terça-feira, 2 de setembro de 2014

A Longa Trajetória de Pokémon no Brasil - A Liga Johto Parte 3

Dando uma pausa com charithoughts e guias de batalho, começo mais uma mês trazendo mais um capítulo do meu filho mais velho: A Longa Trajetória de Pokémon no Brasil. Desta vez, abordando a maneira complicada como as temporadas referentes a esta saga foram exibidas por aqui. Pra checar as duas partes anteriores, basta clicar aqui e aqui ^^
Boa leitura

A Longa Trajetória deno Brasil
ANIME – A LIGA JOHTO
(Parte 3)
EXIBIÇÃO NO BRASIL 

A Liga Johto teve uma exibição bem difícil e um tanto desorganizada no Brasil, principalmente no que se diz respeito à tevê aberta. Todas as temporadas da Liga Johto, depois de serem trazidas e adaptadas para o ocidente pela 4Kids, foram negociadas com as distribuidoras menores conforme o costume. A Televix ficou mais uma vez responsável pela distribuição por toda a América Latina e a Swen por contratar o estúdio de dublagem e licenciar os episódios da série para a tevê aberta, já que a Televix negociava os episódios da série com a tevê paga – isso porque boa parte delas possui sede em outros países. A terceira temporada (que mostra o final da Liga Laranja e o começo da Liga Johto) foi negociada com o Cartoon Network e com a Rede Record. Como nesse meio-tempo, o CN já tinha alcançado a Record na exibição do anime, a emissora se adiantou na estreia da terceira temporada e lançou os novos episódios em 1° de janeiro de 2001 depois de uma maratona com todos os 104 capítulos da série exibidos no Brasil até então. O problema é que essa estreia ocorreu sem que todos os 52 episódios estivessem dublados!
Para sanar tal problema, o Cartoon Network dividiu a exibição de Pokémon – The Johto Journeys em blocos para manter a exibição diária. Foram quatro blocos de 13 episódios cada e entre os blocos, reprises e mais reprises. Esse método do Cartoon foi muito criticado por alguns fãs por não resolver os problemas das reprises e sim, agravá-los, desde que um número menor de episódios era reprisado mais vezes. Ainda assim, tal esquema deixou os possuidores de tevê a cabo um passo a frente dos demais. A Record esperou todos (ou a maior parte) dos episódios estarem dublados para lançá-los e a tal estreia ocorreu lá pela metade de março no programa da Eliana no horário das 11h30 e teve uma exibição diária sem interrupções. Mesmo estreando mais de dois meses depois do Cartoon, a terceira temporada na Record alcançou a exibição da tevê paga, fazendo com que o último episódio inédito da temporada fosse exibido no mesmo dia tanto na tevê paga quando na tevê aberta, em maio.
Infelizmente, por motivos que vão desde o cansaço devido às massivas reprises e à repetitividade do próprio anime ao fato de que as crianças em geral foram se desinteressando pelo anime depois da febre tão fervorosa de 2000, a audiência de Pokémon começou a cair. A saga Johto revelou-se uma decepção e, pela primeira vez, a Record decidiu tirar Pokémon do ar e a apostar em outras atrações e a fazer mudanças no programa da Eliana, onde o desenho era exibido. Ainda assim, novos produtos levando o nome Pokémon chegaram ao mercado com os novos Pokémon e continuavam apostando na série, mas com algumas mudanças. A Conrad Editora que desde 2000 publicava a revista Pokémon Club regularmente, trazendo notícias do anime para todos os fãs mudou de foco, “evoluindo” para Pokémon Club Evolution e apostando mais nos jogos e em competições de videogames e Estampas Ilustradas (os card games) ao redor do país, estimuladas pelo lançamento de Pokémon Crystal Version, a versão melhorada de Gold & Silver.
O segundo semestre foi de espera para os fãs que tinham permanecido fiéis à série. Os novos episódios já haviam estreado nos Estados Unidos e sabia-se que estavam em fase de dublagem no Brasil. Com grande expectativa, as reprises chegaram ao fim com mais uma maratona de fim de ano do Cartoon Network, desta vez contando com 156 episódios, e em 1° de janeiro de 2002, Pokémon – Johto League Champions, a quarta temporada, estreou no Brasil! Assim como ocorrera no ano anterior, o Cartoon Network quis adiantar a exibição da série sem que todos os episódios estivessem dublados, repetindo o esquema de dividir os 52 episódios em quatro blocos de 13 episódios. A Record, por sua vez, prometeu estrear os episódios da quarta temporada mais cedo do que no ano anterior, mas a tal promessa não foi cumprida. A emissora parecia muito segura com a estável audiência do “Eliana e Alegria”, que agora era exibido à tarde e passava seriados voltados para o público infantojuvenil como Sabrina - Aprendiz de Feiticeira.

