domingo, 30 de novembro de 2014

Sir Charithoughts: Pokémon XY048

XY048/ Episódio 852 – O Campus de Lembranças de Clemont! Uma Reunião Eletrizante!! 


Eu sempre gostei muito de animais. Eu era uma daquelas crianças que fazia carinho nos cachorros de rua e quando aparecia um gatinho faminto e minha mãe não deixava eu levar ele pra casa – porque a gente já tinha animais de estimação demais – eu pega comida de casa e levava pra ele só pra ele ter alguma coisinha pra mordiscar e ficar de barriguinha cheia. Meu sonho de infância era ter uma casa bem grande onde eu pudesse abrigar todos os bichinhos de rua que encontrava – e em escala bem menor, eu ainda tenho essa vontade sempre que encontro algum animalzinho abandonado. Não é à toa que Pokémon me conquistou. O primeiro que realmente me atraiu para o anime foi “A Poké-Corrida”, cheio de criaturas que lembravam muito animais e pessoas que se relacionavam com eles de forma muito especial. Tinha um cachorrinho fofo que soltava fogo e um cavalinho lindo que virava um unicórnio mais lindo ainda e também soltava fogo. E a dona deles era uma moça adorável que quebra o braço, então o protagonista tinha que montar o cavalinho de fogo e fazer amizade com ele. Também tinha a histórias de abandono de Bulbasaur, Charmander e Squirtle. Como não amar?
A relação entre humanos e Pokémon foi um dos principais temas dos jogos Pokémon X & Y - a Mega Evolução nasce de um forte vínculo entre humano e Treinador, a história de AZ e Floette, a inclusão do Pokémon-Amie, entre outras coisas - e se o anime sempre trabalhou bem essa relação, eles não podiam fazer um trabalho inferior justamente na série referente a esses games. Logo, não é coincidência alguma que as capturas desta saga estejam tão atreladas a essa criação de vínculos. Episódio passado, vimos Serena conquistando Pancham e agora é a vez de Clemont reconquistar um velho amigo. Entretanto, o que diferencia "O Campus de Lembranças de Clemont! Uma Reunião Eletrizante!!" de seu predecessor em termos de temática, é que - como o próprio título denuncia - trata-se de um reencontro. Descobrimos aqui que, anos antes de se tornar o Líder do Ginásio de Lumiose, Clemont estudou numa academia Pokémon especializada em Pokémon Elétricos e conheceu um adorável Shinx.
Para um fã do irmão limão como eu, este episódio é um prato cheio de alegria e emoção! O Líder de Lumiose está mais amável do que nunca. Através de flashbacks, o roteirista Shinzo Fujita (Mega Lucario VS Mega Mawile! O Vínculo da Mega Evolução!!) nos revela mais um pouco do passado do rapaz antes de se juntar a Ash. Se Bonnie é a representação mais próxima que Pokémon já fez do que se realmente espera do comportamento de uma criança, com seu jeitinho todo fofinho, suas pirracinhas e soninhos e tal, Clemont já segue um estilo mais miniadulto prodígio. Apesar da tenra idade, ele já era um gênio precoce, capaz de fazer invenções incríveis e conseguindo se formar na academia antes dos 10 anos(!!!!). Ainda assim, os animadores do episódio e o dublador do personagem conseguem conferir ao pequeno Clemont um jeitinho bem particular que o diferenciam do rapaz crescido que é hoje.
O jovem inventor tem sido meu personagem preferido desta nova série desde que ela começou e um dos principais motivos para isso é a forma como os roteiristas o levam a sério e equilibram suas características de forma que ele não pode ser jogado em nenhuma categoria específica. Ele tem seu momento de alívio cômico com invenções explodindo aqui e corrida desengonçada, mas sua genialidade também está ali, mesmo nas falhas, e em sucessos como o Braço de Aipom, o Clembot e os Chuveiros Clemônticos, apresentados neste episódio. Além disso, seu talento como Treinador é mostrado vez ou outra em batalhas e ele também possui uma humanidade incrível, um coração imenso e uma grande humildade para questionar suas próprias ações e se autoavaliar, qualidades que eu valorizo demais e que este episódio só vem mais uma vez comprovar.
Sua relação com o Shinx é um exemplo perfeito do quão humano e sensível ele é em relação aos outros. O afeto que ele desenvolve com o Pokémon Clarão reflete muito aquela amizade sincera que crianças conseguem desenvolver com animais - especialmente crianças introspectivas, como Clemont aparenta ser. Shinx foi literalmente aquele animalzinho de rua que a criança encontrou na rua e cuidou, mas não pôde levar para casa. O que minha experiência me ensinou é em que situações assim sempre há dois coraçõezinhos partidos. Do pequeno animal, que tem sua esperança de um lar carinhoso arrancada - eu parei de fazer carinho em animais de rua porque não suporto a tristeza que é eles querendo me seguir e eu não podendo lhes dar mais atenção - e o da criança, que lamenta não poder fazer nada pelo bichinho.
E é isso o que Fujita nos mostra com Shinx e Clemont. A ceninha linda do jovem inventor levando um bolinho todo especial para o Pokémon, cheio de alegrias e esperanças de repente se transforma e encaramos um Clemont triste dentro do carro por saber que não vai poder encontrar seu amiguinho e um Shinx, com os olhos cheios de empolgação, esperando o seu amiguinho, que sabemos que nunca vai chegar. Já pensou se ele fosse um Charmander da vida e ficasse ali esperando Clemont voltar faça chuva, faça sol? A grande decepção que o Pokémon pode ter sentido desse sentimento de abandono da parte daquela que provavelmente deve ter sido a pessoa mais especial pra ele é bastante coerente. Já o jovem inventor teve que carregar a culpa e a tristeza de ter abandonado seu amigo - ainda que ele não possa ser inteiramente culpado por isso. A cena ainda ganha força dramática graças ao tema de "AZ", uma das mais belas BGMs de Pokémon, que faz parte da trilha sonora dos jogos Pokémon X & Y.
