quinta-feira, 26 de junho de 2014

Sir Charithoughts: Pokémon XY031

XY031/ Episódio 835 – Lucario VS Blaziken! A Caverna das Provações!!


Uma das razões pelas quais eu considero Pocket Monsters – Diamond & Pearl a melhor série de Pokémon é o fato de a saga em Sinnoh possuir várias subtramas contadas em arcos de episódios. Não era algo totalmente inédito na série – a saga da Liga de Índigo já trazia os episódios triplos do St. Anne e de Sabrina, por exemplo –, mas extremamente raro. Os roteiristas estavam acomodados aos Treinadores do dia, os Pokémon do dia, os problemas do dia, etc. Investir nessas histórias que se desenrolam ao longo de múltiplos episódios foi ótimo porque deu à série um senso de continuidade maior. Além disso, era ótimo ter algo a mais pelo que esperar do próximo episódio além de uma nova captura ou Batalha de Ginásio ou Torneio Pokémon. Eu queria mesmo saber como Dawn devolveria Pikachu a Ash, ou como era o Castelo Âmbar da Vespiquen, ou o qual era o lance de Chimchar e Paul na Batalha em Dupla de Hearthome. Nunca antes havíamos tido uma competição que não fosse Liga Pokémon ou Grande Festival tomando a liberdade e o tempo para se desenvolver por cinco ou mais episódios até a Copa Wallace – o Torneio dos Redemoinhos em si dura três e antes disso é só os Treinadores viajando até lá.
O responsável pela construção da série, Atsuhiro Tomioka, cuidou pessoalmente de todos esses arcos, roteirizando praticamente todos os episódios importantes da série, deixando seus amigos com a parcela menos saborosa. Entretanto, com a chegada de Best Wishes!, Tomioka aprendeu a partilhar, deixando seus colegas trabalharem mais nos roteiros dos episódios. Infelizmente, a ideia não funcionou tão bem e praticamente todos os arcos de BW sofrem carência de inspiração, com a maioria resumindo-se a eventinhos que consistem basicamente de reunião de rivais, batalhas e Don George ou algum outro personagem recorrente adulto marcando presença. Então claramente não foi à toa que, ao saber que Tomioka havia decidido dividir o serviço de novo com seus colegas, eu fiquei um cadinho preocupado com como esse arco dedicado a Lucario e Korrina poderia ser. Afinal de contas, ter um roteirista escrevendo todos os capítulos do mesmo arco ajudava a manter uma coerência entre eles, e não ajudou nada que Shinzo Fujita tenha sido bastante preguiçoso com o episódio que deu início a essa aventura. Some a isso o fato de que a roteirista deste segundo capítulo seria Akemi Omode, alguém cujo verdadeiro potencial para a série eu realmente não conhecia ainda.
Felizmente, a senhorita Omode consegue entregar um episódio que chega muito perto de perfeito em sua execução e, acredito, seja o seu melhor trabalhando na série até o momento (eu não assisti aos que ela escreveu em BW). Há um equilíbrio perfeito dos melhores elementos do anime aqui para agradar a todos os gostos: tem aventura, ação, comédia, drama e até a pitadinha de romance que para os shippers de plantão serve como uma colher! A Cidade de Geosenge teve sua ligação com rochas mantidas no anime e embora ela ainda seja bem diferente da sua contraparte dos jogos – que é meio deserta e mais histórica, com uma forte ligação com a história de AZ e os lendários Xerneas e Yveltal –, eu fiquei feliz de ver os pilares de pedras espalhados aqui e ali e o tom místico e misterioso que conseguiram dar ao lugar. Eu também gostei da ideia de espalharem lojas de Pedras Evolutivas pela cidade já que isso também serve como um paralelo bacana para a possível conexão entre elas e as Mega Pedras e a equipe de animação caprichou bastante colorindo as rochas da cidade! Eu gostei muito da textura que elas receberam, dando-lhes uma beleza bastante diferenciada. Além disso, tal evento serve para engatilhar uma conversa que revela o porquê de Pikachu não evoluir a Clemont, Bonnie e Serena e também para nos revelar que o Heliolisk do irmão limão já foi um Helioptile.
