planeados ou opiniões sobre o anime, portanto fiquei feliz quando vi este desa-bafo de dragão (e sim, eu ri muito com esse título) e tenho de dizer que concordo com tudo o que foi dito aqui.
    O aumento da facilidade do jogo fez-me querer utilizar uma equipa composta por mais de seis Pokémon e desligar o Exp. Share e quando você mencionou o sentido horário das regiões eu não podia estar mais de acordo, eu adoro Hoenn precisamente por não parecer uma região inventada e sim uma verdadeira região, para além de que não gosto desses telaports que se podem dar com Brendan/May que tiram o sentido de exploração do jogo e neste momento me sinto ridículo por em vez de ter usado Telaport de minha Kirlia, ter voltado o caminho todo de novo a Petalburg para então ir para Mauville como queria.
    Realmente é frustrante a ausência de Battle Frontier, especialmente sendo essa um dos motivos que tornou Hoenn tão memorável (apesar da região ser minha preferida mesmo sem essa mecânica) e ainda mais frustrante a razão que Masuda nos deu, especialmente quando existe uma contradição nas sua próprias palavras.
    _______________________

    Quanto ao enquete, acho que votei em Charizard Y, mas não tenho certeza, uma vez que também gosto de Mega Sceptile e Pidgeot.
    Também odiei Mega Gallade e acho que se tiver de existir um Pokémon a mega evoluir em XY que seja Hawlucha, pois ainda falta um grande caminho para a liga e ele não poderá evoluir até lá e ficaria chato ele ocupar o espaço no time de Ash sem nenhuma melhora significativa; no entanto, gosto mais de um futuro Greninja ou Talonflame. Também amaria um Mega Emboar.
    Gostei muito desta sua opinião e depois de ver isto, gostaria que você pensasse em fazer uma pequena review falando de ORAS quando terminar "DP, eu amo você!", nas considerações finais de cada episódio dando um pequeno detalhe que tenha ou não tenha gostados se for possível.
    Até ao próximo Charitought!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeeeei Henri! Que bom que vc voltou!
      Nossa =O eu fico triste de não conseguir agradar todo mundo com as postagens XDD tem gente que odeia quando falo de qualquer coisa que não seja review do anime e tem gente que fica esperando eu postar alguma coisa diferente. E eu sou um só T-T Tem tantos projetos, mas eu mal consigo executar o básico, então desculpa não poder trazer sempre material do seu interesse.
      Mas prometo que um dia retomo as Trajetórias e os Guias - estou dando um tempo nas duas por causa da matéria de DP e por causa do atraso absurdo já nas reviews de XY.

      Bom, eu não peguei Dedenne shiny. Nem estava sabendo que devia pegar um XDD mas peguei um Tentacool shiny. Escolhi o Groudon pq eu gosto mais dele que do Kyogre por causa da relação dele com fogo e sol. Joguei com Ruby antes... e agora jogo com Omega Ruby <3

      Eu usei esse esquema de treinar mais de 6 Pokémon em X e obtive um sucesso inesperado com o Exp. Share desligado. Me diverti pra caramba e decidi repetir a dose em OR. Meu time atualmente - mais ou menos em ordem de captura - consiste em: Sceptile, Metang, Shiftry, Gardevoir, Shedinja, Ninjask, Camerupt, Cacturne e Sharpedo. Agora quero um Vulpix pra fechar a equipe <3 Eu tbm tenho feito minha exploração o máximo o possível. Hoje mesmo cacei umas bandeiras e tal, mas não pude jogar mto por causa das malditas pautas, mas espero terminar hoje e aí LIBERDADE \\\o///
      Sobre a opinião em relação a ORAS, eu estava me coçando para falar das minhas insatisfações com o jogo tem umas semanas já XDD eu planejava escrever isso de alguma forma, mas estava me segurando até zerar e terminar o Episódio Delta pra ter uma visão mais clara das coisas, mas o comentário do Masuda foi meio que uma gota d'água e eu precisava mto desabafar mesmo XDD
      Mas existem outros pontos que eu certamente gostaria de comentar e discutir que não couberam aqui, então talvez eu volte a tocar neste assunto. Porém, não posso dar certeza ainda ^^
      Abraço o//

      Excluir
  2. Eu achei essa desculpa TÃO esfarrapada... Eles têm todo direito de facilitar as coisas, mas poderiam pensar naqueles jogadores que gostam de desafio e preferem jogar apenas o in-game... Pq não adicionaram as chaves de dificuldade de BW2?