Além disso, a Parisi Vídeo não conseguiu concluir a dublagem dos novos episódios até setembro. Assim, a Rede Record teve que adiar a estreia da quarta temporada para o segundo semestre de 2002. Consequentemente, o Cartoon Network também sofreu com a demora e assim, o que havia começado em janeiro, só foi concluído em outubro! A Record, por sua vez, finalmente trouxe Pokémon de volta ao programa da Eliana e lançou os novos episódios no final de outubro, mas o anime só conseguiu ficar uma semana no ar, indo parar como tapa-buraco nos fins de semana da emissora, mas ainda assim os 52 episódios nunca foram exibidos – apenas uns 14 episódios foram ao ar, no total. E assim, 2002 marcou a primeira vez que uma temporada de Pokémon não foi exibida no Brasil por completa na tevê aberta, também foi o primeiro ano que os monstros de bolso não marcaram presença nos cinemas nacionais, detalhes que indicavam que o declínio da série por aqui já estava bem mais acentuado. Já não se falava muito nos monstros de bolso, não chegaram novos produtos marcantes no mercado e empresas que ainda apostavam na série foram ficando desestimuladas – como a Devir e suas Estampas Ilustradas.
2003 começou com uma realidade bem diferente daquela do começo de 2002: os fãs que tinham tevê a cabo esperavam a estreia da quinta temporada no Cartoon Network, enquanto os que só podiam acompanhar pela tevê aberta amargavam a incerteza do futuro do anime na Record. Seguindo a mesma tradições das estreias de Ano Novo, a quinta temporada, Pokémon – Master Quest, estreou em 1° de janeiro de 2003 no CN, mais uma vez com exibições diárias, nos horários de 17h00 e 22h00, desta vez dentro do saudoso bloco Toonami, voltado à exibição de animes no canal, dividido em quatro blocos de 13 episódios com exibições bem espaçadas entre si, que começaram em janeiro e se arrastaram até o segundo semestre. O ano passou e a Rede Record não estreou os episódios que jaziam em sua geladeira nem investiu em novos episódios dos monstros de bolso. E foi assim que a emissora que abriu as portas para Pokémon no Brasil, deixou de investir no anime de vez. 2003 foi o ano que todas as esperanças foram perdidas – ainda que para o público lá fora houvesse sim algo pelo que esperar!