Por esse prisma, é interessante pensar que de certa forma, Clemont é o primeiro protagonista responsável pelo abandono  de um Pokémon, ao contrário da trama recorrente de se acolher Pokémon abandonados, tão comum para Ash - bom, a não ser que você considere um Pidgeot cuja promessa de retorno continua há mais 700 episódios sem ser cumprida. É particularmente bacana a forma como Fujita coloca Clemont para omitir o "abandono" de Shinx de suas lembranças da academia (inclusive o fato de nunca tê-lo mencionado para Bonnie) e não relatar o ocorrido até a ideia de estar diante do tal Pokémon novamente finalmente surgir com o aparecimento de Luxio, pois tudo isso fortalece o sentimento de culpa que ele ainda carrega. A própria decisão do jovem inventor de se colocar na mesma situação de Luxio ao não exigir do Pokémon uma resposta imediata sobre o convite de se juntar a ele em sua jornada, mas se colocar passivo de um possível abandono também e se conformar com essa possibilidade também é um reflexo da culpa que ele ainda sente.
E se Pokémon tem sua fama por arrancar lágrimas de marmanjos com episódios de despedida, alguém certamente deveria começar a contabilizar episódios de reencontro na lista porque este aqui mexeu seriamente com meus canais lacrimais, ao menos mais de uma vez - inclusive quando o assisti pela segunda vez. Um dos meus momentos favoritos é no confronto contra a Equipe Rocket, quando Luxio explica porque continua lutando. A forma como o diálogo é entregue é bem expositiva, com a conveniente tradução de Meowth, mas é muito emocionante ver Luxio usando o discurso de Clemont. Especialmente pela informação extra que nos dá pela escolha dele de usar a frase no presente. Pra ele, aquela cidadezinha já é o sonho de Clemont tornado realidade, já é o local aonde Pokémon - especialmente os Elétricos como ele - podem ser felizes.
Pra ele, aquela é uma cidade onde todos os Pokémon podem aproveitar a vida porque um dia um menininho o ajudou num momento de muita dificuldade, e cuidou dele e decidiu que não queria mais permitir que nenhum dos Pokémon Elétricos daquela área sofressem com as descargas elétricas típicas daquela região. Luxio nunca esqueceu que a maior ambição de um pequeno ser humano foi fazer os Pokémon felizes. Mesmo diante da perspectiva do abandono, Luxio sentiu-se grato pela ajuda que ele lhe deu e a todos os Pokémon da região, acreditou nas palavras de seu velho amigo e carregou-as consigo. Sério, isso é lindo demais e só de lembrar os olhos enchem d'água.
Com lágrimas enxugadas, falemos de outros aspectos do episódio. Eu sempre gosto muito de saber um pouco mais do passado dos protagonistas. É legal ter um flashback pra mostrar como Brock ganhou seu Onix, ou até mesmo uma série deles explicando como foi que Íris pegou seu Excadrill e ganhou seu Axew. Episódios assim são ótimos para lançarem mais luzes sobre os personagens que acompanhamos e os enriquecem. No caso de Clemont, saber que ele frequentou uma academia focada no desenvolvimento de diferentes tecnologias e em Pokémon Elétricos, é ótimo para explicar o Ginásio de Lumiose ser como é hoje. O episódio traz alguns detalhes bacanas também como o fato de que o rapaz foi encorajado a ir para a escola pelo seu pai Meyer (Limone era um nome tão mais legal T-T) - para prepará-lo para o Ginásio ou porque acreditava realmente no potencial de seu filho para as invenções? - e o fato de que Clemont falava com frequência na sua irmã nenenzinha.
Falando em Bonnie, a limãozinha também tem umas cenas sensacionais neste episódio! A primeira deles sendo, claro, a volta do s'il-vous-plaît. Fazia tempo que não víamos isso e eu fico feliz de que os roteiristas não usem e abusem desse elemento todo episódio, mas somente quando parece conveniente e aqui foi perfeito. Eu adoro como Bonnie fala isso com alguém que foi a professora de seu irmão, mas usando os adjetivos que o próprio rapaz supostamente usou para descrevê-la e mais ainda que ela explica o que o seu s'il-vous-plaît quer dizer, deixando tanto Éclair quanto Clemont ULTRA constrangidos! E, sério, a animação dessa parte também ficou impecável porque seja lá quem for que decidiu dar um biquinho pra Bonnie nessa cena certamente merecia um prêmio! Já Ash e Serena ficam de escanteio desta vez e não fazem muito, apesar de que temos uma ceninha fofinha da moça acariciando seu recém capturado Pancham.
O roteiro do episódio seria impecável, não fosse pelo ataque da Equipe Rocket no terceiro ato. E desta vez nem por culpa dos vilões em si. Sim, eu ainda detesto o fato de que as aparições dele em geral estão muito sem inspiração e esse lema com a mesma animação sendo usada todo santo episódio me incomoda DEMAIS, mas achei a ideia de eles quererem roubar a energia elétrica da faculdade em vez de já atacar os Pokémon uma mudança pra variar. Porém, algo que me incomoda muito aqui é como eles trazem a Policial Jenny de volta… para apenas provar o quão inúteis todas elas são. Tipo, a Equipe Rocket causa um blecaute na cidade toda, mas tem um local, uma construção alta que fica na praça da cidade soltando RAIOS que podem ser vistos de qualquer lugar - ainda mais no escuro -, mas ainda assim a policial vai procurar no subsolo e os nossos heróis ainda demoram a chegar àquela conclusão. Além disso, as baterias que eles usavam para armazenar a energia explodem, então em teoria eles ainda são bem sucedidos em roubar a energia da cidade, mas não conseguem levar o outro, então 50% do sucesso porque, você sabe, eles nunca podem ter uma vitória completa. Essa parte deles foi bem cagadinha, mas não estraga o episódio lindíssimo que foi este e eu ainda gosto muito de como as habilidades ninjas de disfarce deles.