Mas Korrina e cia estão na cidade não atrás de Pedras Evolutivas e sim de uma Lucarionite! A busca é iniciada com muita empolgação por parte das crianças, especialmente entre Korrina e Lucario, que estiveram esperando por esse momento tão ansiosamente, mas ao serem questionados por Ash sobre sua localidade, eles simplesmente não sabem onde ela está. Depois de muito perguntar e não obter sucesso algum, os Treinadores conhecem o fotógrafo Makita – uma referência muito bacana a Phil, o Cara da Foto (Phil the Photo Guy) de Pokémon X & Y. Omode consegue transformar esse momento simples de forma especial, ao se preocupar em mostrar como cada um dos nossos protagonistas reage de forma única a este evento: cenas como a de Clemont tendo problemas para forçar um sorriso e Bonnie ralhando com ele por isso, ou Serena chegando mais pertinho de Ash discretamente servem para enaltecer o quão dinâmico esse quarteto é. Eu também gosto de como, apesar das suas semelhanças, Ash e Korrina se portam de forma diferente. Ele fazendo uma pose que demonstra confiança e ela simplesmente despreocupada.
Falando em Ash e confiança, o Treinador age neste episódio de forma bastante madura o tempo inteiro - algo até incomum para ele. Se em Cyllage e Santalune ele chegara correndo para pegar suas Insígnias mesmo não tendo ideia de onde os Ginásios ficavam, aqui ele parece mais sério aqui. Isso pode ser observado na forma como ele reage quando Korrina diz que havia imaginado que encontraria a Mega Pedra de Lucario facilmente, ou na calma que ele mantém mesmo diante da ameaça de algo aterrorizante na Caverna das Provações. E enquanto eu entendo que muitos poderiam acusar Omode de estar escrevendo-o de forma a deixá-lo fora da personagem, eu devo dizer que eu acho que a mudança aqui ocorre porque desta vez ele não está no centro dos eventos. Quando é ele quem está vivenciando as situações, ele deixa suas emoções falarem mais alto porque ele que se deixa levar pelas sensações, quando numa situação como essa em que ele é o telespectador, sua mente consegue pensar mais facilmente. Assemelha-se mais à postura que ele assumia quando via Dawn em suas batalhas de Torneio, por exemplo, e algo muito legal de ser visto aqui também.
Clemont aproveita que eles precisam esperar a foto ser impressa para perguntar ao fotógrafo Makita sobre um local onde podem achar a Lucarionite. Ele lhes conta que existe uma caverna onde dizem haver uma pedra misteriosa, algo que anima bastante o quinteto, mas que aparentemente também guarda um segredo aterrorizante – para pavor de Serena! – reservado aos desqualificados de nela adentrarem. O sempre positivo trio Rocket não leva a sério o papo de punição e encontra a Caverna das Provações antes dos pirralhos. Eles espertamente cobrem sua entrada com duas rochas imensas e partem para pegá-la, para atacarem os mocinhos quando estes estiverem retornando de sua subida do morro. Os animadores também brincam com o mistério de forma sagaz, inserindo o Quiz Pokémon antes de nos revelar o que eles encontraram na gruta, deixando-nos apenas com o brilho no olhar deles.
Não sei quanto a vocês, mas eu fiquei realmente intrigado para saber o que havia dentro da Caverna das Provações e se não fosse pela cena exibida durante o intervalo comercial, eu NUNCA ia pensar no Blaziken. JURO. Mesmo com o Quiz Pokémon, mesmo com o título do episódio entregando, eu o tinha esquecido completamente de tão envolvido que fiquei com a tal trama. Omode também capricha ao escrever as ações dos personagens dentro da caverna. Eu gosto como Clemont aciona um Aparato para iluminar o caminho, Ash organiza o grupo ficando na retaguarda com Bonnie e Serena em seu encalço enquanto Korrina acompanha Clemont. Uma coisa que me incomoda um pouco aqui é o medo de Serena. Enquanto eu acho que o fato de ela imaginar sempre o pior está em sintonia com suas ações no episódio do Espurr, eu acho que ele não combina com a atitudes dos demais personagens aqui. Há sim um certo medo e hesitações entre eles, mas é tão menor que o medo de Serena - olha como Bonnie está toda tranquilona - que faz ela parecer uma boba medrosa.
Não ajuda nada que Korrina está aqui agora. A Líder de Ginásio reúne todas as características que eu gostaria de ver na nossa protagonista, mas que ela, infelizmente, não possui: Korrina é determinada, corajosa, carismática, engraçada, e a lista continua... Serena até tem um carisma sim ou uma determinação, mas ambas são tão fraquinhas em comparação. Isso sem contar que em dois episódios Korrina vai aos poucos desenvolvendo uma química com o Ash de fazer inveja. A própria Serena reconhece o quanto os dois são parecidos! Ironicamente, isso logo no episódio em que o menino de Pallet e a menina de Shalour agem da forma mais diferente o possível - o que só reforça minha ideia de que o Ash mais maduro e sensato aqui é fruto de sua posição como telespectador da ação. Aliás, eu gosto muito da forma como a Equipe Rocket aparecendo simplesmente voando e gritando de dentro da caverna. Afinal de contas, há coisas mais importantes para se lidar!