Em 05 de janeiro de 2004, o Cartoon Network finalmente estreou a sexta temporada, concluindo a Liga Johto com a exibição dos 13 últimos episódios de Pokémon – Master Quest. A série estava longe de ser uma febre ainda, mas tinha um sucesso estável e quem a acompanhava via tevê a cabo acabara se acostumando com as exibições divididas em blocos. Com o emocionante final da Liga Johto e o começo de uma nova aventura, o interesse dos telespectadores brasileiros pela série foi renovado! Na tevê aberta, a coisa continuou feia. Foi praticamente o terceiro ano seguido sem um espaço decente para o anime entre as emissoras mais assistidas do país, até que a Rede Globo surpreendeu a todos estreando a quinta temporada dos monstros de bolso no dia 1° de novembro de 2004!
O anime estreou na “TV Globinho”, programa matutino infantil exibido na época, no mesmo horário que era exibido na Record, às 11h30, e teve todos os episódios exibidos. A exibição na Globo teve algumas diferenças em relação ao CN. Por razões desconhecidas, a Globo mandou que todas as falas da Pokédex fossem redubladas para exibição na emissora. Além disso, na Globo, o “Continua no próximo episódio” foi cortado e eles mudaram o final da quinta abertura americana, colocando uma imagem com personagens que só viriam a aparecer na temporada seguinte!
Além da quinta temporada, a Globo também exibiu os 13 primeiros episódios da sexta, exibindo a Liga Johto no Brasil. Infelizmente, o fato de a Record nunca ter exibido Johto League Champions por completo, houve um imenso buraco de quase 40 episódios entre uma exibição e outra, deixando muitos fãs sem algumas informações importantes, como quando Bayleef e Crobat tinham evoluído ou quando Ash tinha conquistado sua quarta e quinta Insígnias. Depois de alguns anos, a Liga Johto voltou a dar as caras na tevê aberta via Rede Família, um canal UHF pertencente ao grupo Record, quando a terceira temporada foi reexibida pela emissora. Entretanto, somente os episódios de Johto pertencentes a esta temporada foram exibidos porque, aparentemente, a Record já não tinha mais a quarta temporada sob sua custódia. Tal fato apenas comprovava que a emissora estava já estava tão pouco à fim de exibir tais episódios que firmou um acordo menor que o das anteriores com a Swen. Alguns anos ainda seriam necessários para que essa temporada tivesse uma exibição devida na tevê aberta brasileira.
Em 2008, a Rede TV! decidiu comprar alguns episódios de Pokémon para tapar buraco em sua programação. Surpreendentemente, porém, a série alcançou excelentes índices de audiência para os padrões da emissora, o que a levou a investir pesado na série, comprando todas as temporadas seguintes disponíveis. Exibir dois episódios por dia fez com que as duas primeiras temporadas se fossem num gole só em menos de três meses e em 27 de agosto, a terceira temporada deu as caras na emissora, finalizando a saga das Ilhas Laranja e reapresentando as aventuras de Johto de Pokémon – The Johto Journeys para os fãs brasileiros mais de sete anos desde a primeira exibição. Seguindo no mesmo ritmo, a quarta temporada veio na cola em 1º de outubro, marcando a primeira vez que Pokémon – Johto League Champions foi finalmente exibida na íntegra no Brasil em rede aberta! Ambas as temporadas foram exibidas na emissora da mesma forma que as anteriores: iniciava-se às 18h00, com a exibição de dois episódios de segunda à sexta, sendo precedidos por um resumo do último episódio exibido na noite anterior, mas sem os clássicos “Quem é esse Pokémon?” e o “Continua no próximo episódio”.
Entretanto, nem tudo eram flores. Nessa onda de exibir dois episódios juntos, a Rede TV! acabava cortando algumas cenas dos episódios para uni-los – mesmo que muitos deles nem tivessem uma relação direta – e esse estilo de exibição fazia com que os episódios da série fossem consumidos muito rapidamente, por mais que mais que o anime já tivesse mais 500 episódios disponíveis. Havia um medo que isso pudesse causar uma certa exaustão na nova geração de telespectadores que estivessem acompanhando a série e esgotaria as novidades mais rápido. Ao mesmo tempo, era compreensível que a Rede TV! quisesse tirar o máximo proveito possível do seu novo ás na manga. Além do mais, o canal não tinha alcance em todos os estados brasileiros e em algumas áreas, emissoras locais tinham uma programação própria para o horário, impedindo que muitos pudessem acompanhar as aventuras de Ash e cia na emissora. Porém, o sucesso de Pokémon viabilizou que a Rede TV! aos poucos reconstruisse seu programa TV Kids, adquirindo não só mais episódios do desenho dos monstros de bolso, mas também outras atrações como Chaotic e Ryukendo.
À medida que a quarta temporada se aproximava do fim, outra dúvida tomou conta dos fãs brasileiros: a série seria continuada? Tal medo surgira porque enquanto as quatro primeiras temporadas haviam pertencido à Rede Record, as seguintes haviam sido compradas pela Rede Globo anos depois e não se sabia se seu contrato havia se esgotado. E, de fato, a emissora carioca ainda tinha os direitos sobre as três temporadas seguintes da série. Entretanto, a Rede TV! não quis se deixar abalar e começou a exibir a oitava temporada como se nada tivesse acontecido!
Assim a história pulou do meio da saga Johto para o final da saga Hoenn! Mais de 150 episódios de diferença! Um grande impacto, mas que não impediu que a animação continuasse fazendo sucesso – só deve ter levantando umas milhares de perguntas na cabeça de quem estava começando a acompanhar o anime na época. Por fim, no dia 06 de julho de 2009, Pokémon – Master Quest, comemorando um ano do retorno de Pokémon à tevê aberta chegou à Rede TV! finalmente dando sequência à quarta temporada corretamente! O anime estreou à noite dentro de um TV Kids cheio de novidades: as recapitulações do episódio anterior não eram mais exibidos e apenas um capítulo era transmitido por dia.
Entretanto, o problema desta vez é que ainda no mesmo mês o horário da TV Kids foi tomado por informeciais, programas dedicados à propaganda de vendas de diferentes itens, que por muitos meses tomaram mais da metade da duração do TV Kids, o que tornou ainda mais restrita a exibição do anime no país. Depois de alguns meses, porém, a coisa voltou ao normal. Apesar da exibição da quinta temporada, os episódios finais da Liga Johto da sexta temporada permanecem inéditos na emissora até hoje já que esta temporada ainda estava sob a custódia da Rede Globo. No final do primeiro semestre de 2010, tirando todas as esperanças dos fãs, a Rede TV! anunciou que não iria mais comprar novas temporadas de Pokémon, deixando assim o final da Liga Johto sem reexibição na tevê aberta, algo que a emissora tornaria a reafirmar no ano seguinte mesmo com o contrato da sexta temporada com a Rede Globo expirando.
Na tevê a cabo, a Liga Johto foi por muitos anos exclusiva do Cartoon Network até que a emissora decidiu parar de exibir os episódios antigos do anime em sua programação e transferi-los para outro canal do grupo Time Warner, o Tooncast. Em agosto de 2012, episódios antigos de Pokémon começaram a ser reapresentados na emissora paga. Em seguida, ela decidiu exibir todos os episódios do anime de segunda à sexta, sempre ao meio-dia. Assim, eles passaram a saga da Liga Índigo, a Liga Laranja e ao final do mesmo ano davam início à exibição de PokémonThe Johto Journeys. PokémonJohto League Champions e PokémonMaster Quest vieram na sequência em fevereiro e abril de 2013, respectivamente, sendo exibidas mais uma vez por completo.
Por fim, no Brasil foram exibidos 157 dos 158 episódios originais dessa saga porque um dos episódios da Liga Johto foi censurado pela 4Kids. “Kōri no dōkutsu!” (A Caverna de Gelo!) foi banido pela 4Kids por ser focado na Pokémon Jynx. Devido à forte semelhança de sua arte original com uma clássica representação racista da população negra no ocidente, o Pokémon foi alvo de muitas polêmicas no ocidente, especialmente nos EUA, que até hoje tem problemas sérios com casos de racismo. Tais polêmicas inclusive fizeram com que a Nintendo decidisse mudar a aparência do Pokémon definitivamente em 2003. O episódio também trazia uma cena de beijo entre Brock e a Jynx durante um delírio e nos apresentava a irmã da Enfermeira Joy remadora das Ilhas Laranja. No Brasil, a primeira exibição da saga da Liga Johto teve início em 12 de janeiro de 2001 e foi encerrada no dia 20 de janeiro de 2004.