Considerações finais:
  • Quem melhor para apresentar o segmento do Groudon Primitivo do que Steven? Aliás, parece que as Megas apresentadas por Alain são aquelas com as quais ele realmente batalhou e aquelas que ele ainda não conhece (Mega Metagross, Groudon Primal) são introduzidos por outros personagens como a voz misteriosa (Lysandre?) e Steven;
  • Essa cena ♥ Cadê compilação dos melhores abraços de Ash e Clemont, Internet???
  • Eu realmente adoro Clemont citando seu pai hehe. Aliás, não sei se já disse isso aqui antes, mas o inventor no anime é bem fiel à sua contraparte dos jogos. Em X & Y, ele é creditado pela criação do PPS e do Super Training e também por resolver o problema do blecaute na Cidade de Lumiose, que assola a cidade logo no começo do jogo. Também é dito que ele criou uma máquina para ajudá-lo a correr direito, porque esta é sua pior habilidade e que ele planeja visitar o parque de diversões de Unova. E tal qual no anime, apesar dos feitos incríveis, muitas de suas invenções falham;
  • Este charithought já estava 90% escrito há dias, mas meu Pokémon Omega Ruby chegou aqui na sexta, então eu realmente não consegui reunir as forças necessárias para largar o jogo e postar hehe
  • Uma errada sobre o meu charithought anterior sobre o mangá Pokémon: Black & White. O leitor Gustavo Henrique me informou que no final da série Best Wishes! no Brasil o ataque Water Gun foi chamado de Revólver d'Água, o que me lembrou que de fato o pessoal da Panini está seguindo uma lista fornecida a eles pela própria The Pokémon Company, que provavelmente é a mesma dada à equipe de dublagem do anime. Mas pra mim será sempre Jato d'Água, gente =P
  • As ceninhas de captura para Ash, Clemont e Serena estão muito bonitas