    Não joguei ainda, pois não possuo 3DS, apenas vi algumas séries no youtube... Mas pelo que notei, até o nível dos Pokés nos ginásios foram diminuídos. Vc chegar no quinto ginásio e se defrontar com Pokés no level 30 deve ser brochante...

    Aliás, vc aconselharia comprar o 3DS ou esperar o New 3DS?

    ResponderExcluir
  3. Assim como o Henri, eu também estou de volta Sir \o/ !
    Ficar todo esse tempo sem comentar foi difícil, mas com o Blog me trolando direto foi insuportável! Vou fazer essa tentativa agora e ver se o Blog não vai me zuar de novo D: ! Pode ficar tranquilo que eu li sim todos os seus textos maravilhosos S2 ! Não tem como não ficar sem ler, né?! Eu só não estava comentando mesmo pelo motivo acima... Enfim, achei ridículo também essa ideia do Masuda! É verdade que nos dias de hoje muitas pessoas estão com pouco tempo, mas para que a presa em zerar o jogo por causa disso? Afinal é uma aventura, e aventuras são longas...(Ash quem o diga =P )! Amei esse desabafo, assim como o nome e a imagem que você utilizou da Intro de Pokémon Gold/Silver, dei altas risadas do tanto que foi criativo =D ! Mas nada supera as minhas risadas quando eu li: "COMO VOCÊS OUSAM VOTAR NO MEGA SCEPTILE NUM BLOG DE UM CARA AUTOINTITULADO SIR CHARIZARD????? PERDERAM O JUÍZO???????" E aquela imagem do Charizard usando Lança Chamas!!! Simplesmente morri! Huehuehuehuehuehuehuehue... xD ! Você é demais Senhor Rizadon! Hoenn também é a minha região favorita em um aspecto geral! E obviamente eu votei sim em Mega Sceptile, poxa Sir, você tinha que ter colocado Charizard Vs Sceptile? Meu coração se partiu em escolher um deles! Até porque, amo o Inicial de Fogo de Kanto assim como o Inicial de Grama de Hoenn! E apesar da versão X do Senhor ser linda, em minha opinião, nada supera a fidelidade do Y a sua versão original <3 ! Agora nessa nova votação eu prefiro Concurso, pois acho que combina mais com Contest xD ! Novas possibilidades para o Ash? Bem, vejamos... Megas... Hawlucha, Greninja, Talonflame, Charizard Y, Kingler, Muk, Tauros, Snorlax, Heracross, Noctowl, Donphan, Swellow, Sceptile, Torkoal, Glalie, Staraptor, Torterra, Infernape, Gliscor, Unfezant, Scraggy, Leavanny, Krookodile, Primeape, Butterfree, Pidgeot, Lapras, e se impossivelmente a volta de Larvitar já em um Tyranitar para Mega Evoluir, não custa sonhar né :( ?! Enfim, pra encerrar, Sir Charizard, quais são os iniciais favoritos de cada região? E qual é o seu inicial favorito ao todo? Contando com toda a linha evolutiva, claro! Os meus no caso são:

    Kanto - Charmander
    Johto - Totodile
    Hoenn - Treecko
    Sinnoh - Chimchar
    Unova - Snivy
    Kalos - Froakie

    Das seis regiões o meu favorito é Treecko!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este post marca o retorno dos leitores do Sir rsrs.
      estamos todos de volta, Sir! Os bons filhos à casa tornam!
      \o/

      Excluir
    2. Gente, adoro o retorno de vocês, mas agora quem tá precisando voltar é o blogueiro hauhauhaua como faz???

      Bom, meus Iniciais favoritos de cada Geração são sempre os de Fogo. Charmander, Cyndaquil, Torchic, Chimchar, Tepig e Fennekin mantêm a tradição de sempre conseguiram chamar mais minha atenção.
      Todavia, eu diria que Torchic enfrenta forte concorrência de Treecko pela posição - eu comecei OR com meu Treecko pq já tive um Torchic no Y ano passado e AMO Infernape soberanamente sobre todos, mas acho Empoleon e Torterra excelentes. Pra mim, a 4ª Geração teve a melhor oferta de Iniciais desde a 1ª. Mas tbm gosto mto de Chikorita, Oshawott, gosto do Mudkip, especialmente o fofinho do Brock, Froakie e Chespin.
      Meu favorito de todos é mesmo o Charmander empatado com o Chimchar. Não me faça escolher entre esses dois.