3 comentários:

  1. Eu acompanhei praticamente todos esses problemas de exibição, que infelizmente não acabaram com as temporadas seguintes. Acho que BW foi a mais certinha, digamos assim.
    Essa loucura na exibição prejudicou inúmeras pessoas. Conheço muita gente que até hoje não viu o final da Liga johto e nem o começo de Hoenn. Eu mesmo, só assisti a esses episódios ano passado. Sempre tive uma esperança de ver esses episódios na TV, mas como demorei a ter tv a cabo, tive que fazer o download para poder assistir. Ainda bem que hoje temos o Tooncast, mas ele só reprisa o episódio do dia :c bem que ele poderia ter outro horário para pokémon, ou então, quando DP acabar, reprisar desde o início, já que bw ainda está passando no CN(Além de ser péssima e não fazer falta)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Charles, o episódio da Misty separando a garota do Ash é "Amor ao Estilo Pokémon!", é um dos primeiros da Conferência Prateada da Liga Johto.
      Sim, DP nunca foi concluído na Rede TV!, mas ficou disponível do site oficial... BW tbm pode ser assistido no portal e tbm no Netflix agora. Eu sinceramente gostaria que todos os episódios fossem logo para o Netflix ou para o portal, mas parece que eles precisam os contratos com as emissoras vencerem =/

      Excluir
  2. Que episódio é esse onde o Ash está de mãos dadas com uma garota e a Misty separa? Não estou lembrado e fiquei curioso com a história XD

    ResponderExcluir