sexta-feira, 25 de julho de 2014

Sir Charithoughts: Pokémon XY034

XY034/ Episódio 837 – Mega Lucario VS Mega Mawile! O Vínculo da Mega Evolução!!

Flores. Estes pequenos e singelos elementos da natureza foram há muito apropriados pelos homens como símbolos de beleza e amor. Presentes em músicas, poesias e pinturas, elas tem andado de mãos dadas com a arte. O seu desabrochar tornou-se metáfora para transformações pelas quais os homens passam. Flores pontuam o começo de romances, estão presentes em casamentos e até na hora do adeus definitivo, elas estão lá para se despedir. Com tamanha importância e tanto significado, nada mais apropriado que flores se façam presente de maneira tão intensa neste que eu considero o episódio tecnicamente mais belo que a equipe de animadores de Pokémon nos entregou até hoje, sob a direção de Masaaki Iwane.
Tudo é excepcionalmente lindo neste episódio, incontestavelmente bem cuidado, bem montado. Tal beleza pode ser vista na apresentação de cada cena, nos movimentos e ângulos de câmera simples, mas pontuais, na fotografia impecável. Pode ser vista também na animação, já na primeiríssima cena, no movimento das flores, no sombreamento e nos detalhes da casa da árvore, no traço impecável dos personagens, na coreografia dos ataques de cada Pokémon, nos cenários deslumbrantes que recheiam os passeios de Korrina e Lucario e que se estende até a lua brilhante no céu, linda. Há beleza na trilha sonora tão primorosa de Shinji Miyazaki, não apostando em músicas muito comuns, mas buscando toques mais diversificados para destacar o quão especial é este passo final na jornada da Líder de Ginásio e seu Lucario com nossos heróis. Tal perfeição também pode ser sentida no trabalho de dublagem, na atuação excepcional de Yuka Terakasi, conseguindo transmitir os sentimentos de Korrina de forma extremamente emocional no clímax quando a Treinadora precisa desafiar seu próprio amigo. E é claro que tal beleza também pode ser percebida no roteiro. 