Korrina, Lucario avistam a Lucarionite, mas então um Blaziken surge e é aqui que vem a provação de Korrina. Ninguém melhor para testar o valor de um Pokémon do que um oponente banido de vários torneios por ser apelão =P A luta que se segue é absolutamente maravilhosa. O Pokémon Fogo e Lutador é retratado como uma criatura séria, imponente e feroz e se episódio passado, deu dó ver Pikachu apanhando de Lucario, aqui a situação se inverteu com o Pokémon de Aura sendo a vítima. A equipe de animação faz um trabalho exemplar com cada ataque sendo lançado, a expressão no rosto dos personagens e dos Pokémon, a coreografia da luta, mas o que realmente fortalece a sequência é ver o drama de Korrina. Mais do que uma batalha, este um momento bastante íntimo: ela esteve esperando por essa chance todo esse tempo, julgou estar preparada com suas 100 vitórias, precisa arcar com as obrigações e expectativas que são tradição em sua família e quer deixar seu avô e Lucario orgulhosos. Só que de repente tudo é ameaçado pela presença aterrorizante de Blaziken, que pega o Pokémon cachorrinho sem dó e o joga para longe, com todo desprezo que consegue juntar.
O ponto alto aqui é quando não apenas Lucario cai, mas também sua Treinadora acaba sendo atacada por Blaziken ao tentar resgatar seu Pokémon e como consequência também vai parar no chão, tendo sua foto com o grupo queimada no processo numa cena de doer o coração. Omode também é bem-sucedida ao mostrar a reação de nossos heróis à batalha: Serena não consegue mais assistir e decide que eles precisam parar a galinha flamejante, mas Ash simplesmente a para - não que Serena pudesse fazer alguma coisa com seu Fennekin mesmo né :v -, argumentando que esta é uma batalha de Korrina, algo que é o suficiente para dar à Líder um novo gás para animar seu Pokémon abatido. O momento de triunfo também chega de forma fantástica com Lucario reagindo de forma rápida e mandando um combo de Soco do Poder e Investida de Osso arrasador. E então sai das sombras, o Treinador de Blaziken: ninguém mais ninguém menos que MAY *sonhos não se realizam*.
Gurkinn*** Eu realmente não gosto muito do visual do vovô no anime e quem me conhece sabe que eu não sou muito fã dessa galera que adora parar uma batalha no momento decisivo desde que aquele Cavalheiro impediu que Butterfree acabasse com o Raticate dele u.u FDP maldito! Gurkinn é estranho com aquele corte de cabelo todo errado e aquela voz que não combina nada com ele, mas eu acho legal como ele usou Makita para ajudar sua neta a encontrar seu caminho e no fim das contas, fazia todo sentido que fosse ele o homem por trás do Blaziken. Logo quando o título do episódio foi revelado, uma parte de mim esperava que o Meyer estivesse envolvido. (Meyer. Pois é, esse é nome ocidental do Limone, o pai do Clemont, pra quem ainda não sabe. Limone era um nome mais legal, mas Meyer também vem de um tipo de limão, então eles ainda não atrapalharam a família limão - ainda bem u.u) Afinal de contas, ele tem um Mega Blaziken e eu gostaria de ver uma conexão entre essa galera que consegue megaevoluir, mas acho que o anime fez de uma forma mais coerente. A forma mais foda teria sido se May tivesse saído de trás das sombras e dito algo como "Não esperavam por essa, não é?".
Com a Mega Pedra - com aquele tamanhão todo, agora tá explicado porque decidiram usar o "Mega" em tudo - em mãos, Korrina finalmente pode megaevoluir seu Lucario! A sequência de transformação é belíssima também - eu adoro essa textura que eles usam para o brilho das Mega Evoluções - e bastante troll, já que antes de nos ser revelada a face de Mega Lucario, o roteirista nos avisa que continua no próximo episódio. Com um roteiro, animação e trilha sonora excelentes combinados, “Lucario VS Blaziken! A Caverna das Provações!!” eleva e muito o nível do arco estrelado por Korrina e Lucario e eu não poderia ficar mais feliz por isso. Acho que vou dizer, talvez um pouco precocemente, mas vou dizer mesmo assim: esses são os episódios que Pocket Monsters XY realmente precisava desde que Ash caiu da Torre Prisma!