      Excluir
  4. O que realmente afasta um jogador é um jogo fácil. Poxa! Gastar 150 reais e jogar por 24 horas é uma baita perda de tempo
    HG/SS esse sim é um jogo completo! Tenho mais de 600 horas em cada 1, ja joguei 4 vezes (2 no emulador e depois comprei as duas versões) e até hoje não consigo vencer a Battle Frontier. Sempre falta uma. Odeio a torre em que você batalha com pokemon aleatórios T-T E isso só me faz querer jogar mais.
    Foi um baita desperdício eles fazerem um remake sem explorar todo o potencial dos originais.
    Deveriam voltar com aquelas chaves de b2w2. Tornaram o jogo bem mais dinâmico.
    Acho que quando comprar OR/AS vou experimentar o Nuzlocke Challenge, já que está tão fácil assim...

    Falando em Nuzlocke Challenge, bem que o Sir poderia fazer uma série de posts contando suas aventuras por OR/AS usando esse desafio e criar uma história bem interessante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a opinião de todos aqui. Embora eu seja totalmente a favor das palavras do Masuda, também concordo que, da mesma forma que existem pessoas que não tem tempo e/ou paciência, existem aquelas que precisam de desafios em suas vidas rs. O retorno das chaves seria a coisa mais sensata que eles poderiam ter feito. Mas não fizeram.
      Perderam o juízo e o respeito pelos fãs antigos.

      Excluir
    2. Olha, Charles, eu confesso que já considerei fazer um Diário de Jornada hauhauahuaha só que eu mal consigo ficar em dia com minhas reviews T-T
      Mas fica a ideia aí. Quem sabe numa próxima geração?
      Olha, eu já fiz 70 horas no meu Omega Ruby e não zerei ainda XDD Estou a caminho do Seafloor Cavern, então eu consigo aproveitar bastante o jogo mesmo com a facilidade aumentada. Zerar um jogo com menos de 30 horas só fiz no Luigi's Mansion!

      Excluir
  5. XY048/ Episódio 852 – O Campus de Lembranças de Clemont! Uma Reunião Eletrizante!!
    - Conhecemos o Clemont nos jogos como alguém de grande status de inventor e já estava mais que na hora de sua contraparte no anime mostrar alguma invenção que funcione da maneira correta e que não viesse a explodir ao final de seu (mau) uso. Sem contar que, se nos jogos ele é o mestre da Torre Prisma, neste episódio vemos que ele deve ser obcecado por torres, porque lá está mais uma com um dedinho seu.
    - Fazia tempo que a Bonnie não tentava arrumar uma namorada para o irmão. Já estava até considerando que ela tinha aceitado o Ash como cunhado... Eles fazem um casal tão liindo S2
    - Sempre amo quando um protagonista pega um novo Pokémon, mas pretendo jamais me apegar aos novos monstrinhos. Isso porque eles sempre aparecem em seus episódios de estréia todos cheios de personalidade e depois viram um Dedenne que só o que faz é dormir (mesmo depois de toda a agitação de sua primeira aparição).
    - Campanha "Um elétrico para Serena". Até a Bonnie já tem o seu Tipo Elétrico! Toma vergonha na cara, Serena!
    - Estava demorando para os Rockets ficarem chatos. Sei que você achou legal, Sir, mas acho que quando eles começam a perder seu objetivo é porque os roteiristas não sabem mais o que fazer com eles. Eles passam uns 30 episódios querendo pegar o Pikachu (fora os 867089078 episódios anteriores a XY) e de repente, do nada, resolvem que pegar a eletricidade da cidade é mais legal. Eles estiveram em contato com coisas bem mais valiosas em Kalos e deram prioridade ao Pikachu, agora aparecem para roubar eletricidade?! Não, não e não! Não aceito!
    - Gente, não é só no Brasil que os políticos não fazem nada! Tipo, o prefeito da cidade foi pessoalmente buscar um garoto para jantar?
    - Eu consideraria expulsar o Ash das cidades se eu fosse uma Jenny. Todo lugar em que ele pisa se torna passível a algum desastre! Sei que a culpa não é diretamente dele, mas se ele ficasse em casa, os Rockets não ficariam destruindo a paz dos lugares em que ele vai. Se bem que se eu fosse uma Jenny faria exatamente o mesmo que as outras: nada.
    - Achei que o Luxio foi uma boa adição ao time do Limão mais velho. Eles até economizarão trabalho para os animadores que poderão usar as mesmas cores das roupas do Líder de Ginásio em seu Pokémon. Mas se eu fosse o Luxio não teria voltado. Aquele moleque, mesmo sabendo que tinha um Pokémon abandonado lá longe, nunca se interessou em ir procurá-lo! Péssimo ser humano! Péssimo Líder! Péssimo exemplo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Cláudio, pega leve com o Clemont. Ele era só uma criancinha, coitadinho :'(