É o fim do arco de Korrina e Lucario e nossos heróis finalmente chegam às Montanhas do Dever - um dos locais mais belos que o anime já nos apresentou - onde a Líder de Ginásio e seu Pokémon devem aprender a dominar a Aura selvagem que se sobrepõe à vontade do monstro de bolso. Lá, eles conhecem Maple, a anciã que Gurkinn ordenara que sua neta fosse conhecer. A boa senhora não perde tempo e desafia Korrina para uma batalha, na qual ela usa seu Pokémon capaz da Mega Evolução: Mawile. Logo no começo, podemos observar que Korrina e Lucario ainda não fizeram muito progresso desde a última vez. O Pokémon continua cheio de arrogância e fazendo suas próprias escolhas de como atacar, algo que sua Treinadora não parece notar como um problema até Ash chamar sua atenção. O Pokémon de Korrina não parece ter chance contra Mega Mawile, cujas habilidades são nitidamente superiores, algo que gera a frustração que o leva à raiva e ao descontrole. Entretanto, se antes tudo o que se via era fúria, o Mega Lucario desta vez parece ainda mais perturbado e meio insano, como se o processo tivesse se tornado mais doloroso até. Um sinal de que a consciência do Pokémon está brigando com a Aura pelo domínio do corpo talvez, mas a Aura leva a melhor. Porém, antes que possa causar qualquer estrago, o Pokémon é rapidamente derrotado por Mega Mawile. Não há tempo a perder: é hora de o treinamento de Korrina começar!
De todas as coisas que eu esperava para este episódio – estas variando de cenas de meditação em cachoeiras à técnicas de manipulação da Aura –, fazer arranjos de flores e passear não chegaram nem perto da lista. Não é novidade no universo da cultura japonesa esses treinamentos incomuns que sempre surpreendem os jovens – e o telespectador leigo, como eu – com sua capacidade de ensinar tanto através das atividades aparentemente mais triviais, mas tal feito não é comum em Pokémon. A ideia do arranjo de flores e do passeio é genial, nem tanto por questão de inovação, mas pelo propósito para o qual foi empregado no episódio e da forma excepcional como isso foi feito. A maneira como que o arranjo é usado para exemplificar a integração entre Lucario e Korrina e também os demais personagens é bacana e muito sutil, sendo este um elemento não muito frequente em Pokémon.
É apenas apropriado que quem assine o roteiro aqui seja Shinzo Fujita, o mesmo de “Korrina e Lucario! Os Segredos da Mega Evolução!!”, o episódio que abriu este arco. Se ele havia sido o mais fraco dos cinco, Fujita agora se redime nos dando o melhor, algo mais digno do seu magnífico trabalho com o Ginásio de Santalune. Entretanto, mais do que um mérito próprio, o que realmente me conquista neste arco é o trabalho em equipe dos roteiristas. Fujita, Ohashi, Tomioka e Omode demonstraram uma sintonia e colaboração que eu não lembro jamais ter visto antes em Pokémon. É ótimo saber que não dependemos mais exclusivamente de Tomioka para termos histórias com continuidade e coerência – ainda que Ohashi tenha deslizado um cadinho episódio passado. Se Korrina e Lucario se provaram personagens tão sólidos, com certeza foi essa união que tornou isso possível.
É igualmente fascinante pra mim que “Mega Lucario VS Mega Mawile! O Vínculo da Mega Evolução!!” não é sobre superação e autocontrole, mas uma reflexão sobre os papéis de um Treinador e seu Pokémon. A jornada de Korrina e Lucario não era sobre o Pokémon aprender a dominar o poder que ativava seu modo selvagem. O verdadeiro objetivo aqui era ambos entenderem que, por mais próximos que sejam, cada um exerce uma função diferente. No fim das contas, Korrina e Lucario tinham o vínculo. Ele nunca foi um problema. O erro todo estava na autonomia de Lucario. Criado com a menina desde pequeno, dormindo na mesma cama que ela, almoçando com ela, etc, o Pokémon cresceu enxergando-a como uma igual. Isso lhe deu liberdade o suficiente para tomar decisões e atacar sem esperar os comandos de sua Treinadora. E ela, enxergando-o como igual, acreditava que isso era completamente normal. Essa liberdade é que acabou sendo seu grande inimigo, quando seus próprios instintos dominavam seu corpo e não reconheciam a autoridade de sua Treinadora. A ideia toda do arranjo de flores foi genial porque evidenciou que o problema era que eles eram grandes amigos, mas não eram um, algo que Ash e Pikachu são. Verdade seja dita, Korrina e Lucario esqueceram que, enquanto Treinadora e Pokémon, eles possuem funções diferentes. De maneira bruta: um manda e o outro obedece.
Ainda que a ideia posta assim possa soar antagonista dos valores de amizade que o anime sempre tenta empregar na relação entre humanos e Pokémon – mesmo que na real toda a franquia gire em torno de pessoas tirando animais de seu habitat natural em nome do seu bel-prazer –, Fujita tem todo um cuidado de ilustrar isso de forma brilhante através da emblemática cena da escalada de Lucario até a flor do rochedo. Ao mostrar como o Pokémon se beneficia das instruções de Korrina aqui e como desta forma, ambos agem em conjunto para alcançar algo, o roteirista consegue de modo eficaz mostrar que embora ambos fossem muito unidos, ainda faltava enxergar a importância do comando do Treinador no trato com seu Pokémon. Essa relação mútua parece ser justamente um dos temas de Pokémon X & Y como um todo. Os jogos em geral sempre estabeleceram que Pokémon treinados se tornam mais fortes que aqueles que vivem in natura e alguns Pokémon (como Scyther) só conseguem evoluir com o auxílio de um humano. A própria Mega Evolução, por exemplo, só pode ser alcançada se o Pokémon tiver um forte vínculo com seu Treinador – salvo casos de lendários como Mega Mewtwo Y e Mega Diancie, aparentemente, mas que se danem eles =P
Fujita ainda coroa o momento com a lição que a Sra Maple ensina à Korrina após ver o progresso que a menina fez junto de seu Pokémon: mesmo que expostos à mesma visão, Treinadores e Pokémon enxergam diferente e é preciso unir essas visões para ambos ficarem mais fortes. Tal noção é algo que Ash e Pikachu já dominam e a série XY já demonstrou isso muuuuito antes de Lucario e Korrina aparecerem. Basta lembrar da batalha sensacional contra a Equipe Rocket no episódio “A Tosadora Pokémon e Furfrou!”, aquela em que Pikachu foi cegado pela tinta de Inkay e ainda assim foi capaz de lutar só seguindo as instruções do garoto de Pallet. Eles foram verdadeiramente um. É esse nível de conexão que Korrina e Lucario começam a aprender a desenvolver.