11 comentários:

  1. O que mais me agradou neste episódio foi o desenvolvimento de Clemont. Até aqui tudo o que ele fazia era mostrar a invenção do dia, tendo batalhado mt pouco e apenas seguindo Ash dando um conselho ocasionalmente. A única diferença entre ele e a antiga Serena era que ele já tinha o seu objetivo (ser Gym Leader) e já o tinha alcançado. Por isso gostei mt de termos ficado a conhecer um pouco mais dele. Este episódio tbm ajudou a 'corrigir' algo que sempre me faz impressão: um Gym Leader sem Pokémon da sua especialização. À exceção de Misty (que tirando o Togepi e ele era nada mais que mascote) que foi a única que sempre se manteve fiel ao seu tipo. Brock andou quase uma temporada inteira sem um Pokémon rock-type (e nem evoluiu o Geodude quando o teve enquanto que o Zubat evoluiu conpletamente), Cilan andou de início ao fim com Pansage e nem se importou de lhe dar uma simples Leaf Stone, e agr tinhamos Clemont sem qualquer Pokémon electric-type (Dedenne não conta... Além de pertencer mais à Bonnie que ao Clemont, ele tbm é puramente uma mascote sem qualquer viabilidade para batalhas. Até a Jessie já deu provas de ser melhor a batalhar que ele. Basta lembrar o episódio em que ela captura Seviper). Agr só desta esperar que se continue dando mais foco a Clemont, que ele batalhe mais e evolva alguns Pokémon (desde que não seja o Bunnelby, pois então ele perde a fofura, isto claro, caso ele já não tenha morrido dentro da Pokébola). Acerca da participação da Team Rocket: se não forem eles a aparecer terão que ser outros vilões quaisquer. Butch e Cassidy devem ter morrido, Team Flare virá a seu tempo, e criar um vilão para cada novo episódio não parece algo que vá acontecer. Por isso temos que aproveitar quando há um vilão do dia (como o poacher das Vivillon) e receber os Rocket de braços abertos pq sem eles então nada se passaria na anime. E honestamente, desde que eles continuem o seu desenvolvimento (eles já não se focam apenas no Pikachu, vale relembrar o episódio do Trevenaunt ou aqueles que envolvem megas evoluções e uns mais recentes em que eles vão atrás do conhecimento como o da origem da mega evolução, o episódio em que se mascaram do trio e tbm este episódio) e algo que tbm me agrada é que eles começam a representar uma ameaça considerável já conseguindo oferecer alguma resistência em batalha algo que antes em DP era difícil eles fazerem.
    Continuação de sempre um excelente trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diogo, eu tbm gosto mto desse lance do Clemont pegar um Pokémon de sua especialidade. Eu tbm devia ter comentado isso e acabei esquecendo, mas eu tbm considero isso importante. Eu sei que mta gente reclamava da Misty ter um time monotipo, mas eu nunca vi problema nisso. Sempre gostei porque condizia com o lado Líder dela.
      Entretanto, o que a diferencia dos demais é que Misty eventualmente se tornaria A Líder de Cerulean. Tanto Brock quanto Cilan já haviam enfrentado Ash e abandonado seus respectivos Ginásios e não pretendiam permanecer neles, então eu entendo eles não pegarem Pokémon dos tipos dos Ginásios - especialmente Brock, já que Criador Pokémon demanda uma especialidade em tipos diversos. A Íris do anime tbm não era a Líder de Opelucid, então é uma justificativa - embora eu ache que eles desperdiçaram MUITAS ótimas oportunidades com ela, como dar-lhe o Deino e evoluírem o Axew em vez daquele Dragonite babacão gratuito.