      Excluir
  6. - O Motivo de Masuda
    Sabe, eu sou do tipo que concorda com ele. Eu nunca tive a menor paciência para Battle Frontier ou qualquer coisa em que não temos um objetivo de Jornada. Não sou do tipo que gosta de Batalhas, então lutar só por lutar sempre me irritou. Não se ganha dindin nem experiência, mas como sou um maldito perfeccionista, sempre me obriguei a explorar todo canto dos jogos, ao ponto de achar que sofro de TOC rs. Estes lugares roubavam muito do meu tempo e fiquei muito feliz em saber que não me obrigarei mais a isso.
    Sou um ser humano que sofre por falta de tempo e que sofre por querer jogar, então, para mim pelo menos, foi uma decisão apropriada. O Exp. Share coletivo também considerei uma boa opção. Se considerarmos que os Pokémon dos jogadores de longa data que foram transferidos de jogo em jogo até chegar aqui possivelmente já estão em níveis máximos, esta é uma boa forma dos novos jogadores alcançarem o mesmo nível competitivo dos antigos.

    - Enquete
    Bem, Sir Sceptile... quer dizer, Charizard rs. Vamos às respostas:
    Qual Mega, fora das atuais possibilidades, vocês gostariam que surgissem para o Ash ter?
    Não tenho nenhuma favorito no momento, mas certamente já me empolgaria se ele voltasse para a Rota 1 de Kanto, pegasse seu Pidgeot e o fizesse Mega Evoluir.

    Torneio ou Concurso? Qual das duas traduções para Contest vocês preferem?
    Votei em Concurso, por que passa uma impressão maior de amostra, desfile, algo que precisa ser julgado... sei lá.
    Acho que Torneio passa uma impressão maior de Batalhas e elas não são o foco, embora aconteçam.

    Obs. 1: Gente, aquele episódio no finalzinho de Johto em que a turma entra nas memórias do Larvitar é maravilindo! Chorei tanto semana passada reassistindo ele (episódio 263 - "Quem é esse Unown?")!

    Obs. 2: Finalmente! Demorei, mas alcancei! Estou de volta, Sir. Pontualmente, em dia com quase tudo! Só preciso ver os últimos episódios, mas pelo menos vou assistindo conforme os Charithoughts vão sendo postados ^^
    Mais importante que ver Pokémon, é ler sobre Pokémon aqui S2 S2 S2 S2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa poxa poxa obrigado, Cláudio!!! =DD
      Mas gente, você me alcançou e cadê texto novo pra vc ler???? Melhor correr com meus Charithoughts!

      Sim, esse episódio do Unown é PERFEITO DEMAIS! É 10/10. Um dos meus favoritos de todos os tempos.

      Excluir
    2. Não se desespere, Sir. Você pode levar a vida inteira de um Ninetales que vamos continuar te esperando o/

      Excluir
  7. -Entrevista: Eu já imaginava isso, por isso Pokémon BW2 sempre serão meus favoritos, porque eles realmente obrigam você a perder tempo nas coisas de lá, Estudios Pokéstar, Funfest, Join Avenue, Curtis/Nancy seu(sua) namorado(a) no jogo e equilibram bem esse negócio de não perder tempo treinando os Poké (fazendo rematches com os Breeders.

    -Enquete: Como já temos um protagonista de Mega Charizard, acho que um é bom, dois é demais (o ditado é esse mesmo?). Mesmo não gostando do Alain, ele satisfaz a necessidade da galera por um Charizard no Anime, por isso acho que o Ash está livre desse fardo. E Sceptile foi o que mais criou história com Ash depois do Charizard e do Pikachu do próprio.

    - Nova Enquete: Torneios, eu quero ser fiel a dublagem e nós não vivemos em Portugal para traduzir tudo ao pé da letra.

    -Futuro do Ash: Pikachu (claro), Hawlucha, Goodra, Fletchinder e Frogader mais um de Kalos (talvez um Mega, um talvez mais para não do que para sim). O Goodra porque, evolui de um Pokémon que recebe o título "Mais fraco dragão de todos", e apesar dele ser um Pseudo-lendário, desses que não se espera que um Personagem principal do Anime pegue (até o Dragonite da Iris), porém ele é o mais que se distancia deles, o Goodra tem um design fofo e de aparencia gentil que combina com os Pokémons do Ash. Agora Frogadier e Fletchinder provavelmente não evoluirão pra Greninja e Talonflame, porque nenhum deles entra nessa categoria de "Poké fofo para personagem principal" eu estou surpreso que o Hawlucha entrou.

    ResponderExcluir