Mas e os outros personagens? Enquanto Ash e seus amigos ficam bem ausentes neste episódio, é interessante notar como eles fazem seus arranjos. Assim como Ash e Pikachu, notem que Clemont e Chespin, Serena e Fennekin e Bonnie e Dedenne também trabalham para fazer um único arranjo de flores. Enquanto eu não me surpreendo com Fennekin, considerando sua devoção por sua Treinadora, isso mostra que Chespin e Clemont e Bonnie e Dedenne agora estão em sintonia também, apesar da falta de sintonia inicial. Embora deva-se notar que enquanto Fennekin, Pikachu e Chespin entregam as flores para seus Treinadores (ou sua máquina, no caso de Clemont) organizarem, Dedenne as coloca por si mesmo. Isso pode ser um leve vestígio do fato de que como ele pertence a Clemont, ele não enxerga a garotinha como alguém de autoridade - embora ela o tenha comandado numa luta contra Chespin no passado e ele obedecido. Outro detalhe interessante é que depois que a Sra. Maple comenta sobre como o arranjo da Líder de Ginásio e seu Pokémon ficaram bonitos, os demais parecem querer seguir o exemplo no arranjo seguinte e fazer arranjos de múltiplas flores :v É também adorável como a anciã, apesar de não estar satisfeita com o arranjo de Korrina e Lucario, elogiá-lo mesmo assim, sem nunca demonstrar reprovação. Uma verdadeira mestra. É igualmente ótimo que a série não tenha medo de mostrar que o treinamento levou vários dias e é muito legal ver como os arranjos de Korrina e Lucario vão ficando gradativamente mais integrados.
Eu também gosto muito de ver o cansaço dos Treinadores em ficar mexendo com flor todo santo dia, especialmente nos casos de Korrina e Lucario, sempre tão agitados, agora sendo impostos a atividades bem monótonas. É interessante que ambos não veem sentido nenhum em todos os passeios e arranjos, mas Ash sim (e ele não reclama da falta de batalha, mesmo sendo bem impulsivo também... talvez depositando confiança total em Maple?)! É curta, mas ótima a cena em que ele discute com Clemont qual a possível lição por trás disso – eu sempre gosto de ressaltar o quão foda e maduro o menino está nesta saga, todo inteligente, dedutivo, determinado, lógico, lindo demais. É igualmente legal ver o cansaço de Serena contrastando com a empolgação de Bonnie e a Equipe Rocket toda cautelosa esperando dias pelo momento perfeito para pegar a Mawile (ela é tão fofinha!).
Chega a ser surpreendente o momento em que eles finalmente atacam, com uma animação e uma música que dão um clima de tensão verdadeira ao evento - eu levei um sustinho confesso, parecia que alguém tinha levado um tiro o.o -, cortando o diálogo calminho entre Korrina e Maple. Apesar de eu nunca gostar quando Treinadores com Pokémon ficam inertes a um ataque da Equipe Rocket, a luta entre Korrina e os vilões é sensacional. É verdade que eles apelaram um pouquinho na força de Inkay e Pumpkaboo, mas foi tão foda vê-los acertando Mega Lucario no ar, não dando chance para ele usar seus ataques físicos que os bichinhos mereceram cada segundo desse tempo de cena e totalmente justifica Mega Lucario sair da linha pra apelar mais uma vez. E a sequência que se segue é simplesmente formidável!
Lucario enfurecendo, Korrina se impondo, mostrando o Mega Bracelete e ainda assim sendo mordida pelo seu próprio Pokémon é uma cena lindíssima, com uma carga dramática que certamente a torna uma das melhores da série! A forma que a voz dela alcança Lucario, citando as palavras da Sra. Maple, e o faz lembrar de todos os momentos que eles vivenciaram nos últimos dias é orquestrada de modo impecável. E depois, a pose dos dois, lado a lado, FODA, com ele atacando sob as instruções de Korrina FODA e conseguindo se desvencilhar dos golpes dos oponentes é muito, muito FODA! Me deu dó de Pumpkaboo todas aquelas Investidas de Osso, mas FODA FODA FODA FODA. Infelizmente, Fujita ainda tem o vício de soltar Pikachu e o Pokémon que foi pego e acrescentá-los desnecessariamente à batalha, mas FODA FODA FODA. Totalmente valeu a pena ver Mega Mawile mais uma vez. E para coroar: Lucario faz a Equipe Rocket decolar com uma recém aprendida Esfera de Aura.