      Agora, Clemont não podia ser como eles. Primeiro pq Ash ainda vai enfrentá-lo e eu não aposto nele repetindo o mesmíssimo time dos jogos - nenhum dos Líderes de Kalos até aqui foram 100% fiéis - e segundo pq ele É o Líder de Lumiose, não um ex-Líder. Ele fazer suas invenções é algo que não exige que ele deixe o Ginásio, como eram as exigências de Criador/ Médico ou Especialista Pokémon, muito pelo contrário. Logo, eu tbm acho de extrema importância ver Clemont fazendo capturas como essa. Pra mim, o Heliolisk tbm se juntaria ao time do rapaz na jornada depois da luta no Ginásio pq ele é fofo demais :3 E aí o Clembot teria o Magnemite e o Magneton pra cuidar dos desafiantes.

      Sobre os Rockets, eu sinceramente só queria mais criatividade nas aparições deles. Um pouco do velho humor pré-BW, com lemas diversos, sabe. Aquela coisa que nem sempre dava certo, mas era um esforço honesto de variar as coisas. Sério, eles repetem a mesma sequência de lema LONGA todo episódio que os vilões aparecem e não fazem o MENOR esforço de mudar uma coisinha aqui e ali pra variar. Isso me cansa.

      Obrigado por sempre ser tão participativo =DD

      Excluir
    2. Bunnelby morreu na PokéBall... kkk
      Ri muito!

      Excluir
  2. Ok, Sir, no entanto um Gym Leader escolhe a sua especialização por uma questão de gosto pessoal e nos jogos isso é retratado quase sempre com a facilidade do Gym Leader se conetar a esse tipo em particular. Ok, eu até percebo o pq do Brock, no entanto sempre vou ter um rancor por nunca ter evoluido o Geodude. Não séria pedir mt, que bem que a equipe dele sempre teve pouco destaque...
    O Cilan acho que após terminar a viagem com Ash voltou ao seu posto de Gym Leader. Logo devia manter a sua especialização. Iria (eu até me tinha esquecido dela mesmo...) ainda menos sentido fez... Ela queria ser uma Dragon Master e depois não evolui Axew, captura um Emolga que a ideia, um Dragonite que não lhe obedece e tem um Excadrill que no início tbm a ignora... Ela é uma anedota do início ao fim...
    Duvido que o Clemont traga algum Pokémon do seu Gym pq depois Clembot ficaria reduzido a dois Pokémon apenas. E caso ele traga, acho que séria mais provável ser o Magnemite pq já existe um Magneton. O que eu tbm sempre cobsiderei uma opção é o pai dele lhe dar o Ampharos.
    Acerca dos Rocket: o tema não me incomoda de todo. É a marca deles. O que me importa é o que eles fazem e isso tem vindo a melhorar. Por isso levar com 30 segundos do msm lema todos os episódios em nada incomoda. E tbm não podemos esquecer que eles passaram da palhaçada para a seriedade de DP para BW por isso agr considero que estão mais equilibrados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O lance é que o caso do Brock, por exemplo, ele sempre deixou a entender que assumir o Ginásio era mais uma obrigação. Ele foi criado num Ginásio de Pedra, ganhou um Onix como seu primeiro Pokémon, quando seus pais vão embora, ele assume a responsabilidade, mas seu sonho mesmo era ser Criador Pokémon. Nunca vi Brock conectado de forma especial com os Pokémon de Pedra. Tanto que assim que seu pai retorna, ele abandona essa obrigação e a primeira coisa que faz é capturar um Zubat - que ele evoluiu para Crobat.
      É diferente do caso do Forrest, por exemplo.
      Sobre o CIlan, não vi o final de BW, mas achei que ele estava viajando por aí. Ele até teve aquele episódio encontrando o Brock e tal.
      Sim, a Íris é uma anedota, concordo.
      E essa realidade do Ginásio do Clemont é triste, mas real :'(