Considerações finais: 
  • Bom, já saíram os títulos de episódios pós-arco da Korrina. Como nenhum deles tem a ver com Ginásio, isso quer dizer que teremos um treinamento decente desta vez para Ash enfrentá-la em Shalour?
  • Enquanto o treinamento é uma incerteza, eles não anunciaram nada envolvendo Skrelp e navio afundado. Com meses passados já desde o afundamento da embarcação coreana lá que o episódio que antecedia o Ginásio foi pulado, estou acreditando agora que eles decidiram pelo banimento definitivo dele. Assim, retomo aqui a numeração oficial que todos os sites tem mantido e tal e eu tinha decidido alterar na esperança de blábláblá me fudi e os japas ainda impediram o episódio de ser exibido no ocidente. Malditos superdramas orientais u.u
  • Gente, o que foi aquele Heliolisk anão do começo do episódio? Credo o.o Eu sei que Heliolisk não são mto grandes, mas ele estava pequeno demais e eu espero que eles voltem ao tamanho do seu episódio de estreia;
  • O rostinho de Korrina apareceu na sequência do título do episódio. Isso é ótimo porque nos mostra que os roteiristas não vão se limitar a focar nos personagens protagonistas como eu temi. Estou no aguardo na versão Equipe Rocket;
  • Clemont atesta algo muito importante: se encontrar as Mega Pedras fosse algo tão simples, então mais Mega Evoluções teriam sido descobertas;
  • Akemi Omode escreveu um ótimo episódio, mas precisa fazer JÁ um workshop com os outros roteiristas de Pokémon para aprender um pouquinho mais sobre como alguns golpes funcionam. Durante a batalha, Korrina ordena que Lucario use o Som Metálico (Metal Sound) e em seguida o Soco do Poder. Entretanto, o Som Metálico reduz a Defesa Especial e o Soco do Poder é um ataque físico. Aliás, PRA QUE um Som Metálico se os únicos movimentos de ataque de Lucario (Soco do Poder e Investida de Osso) são ataques físicos? Teria feito mais sentido se ele tivesse usado a Dança de Espadas como no episódio anterior #aspessoascomeçamatreinarejáseachammestrespokémon;
  • P.S.: Desculpem os erros de português: muita coisa foi escrita nesse texto pra lá de duas da manhã >.< É só apontar nos comentários que eles serão corrigidos. Att, Sir