E porque o que já estava lindo podia terminar ainda mais belo, Ash decide não acompanhar Korrina até Shalour. Porque ele está foda e maduro esta saga e sabe que agora que a Líder e seu Pokémon aprenderam a dominar a Mega Evolução e Lucario aprendeu a usar a Esfera de Aura, ele também precisa se fortalecer se quiser derrotá-la. Por fim, Korrina e Lucario se despedem e somem no horizonte, enquanto Ash segue em frente totalmente esquecendo a existência da boa velhinha – ainda bem que Clemont e Bonnie existem para mostrar bons modos rs nem pra isso Serena serve (zoeira glrz) – e nossos heróis seguem sua jornada com a promessa de um treinamento no ar (e que ele aconteça de verdade desta vez!). Do meu lado aqui, ficou a emoção. Este foi um daqueles episódios que eu tive que sentar no sofá porque ficar deitado não dava mais e no fim eu queria aplaudir, de verdade. E um viva a um dos melhores episódios de Pokémon XY!
Considerações finais:
  • Nossa, eu achei tantos gifs bons e legais e ainda tive que deixar uns de fora rs mas não achei um da escalada, como eu queria. De qualquer forma, tem um que eu estou segurando há nem sei quantas semanas, mas não encontrava lugar para encaixá-lo, então vai ficar aqui deslocado pq acho que não vou mais precisar =P   
  • O primeiro ataque que Korrina mandou Lucario usar contra a Equipe Rocket foi o Soco do Poder, que ele lançou contra Pumpkaboo. Por um momento, achei que íamos testemunhar um erro do anime já que Pumpkaboo é tipo Fantasma, logo imune a ataques do tipo Lutador. Porém, antes que pudéssemos saber se ia acertar ou não, Inkay interveio. Olha só! Agora fico sem saber se Inkay salvou só Pumpkaboo ou se salvou Fujita de um furo no roteiro;
  • Sra. Maple dirige um veículo provavelmente fabricado pela Corporação Cápsula;
  • Eu adoro a forma como os japoneses pronunciam o nome japonês de Mawile: "Cutchito". Parece muito um apelido carinhoso em espanhol =P
  • Eu só acho que Bunnelby teria ajudado muito melhor a fazer arranjo de flores #poké-recalque;
  • Eu gosto mto de como a câmera não mostra Serena chamando Fennekin pra fora da Pokébola, mas ainda nos dá o som da cena. Muito bem feito;
  • Há um detalhe que eu achei muito interessante, mas não soube encaixar no charithought de jeito nenhum. O som sinistro que pontuava a loucura de Mega Lucario era o toque estrondoso de um sino, daqueles grandões, sabe, tipo de igreja. E aí que neste episódio Korrina gosta de flores que tem o formato de sininhos e fazem sonzinhos assim. E são esses sonzinhos calmos de sino, tipo os do Chimecho, que marcam o momento em que a loucura acaba. Chega a ser poético;
  • Adorei quando Korrina comentou com Lucario sobre a lua estar parecida com a do outro dia, se referindo ao episódio passado;
  • Em relação à audiência, "Mega Lucario VS Mega Mawile! O Vínculo da Mega Evolução!!" registrou 5,1 pontos. Apesar de não ter sido o mais assistido do arco (o campeão continua sendo "Lucario VS Blaziken! A Caverna das Provações!!" com 5,3), ele teve a melhor posição de Pokémon no TOP 10 em semanas, ficando em 7º lugar, passando Dragon Ball Kai, por exemplo!
  • Esta semana encontrei um vídeo foda comparando como os títulos dos filmes de Pokémon são apresentados no oriente e no ocidente. Vai do 1º até o 15º, mas é muito bacana de ver. Normalmente este tipo de conteúdo se enquadraria melhor nas minhas trajetórias, mas como eu ainda estou anos-luz de fazer uma matéria sobre o 15º filme e com o 17º da franquia nos cinemas, vou postar aqui antes que ele desapareça das Internetz né. Para assistir, clique aqui;
Respondendo aos comentários:
  • José Netto, eu tbm gostei de como Pikachu ficou confuso com a falta de comando da Korrina rs;
  • Mateus, obrigado pelas boas-vindas, e lamento por vc ter perdido o comentário :o fiquei mó curioso pra ler agora XD Sobre os Pokémon da Equipe Rocket não estarem sendo mto trabalhados em termo de personalidade, eu concordo sobre o Pumpkaboo. O Inkay nem tanto. Ele tem ganhado bastante atenção, inclusive no curta que está agora nos cinemas, ele está junto de Wobbuffet e Meowth lá. Pumpkaboo não (Fletchinder e Bunnelby tbm não T-T) Mas eu concordo que uma hora ou outra eles deviam fazer um episódio mais focado nos vilões e seus Pokémon mesmo. Pumpkaboo tem uma vozinha tão especial que eu queria mais atenção pra ele só por isso XDD E rezemos para que o Ash faça um treinamento convincente para vencer esse Ginásio pq agora não tá fácil mesmo;