      Excluir
    2. Diogo, você assistiu MESMO a temporada Best Wishes inteira para falar com tanta certeza assim sobre os personagens?

      Vou esclarecer umas coisinhas aqui que, pelo jeito, você esqueceu:

      1º O Axew da Iris tinha, pouco tempo antes dela começar a viajar com o Ash, acabado de sair do ovo. Sim, ele tinha o sono de evoluir, mas quem garante que pode não ocorrer no futuro essa evolução?

      2º A Emolga quis viajar com a Iris. E o que tem ela capturar um pokémon que não seja Dragão? A Misty queria ser Mestre em Pokémons Aquáticos, mas tinha o Togepi. Para ser mestre de determinado tipo não precisa capturar todos os pokémons desse tipo ou necessariamente ter apenas pokémons desse tipo, você já deveria saber disso.

      3º No começo, o Dragonite não a obedecia, mas, após criar confiança nela, começou a obedecer SIM. Você assistiu toda a série mesmo?

      4º Ela capturou o Excadrill antes de almejar ser Mestra em Pokémons do tipo Dragão, e, após resolverem um mal entendido, ele voltou a obedecê-la perfeitamente.

      Antes de comentar sobre uma série com tanta certeza assim, você no mínimo precisa ter visto todos os episódios e analisado bem os personagens. :]

      Excluir
    3. Gustavo, não assisti a toda mas assisti ao suficiente para saber do que falo. Começando pelo Axew: logo no começo foi dado a conhecer o sonho dele e tbm logo foi esquecido ao ponto que ele não evoluou de todo. No que diz respeito ao futuro, a Iris felizmente já passou à história. Deve vir a fazer uma aparição nesta temporada mas depois nunca mais se ouve falar dela. O Dragonite até hj tem problemas em lhe obedecer. Basta ver o último episódio especial em que ela batalha com Clair. A Emolga evitava quase sempre batalhar por isso usava Volt Switch, o que faz do Pokémon em si uma anedota e o que reflete na Iris enquanto treinadora. Por fim temos o Excadril que ficou imenso tempo resentido pela derrota. Ele pode ter voltado a obedecer-lhe mas só o facto de ele ter ficado assim com a Iris tbm dá só reforça o facto de que ela não é mt boa enquanto treinadora.
      E por falar na Misty, caso tenhas assistido às temporadas todas que ela esteve, ela só ficou com o Togepi pq quando ele nasceu ela foi a primeira pessoa que ele viu e ele tomou-a como se ela fosse a sua mãe. E para reforçar o empenho de Misty em se tornar uma mestre do tipo aquático temos até o episódio em que ela defronta Ash para ver qual deles fica com o Totodile.
      Resumindo e concluindo, na minha opinião pessoal e subjetiva, a Iris é uma anedota que nunca conseguirá ser uma mestre de dragões enquanto que a Misty é perfeita enquanto Gym Leader e especialista em Pokémon aquáticos.

      Excluir
    4. Nossa, o pessoal é bem bruto quando quer mostrar que tem a razão, não? Medo rsrs

      Sobre a opinião do Diogo a respeito do Brock, concordo que, pelo tempo que ficou no time, o Geodude no mínimo já tinha que ter evoluído umas 15 vezes. Mas o ponto de vista do Sir entra em total sintonia sobre o que eu penso sobre o ex-Líder do Ginásio de Pewter. Tudo aquilo para ele era uma obrigação, tanto que ele deu seu jeito para viajar com o Ash por 4 Regiões, sem dar a mínima para o Ginásio. De vez em quando ía lá visitar, ver como as coisas estavam, mas logo voltava para o Ash e no final resolveu seguir sua carreira de Doutor.