12 comentários:

  1. May *_____________*

    Minhas considerações:
    - Também acho as sobrancelhas/cabelos/sei lá o que do avô da Korrina mega bizarro (Mega Evoluiu?). Mas lembra o corte de cabelo da netinha. Então ou ela gosta tanto do avô que resolveu homenageá-lo ou deve ser coisa de família. Quero nem imaginar como são os pelos corporais dos pais dessa menina!
    - Aliás, falando na cabeça da Korri-chan, de onde ela tira aquele capacete quando vai lutar? Ai que medo de Pokémon...
    - Como hoje parei pra reparar no design das coisas, percebi agora com o gif o quanto os irmãos Limão são parecidos. Até o sorriso é o mesmo! Tão lindinhos ^^
    - Tem coisa que eu só reparo quando revejo as imagens aqui no blog e outro gif me chamou a atenção: o da foto da Korrina queimando. Reparei que só restou no meio a imagem do Clemont e da Serena antes de tudo queimar e acho que seria um bom fim pra essa série: "Serena, se case com meu irmão, SVP!" / "Maninho, guarda a Serena!" / Ash parte para outra região livre de tietes~ Continua na próxima aventura!
    - A interação entre a Líder de Ginásio e o Ash é muito mais intensa do que a que a Serena jamais terá. Achei muito legal ela jogando sua mochila pro Ash no melhor estilo "melhores amigos".
    - A animação do primeiro tema de encerramento foi inspirado no Pokémon-Amie, mais especificamente no momento em que fazemos carinho e alimentamos nossos poké bichinhos virtuais. Teria sido essa segunda animação inspirada nos Quebra-Cabeças do Amie? Tem algumas cenas que me lembram os planos de fundo de lá.
    - Sobre o episódio (acho que preciso falar dele também, né?), super apoio quando tem uma batalha estilo Dragon Ball Z e sinto muita tristeza em saber que os Pokémon tem todo esse potencial de batalha que não é explorado devidamente no anime. #Chatiadu
    - Agora vamos ver no que a Kyubimon vai Mega Evoluir! Que suspense!

    ResponderExcluir
  2. Vou colocar lenha na fogueira. Posso, tio Sir?
    Mais uma vez vou falar da Mega Evolução do Ash. Algo que certamente vai acontecer muito rapidamente nos últimos episódios, durante a Liga que ele vai perder novamente, só pra render mais e mais especulações dos fãs até lá.

    Reparei em uma coisinha: Alguém mais percebeu quais golpes o Lucario da Korrina usou até aqui? Pra quemnão notou, ele usou a Dança das Espadas (Swords Dance), a Investida de Osso (Bone Rush), o Soco do Poder (Power-Up Punch) e o Som de Metal (Metal Sound). Estes movimentos são exatamente os mesmo do Lucario que ela nos dá nos jogos.
    Reparei também que, nos jogos, seus principais Pokémon são o Lucario e um Hawlucha, principalmente do Castelo de Batalhas.

    Aí eu comecei a viajar: e se, ao invés de dar um Lucario pro Ash, eles resolvessem trocar seus Pokémon (o Lucario da Korrina pelo Hawlucha do Ash)?
    Acho que é uma boa forma das expectativas mundiais serem atendidas e o Ash finalmente ter seu Lucario. Claro que é meio viagem mesmo, porque a Korrina jamais daria seu amado Pokémon que tem desde criança, mas.... **joga lenha e corre**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha vc sempre pode deixar a lenha queimando, mas não pode vir aqui sugerir que Hawlucha saia do anime >.< sem o Pokémon nem ter feito sua estreia ainda!!!! Deixa ele quietinho e feliz com o Ash

      Agora, geeeente vc falou do encerramento e eu esqueci COMPLETAMENTE! E olha que eu tinha escrito isso no meu bloquinho de notas do 3DS hahahaha

      Eu ia AMAR Clemont & Serena no final, mas eu acho que o Clemont só tem espaço para o Ash-kun no coração dele.