21 comentários:

  1. Sr.Rizadon td apaixonado p esse episodio, foi o chatirouth(çocorro eu errei) mais romantico q li. Kkkkk so tenho algo a concordar Foda Foda Foda! xD N comentei mais pq os comentarios n postam kkk da preguiça de escrever mas eu amo ler pq o sr sempre tem uma maneira bela de vê o episodio!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, eu gostei mto do episódio XDD Agora, qual é o problema com os comentários??? Como assim o google não tá deixando meus leitores comentarem direito??? =OO

    ResponderExcluir
  3. Opa, eu vi que realmente tem um problema que dá erro. Mas aí eu só voltei a página e o comentário estava publicado. Que droga. Desculpa aí o transtorno, galera.

    ResponderExcluir
  4. Que episódio show... sou fã nova conheci a franquia por causa do anime (Preto e Branco) e comecei a assistir desde o começo agora (Último que vi foi A Patrulha Canina... tenho muito a assistir ainda), e enquanto lia alguns posts antigos do blog li que você não gosta de Best Wishes :( hehehe e gostaria de saber tem mais alguma geração do anime que você não gosta?
    Mas quanto ao episódio ADOREI muito lindo a cena final do Lucario e da Korrina, só espero que o Ash não use todos os Pokémon dele contra o Lucario e que ela pelo menos use um outro (um Mienfoo talvez?) mas bom enquanto a batalha não acontece... além disso outra coisa que eu estava pensando é que na faze Best Wishes não tinha esse tipo de arco, só as vezes com os eventos de batalha e eu estou adorando divisão por arcos... depois do da Korrina teremos do Acampamento, falando nesse arco terá um novo episódios de Pokévisão será que a Serena irá se dedicar a isso, mas bom acho que já chega falei demais já hehehe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mareli, vc comentou na outra vez e eu não sabia se vc era mesmo uma garota. É a primeira garota que eu conheço que lê meu blog. Ficou mto mto feliz com isso =DD

      Pois é, meu desgosto de Best Wishes! é antigo e clássico. Até hoje eu não assisti a todos os episódios da saga, embora eu jure pra mim mesmo que uma hora eu vou. Ainda mais com o Netflix disponibilizando tudo, não me sobra desculpa.
      E não, definitivamente não tem uma outra saga do anime que eu não gosto além de BW. Enquanto eu reconheço os méritos dela, é a única geração que não me agradou (eu amo alguns Pokés como Emboar, Carracosta, Scrafty, Krookodile e Excadrill, mas não deve passar de 50% do total). Os Pokémon dessa geração não me conquistaram, a saga do anime não me agradou e embora eu tenha AMADO os jogos Black & White, eu não joguei tanto quanto os outros da série. White 2 menos ainda. Mas tenho planos de rejogá-los agora que já transferi meus Pokés importantes para o Bank.
      Pois é, PokéVisão vai voltar. Eu estou no mínimo curioso pra ver como vão tornar isso interessante a longo prazo.