      Agora sobre a Misty, eu concordo com o Diogo. Desde sempre ela vivia gritando aos quatro ventos que queria ser uma Mestre dos Pokémon Tipo Água e ela fez jus ao sonho.
      Poderia ter feito melhor? Sim. Deixou muitas oportunidades passarem, mas ainda assim se manteve coerente ao que queria: só pegou Pokémon do Tipo que ama - com exceção do Togepi (como o Diogo explicou) e do Azurill (que evolui para um Tipo Água). Ela fez tanto para alcançar seu sonho que chegou ao ponto de capturar o Pokémon que mais odiava dentre todos: Gyarados.
      Misty será a melhor para sempre!

      Sobre os dois membros do BW prefiro não falar nada a respeito pois não tenho o menor interesse em assistir esta parte da série (embora eu me veja obrigado a fazê-lo num futuro meio distante - fazer o que!?) e se eu falar alguma besteira aqui é bem capaz do Gustavo vir me bater rs

      Excluir
  3. que episodio? que mostra como o brock ganhou o onix.

    ResponderExcluir
  4. XY047/ Episódio 851 – Serena Pega Seu Primeiro Pokémon!? Pancham VS Fennekin!!
    1)- Eu ia te dizer a mesma coisa que o Diogo comentou, sobre a dubladora da abobrinha da Jessie. Quando descobri, fiquei em choque! Quer dizer, a dubladora está sempre lá e não aproveitam ela para dar uma vozinha ou outra para o Dedenne?! Eu sempre amei o Togepi porque, mesmo não fazendo nada por uns 5 anos, ele sempre estava lançando um "Tchoguê-tochoguê" fofinho S2
    2)- E por falar nesse rato amarelo, até que ele anda bem saidinho nestes últimos episódios. Acho que resolveram tirar ele e a Serena juntos da zona de conforto.
    3)- Não tem a ver com Pokémon, mas lá vai: Guerreiras Mágicas de Rayearth é tudo de melhor desse mundo de garotinhas mágicas! Amo!
    Um dos melhores mangás que já li! Cheio de reviravoltas e a trama é maravilhosa!
    O anime, como de costume, é meio fraquinho, mas amo o tema de abertura brasileiro o/

    Pokémon: Black & White #2
    1)- O fato de todo capítulo ter que mostrar e explicar o que o Munna faz com o Black é meio que a mesma coisa de animes como "Os Cavaleiros do Zodíaco" que mostra sempre os Cavaleiros vestindo a armadura ou "Digimon" que mostra toda a sequência de animação da evolução destes. Acho encheção de linguiça, mas acho também que se aplica bem na história, até mesmo porque engolimos todas as guerreiras de Sailor Moon se transformando a cada episódio.
    2)- Também odiei esse "Revólver d'Água! Gente, sinceramente a tradução do nome de alguns golpes está deixando a desejar, acho que merecia uma insistência maior para tentar manter aquilo que já ouvimos há anos aqui no Brasil. Possivelmente isso foi imposição de alguém maior, mas... enfim, talvez seja questão de costume também. Se começarem a padronizar isso no anime também, talvez nos acostumemos até a vigésima temporada começar rs.
    3)- Sobre manter termos em inglês... sei lá se sou muito extremista, mas continuo achando que um mangá traduzido para o português brasileiro tem que usar termos desta língua. Se for para traduzir, traduza tudo. Se não, deixa tudo em inglês mesmo. O Brasil já paga um pau enorme para países gringos...
    4)- Sobre o "Elaborado", eu só entendi qual era o golpe agora, lendo seu texto. Estava com preguiça de pesquisar rs.
    5)- Nossa, eu só percebi essas mãos multicoloridas do Ghetsis também por sua menção no texto! Que medonho! Michael Jackson effect - failure.
    6)- Ain, um Munnino menino!
    Meio que tenho preconceito com Pokémon meios estereotipados. Tipo, tenho asco às Machoke fêmea! Alakazan fêmea de bigode é um terror! Gardevoir macho nem pensar!
    7)- "Agora, ahá! Não tão cedo, rapaz, já tem novo texto publicado =DD" - Grande, Sir! Mal posso ver seus movimentos xD

    ResponderExcluir