      Excluir
  3. Dês de quando acordei meu dia foi uma bosta... E agora já são plena 19:25, e eu decido entrar na internet para ver se tem algo que presta, quando de repente, me deparo com o Charithoughts do Sir Charizard! Sério, ler tudo isso, salvou o meu dia, obrigado Senhor Rizadon :') ! Gente, suas analises atraem tanto o leitor que quase chega a nos abduzir O.O ! É tudo tão envolvente nessas palavras que parece que Pokémon é a melhor coisa do mundo. He,he... :P ! Você já me convenceu Sir, DP é incrível *-* ! E nesse episódio, eu senti na pela quando o assisti como se eu estivesse vendo um episódio de Diamante & Pérola :D ! Porém, eu não sei por quê, mas eu me senti muito mais envolvido com os primeiros episódios de Hoenn do que os de Sinnoh (Acho que deve ser por quê Hoenn é a minha região favorita XD )! Falando em regiões, a sua favorita seria Sinnoh, Senhor Rizadon? Eu queria tanto comentar mais opiniões, mas preciso sair :P ! Sir, essa semana não teve episódio de XY, talvez com essa semana de atraso, dê pra você alcançar a série nos episódios semanais :) !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mateus, se meu texto alegra seu dia, vc devia saber que o seu comentário alegra o meu hehe é extremamente recompensador. Eu ADORO o começo de AG tbm. AG leva a melhor que DP em vários sentidos. A começar pela animação. As cores em AG eram mais vivas, vibrantes. Isso em si já ajudava e AG é a série mais engraçada de Pokémon, a mais divertida nesse sentido.
      Eu prefiro DP mais pelo aspecto mais maduro e continuidade forte.

      Excluir
  4. Puxa, me senti emocionado aqui, he,he. Obrigado Sir :) !
    Eu te entendo Sir, lembro dos primeiros episódios que assisti de Sinnoh quando estrearam na Rede TV, era algo realmente incrível, as vezes eu nem acreditava que tava assistindo Pokémon pelo modo como estava diferente(melhor) :D !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre que alguém diz que assistiu AG pela primeira vez na Rede TV! me sinto um ancião... ahushuahus

      Sou assumidamente fã incondicional de Hoenn. Sem dúvida é a região mais interessante do Mundo Pokémon (pra mim) e estou tão envolvido com essa fase agora que parece que tudo está conspirando a meu favor! Ontem terminei de ver a Liga Hoenn (que papelão, hein, Ash?!) e estou terminando a oitava temporada do anime. Estou na metade da saga Ruby/Sapphire do mangá Pokémon Advetures e logo logo coloco minhas mãos no remake dos jogos da Terceira Geração. Pra finalizar minha vida tropical em Hoenn, o tio Sir publicou o Guia da minha May linda... ai, vida, como vc é maravilhosa!

      Pra ficar ainda melhor, torço pro Hawlucha e o Dedennde se tornarem muito poderosos e viajarem pelo mundo com a Diantha, mas não é porque não gosto deles é porque quero o bem de ambos (e o que isso tem a ver com Hoenn?!).

      Excluir
    2. Cláudio, ele viu DP pela Rede TV!. AG continua sendo a saga mais negligenciada de Pokémon no Brasil na tevê aberta. Enquanto a Rede TV! chegou a exibir a 8ª e a 9ª temporadas, a 6ª e a 7ª permanecem praticamente inéditas para os fãs devido à exibição porca da Globo.

      Eu estou doido pra ler a saga RS do mangá *---* Eles vão lançar o box nos EUA agora em outubro ou novembro, por causa dos remakes e eu mal posso esperar pra encomendar o meu e começar a ler!
      Hoenn é sem dúvida a região mais bela de todas, com o cenário mais diverso <3

      Cláudio, tão generoso com Hawlucha e Dedenne! Tão generoso que acho que vou até te dar de presente dois artigos exclusivos com ambos! Que tal hein??? ;)

      Excluir
    3. Verdade, confundi as regiões =P

      Nossa, minha gente, me senti hostilizado!

      **Dedenne-chan S2 Hawlu-chan!**

      *S2**S2**S2**S2**S2**S2**S2**S2**S2**S2**S2**S2**S2**S2**S2**S2*

      http://fc09.deviantart.net/fs70/f/2013/236/e/2/raichu_and_dedenne_by_renegade_rook-d6jl6am.jpg

      Excluir
  5. ash vai mega evolui o Sceptile...ate agr ash não tem nenhum de grama...

    ResponderExcluir
  6. em sir charizard acho incrivel o seu blog sempre leio....a forma como vc escreve e acompanha a serie e incrivel cara...legal...em queria te fazer um pedido fazer um charithought da serie diamante e perola amo essa serie....como vc essa é minha serie favorita de pokemon fica ai meu pedido adoraria ler....kk tipo um ''como eu amo pokemon DP''

    ResponderExcluir