      Excluir
  5. E isso conclui um ótimo arco de "apresentação" sobre a Mega Evolução no anime. Mas o que eu mais achei estranho nisso tudo foi que nem o Ash e nem os outros lembraram de dar nem uma ligadinha para o Professor Sycamore para dar nem que seja uma olhadinha rápida no Mega Lucario da Korrina, mesmo depois de verem o quão desesperado ele estava para ver e conhecer mais sobre a Mega Evolução do Gardevoir da Campeã Diantha. Eu aposto que ele iria ficar imensamente feliz em poder acompanhar de perto o resultado que a Mega Evolução causou no Lucario e em sua treinadora, assim como toda a sua trajetória. Desde o momento em que ele tocou a Mega Stone e se transformou pela primeira vez até o momento em que ele e sua treinadora conseguiram dominar esse poder por completo. As mudanças de atitudes, as ações que precisam ser tomadas, os riscos, o impacto que isso causa tanto no Pokémon quanto no treinador e claro, o seu poder. Eu acredito que tudo isso precisava ser analisado cuidadosamente pelo Professor Pokémon responsável pela região pioneira em Mega Evoluções (isso claro até Hoenn e a chegada de OR/AS). Acho que muito material importantíssimo de pesquisa foi perdido aí, além de ser um furo e tanto, hein? O Professor Sycamore deve ficar muito triste e decepcionado quando ficar sabendo disso (claro, isso se ele vier a souber sobre isso algum dia).

    A propósito, eu sei que isso não tem muito a ver, mas depois de ver esse video eu lembrei de como o pôster Ocidental do 2° filme de Pókemon é o best EVER! Eu ainda lembro da sensação que tive ao ver esse cartaz pela primeira vez no cinema há mais de dez anos atrás. E o jeito como eles colocaram o 2000 (apesar dele ter sido feito originalmente em 1999) foi simplesmente épico e poético.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Don, verdade, mas confesso que em nenhum momento eu sequer pensei no Prof. Sycamore durante este episódio. O Ash nem liga pra casa e ele não se preocupa mto em ajudar os professores das regiões. Verdade seja dita, ele tava nem aí pro interesse pro Prof. Carvalho na Bola GS =P
      Agora, nada impede que eles voltem a tocar no assunto no próximo encontro com o pesquisador. Além disso, o caso do Mega Lucario não parece ser algo comum e sim um caso específico da situação atípica em que Lucario e Korrina conviveram. Tipo, não é mto comum Pokémon e crianças crescerem juntos como ocorreu com esses dois e os Pokémon desenvolverem o tipo de autonomia que o Lucario tinha desenvolvido. De qualquer forma, por enquanto resta esperar e eu realmente espero que eles voltem a tocar nesse assunto no futuro.

      Excluir
    2. É eu sei, acho que ninguém pensaria no pobre Professor em momentos como esses. Mas eu acho que justamente por este ser um caso atípico que era necessário uma boa análise por parte do Professor. Nem todos os casos são iguais, muito pelo contrário, diferentes Mega Evoluções em diferentes pokémons causam diferentes resultados, acho que é necessário uma boa análise por parte do Professor sobre isso. Mas eu acredito que isso não deve ser um problema muito grande, já que ele também possui o seu assistente, Alan, viajando por ai em busca de mais informações sobre as Mega Evoluções. Mas eu confesso que estou um pouco preocupado de que os habitantes da região e até mesmo forasteiros (leia-se Ash) acabem conhecendo mais sobre as Mega Evoluções do que o próprio Professor responsável pela região, que era para ser o que mais deveria estar por dentro do assunto.

      Excluir
    3. Seria irônico mesmo, mas vale lembrar que nos jogos o Prof. Sycamore deixa sua pesquisa a cargo de crianças de 10 anos, então não acho que ele deva ser levado mto a sério rsrs
      E há tbm um questionamento: o Alan é mesmo assistente dele?

      Excluir
    4. Ué? Você não assistiu o especial? Alan mesmo disse que é seu assistente. Além do mais, ele estava em seu laboratório, agia como seu assistente, se vestia como seu assistente e estava ao lado de outra assistente, e até pegou o seu atual Charizard no laboratório dele, além de ter descoberto sobre as Mega Evoluções através do próprio Professor Sycamore. Fora isso, foi ele quem se voluntariou para procurar Mega Stones e até mesmo pediu permissão para o Professor para viajar, coisa que o Professor aceitou sob a condição de que ele deveria enviar seus relatórios com frequência. Eu acho que o Alan cumpre o papel de pesquisar do Professor Sycamore no lugar do protagonista do jogo.

      Falando nisso, você poderia fazer um charithought sobre esse especial? Eu acredito que ele será muito importante no futuro além de já está decidido que ele terá continuação. Foi a primeira vez que vimos Lysandre e a equipe Flare no anime, e parece que Lysandre está monitorando as ações do Alan através do bracelete da sua Key Stone. Será que ele e o Professor Sycamore estão são amigos igual ao jogo e estão planejando fazer alguma coisa no anime? É uma possibilidade e seria bastante interessante. E eu também estou achando de que o Alan pode ser o treinador que vai derrotar o Ash na liga dessa vez.

      Excluir
    5. Ele disse que FOI assistente do Prof. Sycamore. A cena em questão era um flashback, Alain (segundo a Bulbapedia, é assim que se escreve o nome agora aparentemente) estava bem mais novo e tinha um Charmander. O anime deixa implícito que alguma coisa aconteceu nesse meio tempo, mas que os dois não trabalham mais juntos. Inclusive, o especial dá uma pista de que o Alain está trabalhando com o LYSANDRE agora. E eu já fiz um charithought sobre o especial =D Vc confere ele neste link: http://sircharizard.blogspot.com.br/2014/04/sir-charithoughts-pokemon-xy-especial-01.html

      Excluir
  6. Antes de mais mts parabéns pelo blog e em especial pelos Charithoughts. Agr, as minhas opiniões acerca da série:
    #1 Estou a adorar a Team Rocket. Nesta série eles estão mais fortes e realmente apresentam uma ameaça. A participação deles neste episódio foi fodástica.
    #2 Ao contrário da última série (BW q foi um monte de bosta) eu espero q a Jessie volte a evoluir os seus Pokémon, especialmente pq um Gourgeist é um Pokémon com o qual ela pode 'divar' nas PokéVisions.
    #3 A Serena está meio apagada mas acredito q com a vinda da Shauna ela realmente se comece a destacar mais e espero q com as PokéVisions e com os concursos de Poffins ela conquiste uma posição de destaque q tanto a May como a Dawn tiveram.
    Agr gostaria de lhe perguntar q Pokémon acha q tanto a Jessie como a Serena deviam capturar? Eu acho q a Jessie devia ter um Dragalge para manter a tradição de ter um Pokémon poison-type. Agr a Serena acho q além de eevoluir o Fennekin para Braixen, devia apanhar tbm um Aromatisse (para fazer rivalidade à vagabunda dos Poffins q tem um Slurpuff), um Mawile (achei lindo ela com o Mawile ao colo neste episódio e não vou ficar satisfeito enquanto ela tiver o seu) e para terminar uma eeveelution. Diria até q ela deveria ter um Sylveon mas depois à exceção do Fennekin todos os Pokémon dela seriam fairy-type, o q até podia ser uma boa maneira de fazer destaque ao novo typing e no futuro seria maravilhoso ver a Serena a partir a cara da Íris e dos seus Pokémon dragon-type.
    Continue o seu excelente trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha cara, sinceramente eu não acho que concursos de Poffins possam ser tornar interessantes de alguma de forma, acho que deveria trazer os Pokemons Contests de volta só para a Serena poder fazer algum coisa. E mais do que tudo a Serena não deve NUNCA evoluir o seu Fennekin! Fala sério, é lamentável que um pokémon tão bonitinho e fofinho possua uma cadeia evolutiva tão desastrosa. A última evolução dele, Delphox, parece ser mais uma bruxa do que um pokémon e o Braixen não é muito diferente. A Fennekin dela deve ficar do jeito que está, o Piplup da Dawn nunca precisou evoluir e era perfeito mesmo assim, além do mais como ela não terá foco em batalhas, não tem nenhum motivo para sua Fennekin evoluir. E simplesmente não tem nenhum cabimento ela conseguir um Mawile, os pokémons capazes de mega evoluir não deveriam ser desperdiçados dessa maneira. No entanto, um Spritzee e consequentemente um Aromatisse seria legal para ela e pokémons do tipo Fada também seriam opções muito interessantes de ser usar no futuro, usar eles para deixar a Serena brilhar de fato bem interessante.

      Excluir
    2. Kiou, não concordo cntg no q diz respeito ao Fennekin. Da sua linha evolutiva para mim o Braixen é o mais bonito e visto q o Fennekin assume um papel de protetor em relação à Serena acho q só pela fisiologia do Braixen em si, ele desempenhará melhor esse papel. Tbm duvido q os concursos de Poffins sejam alguma vez interessantes mas eles já pegaram nisso e duvido q agr os esqueçam e acho q está tarde demais para eles introduziram os contests, mas pode ser q nos surpreendam. Acerca das mega evoluções, acho q todos os protagonistas vão ter uma e a Serena não será exceção. E se tiver q adivinhar, diria q o Clemont vai mega evoluir o Ampharos do pai dele, visto q o pai já mega evolve um Blaiziken. E sonhando mt alto adoraria q tanto a Misty como a May aparecessem nesta temporada, tendo a Misty o mega Gyarados e a May o seu mega Blaziken

      Excluir
    3. Diogo, obrigado pelos elogios ^^ Olha, sinceramente eu acho difícil pensar em futuras capturas pra Serena. Especialmente pq a personagem NUNCA demonstra interesse por nada do mundo Pokémon, nem mesmo por outros Pokémon. Eu realmente duvido que ela pegue mais que dois Pokémon e a evolução de Fennekin pode realmente não acontecer. Eu gosto mto de sua cadeia evolutiva, porém. Delphox é o mais bonito dos três iniciais evoluídos pra mim e eu gosto mto tbm do seu estilo mágico e como ele usa a varinha e tal - embora ele tenha o que deve ser a pior hidden ability de todas u.u
      Mas o lance é que a Serena é tão estagnada como Treinadora que às vezes eu nem lembro que ela é uma Treinadora. Eu achei que ela ia pegar um Swirlix... e não rolou. Suspeitei que ela fosse ter um Scatterbug... necas! Então eu realmente não sei. Talvez um Spritzee seja realmente uma boa.
      Eu acharia mto foda se May e Misty retornassem com Mega Evoluções, mas eu duvido mto que Clemont e Serena serão capazes de mega evoluir alguém. Eu acho que apenas Ash deve alcançar esse nível e, provavelmente, só mais perto da Liga, infelizmente :/

      Excluir
  7. Adorei esse episódio e estava ansioso para esse charithough. Esse foi mesmo um dos episódios mais bonitos de toda a série; tudo funcionou muito bem e superou as minhas expectativas de um treinamento bobo nas montanhas. Eles conseguiram fechar o arco de Korrina e Lucario da melhor forma.
    Ash está realmente FODA! É muito bom ver o Ash babaca e crianção ser substituído por um Ash tão maduro e esperto como em DP. E por falar em DP, não espero pra "DP, eu adoro você" chegue nesse blog, assim posso ver o que você também gosta tanto nessa saga!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe eu acho que até já dá pra encerrar a enquete pq a galera quer mesmo ver eu falando de DP! E olha que eu achei que vcs estariam cansados já a essa altura rs

      Excluir
  8. # Desculpa, Sir, sei que temos sentimentos contrários com relação ao Dedenne, mas.. ai, ele não sabe ser como o Togepi! Nem sei pra que ainda levam a dubladora dele para o estúdio! Gente, ele não faz nada!
    Volta Togepi! Não fazia nada, mas era lindo mesmo sem fazer.

    # A Serena é tão sem graça que até o primeiro arranjo dela é sem graça.

    # Será que a Dona Maple é parete do Ramos? A casinha dela lembra muito o Ginásio Tipo Planta de Kalos.

    # No mais, tudo lindo e cintilante, como você já ilustrou tão maravilhosamente bem (como sempre fez ^^)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudio, vc tava sumido por aqui XD
      Togepi era mesmo mto lindo *---*
      Estou evitando assuntos polêmicos como Serena =P
      Seria MUITO legal se Maple e Ramos fossem parentes!

      Excluir
  9. Ótimo Charithought! Mal posso esperar pelo XY35 :D

    ResponderExcluir