segunda-feira, 5 de maio de 2014

Sir Charithoughts: Pokémon XY 024

Eis mais um charithought pra vocês!

#XY024/#828A Luta no Ginásio de Cyllage! Pikachu VS Tyrunt!!


Cidade de Cyllage, Ash chegou! E cheio da mesma energia e animação de quando botou os pés na região de Kalos pela primeira vez, atraindo um bocado de olhares para si com seus gritos estridentes, e sem um pingo de noção de para qual direção seguir. Isso não quer dizer, porém, que nosso herói esteja despreparado para o seu desafio. “A Luta no Ginásio de Cyllage! Pikachu VS Tyrunt!!” é, antes de um episódio de batalha de Ginásio, um episódio sobre o Ash. Ao longo dos anos, vimos o personagem oscilar entre diferentes traços de personalidade, mas é quando os roteiristas conseguem balancear sua ingenuidade e simplicidade com sua determinação e garra, que vemos um personagem realmente no caminho certo para se tornar um Mestre Pokémon. Durante todo o capítulo, vemos um Treinador que não se abala diante do adversário, nem se deixa levar pela surpresa. Ash não hesita em fazer a escalada nem por um segundo. E ele encara seu segundo desafio na região de Kalos com a dignidade necessária de alguém que merece a torcida do seu público. Se em Best Wishes!, era difícil ver algo interessante no Palletiano, em XY o exato oposto acontece.


Desde o XY001, Atsuhiro Tomioka (planejador do anime e roteirista dos três primeiros episódios de XY) parece disposto a nos lembrar por que Ash ainda é o protagonista que devemos querer para o nosso anime – a virada do boné para trás, gesto tão emblemático da série original, não retorna aqui à toa – e devo dizer que ele e seus colegas têm sido bastante bem-sucedidos nisso. É ótimo ver a confiança do Treinador contrastando com o medo de seus amigos de jornada. Clemont (sim, voltei à grafia do nome certo ao me tocar se escreve Clemont, mas se lê “clément” mesmo, dsclpa a bipolaridade) e Serena estão receosos. Ele porque sua vida é baseada em experimentos que exigem cálculos exatos e estudos, com pouco (ou nenhum) espaço para a improvisação. Ela porque ainda é insegura e cheia de medos, uma menina que ainda precisa se apoiar em seu “príncipe encantado” e ainda está aprendendo a se defender sozinha. Ash não deixa essas preocupações perturbarem seu humor porque, como o próprio Grant explica, sua mente é clara, sem as nuvens das dúvidas para impedi-lo de alcançar seu objetivo. Não é à toa que a única no grupo que não parece tão apreensiva é Bonnie, uma vez que ela ainda tem aquela coragem sem cautelas da infância.

Se nos jogos, a chave para a vitória no competitivo é uma combinação de nature, IVs, ability e EVs ideias, árduas de se conseguir (mesmo com todas as facilidades implementadas pelos jogos Pokémon X & Y) e que necessitam de vários estudos, cálculos e análises profundas, no anime o céu ainda não é o limite e as melhores batalhas da série são aquelas em que vemos Ash Ketchum nos brindando justamente com o melhor que sua imaginação – ou a dos roteiristas, se preferir – tem a oferecer! Como fã do Escudo de Contra-Ataque (Counter Shield) da saudosa Diamond & Pearl, eu fiquei esperançoso, quando Grant e sua principal estratégia nos foram apresentados no Chateau da Batalha, de que Ash bolaria algum meio inventivo para escapar da Enterrada de Pedra (Rock Tomb) e extremamente satisfeito quando vi que felizmente meus desejos foram atendidos!

A luta começa com Grant chamando seu já conhecido Onix. Existem 55 Pokémon do tipo Pedra atualmente, quatro Ginásios desse tipo e este é o terceiro a ter um Onix entre os Pokémon do Líder. Qualé, roteiristas, existem outros Pokémon! Mas, enfim, a luta começa e Ash convoca Froakie para sua estreia num Ginásio! É simplesmente fantástico ver o fruto dos treinamentos que o sapinho teve no anime – tanto com o Sanpei, como os que Ash fizera para o Ginásio – rendendo frutos. Ele está visivelmente mais forte, mais ágil e a forma como ele realiza os ataques ordenados por Ash é simplesmente um trabalho um magnífico por parte da equipe de animação. Eu também gosto muito de como, apesar de este ser nosso terceiro Onix num Ginásio, Tomioka se preocupa em lhe dar uma estratégia bastante diferente daquela utilizada por Roark (Brock? Série original? Estratégia? Não sei do que vocês estão falando) em Sinnoh, o que também torna a experiência menos repetitiva do que poderia ter sido.

Eu realmente gosto da movimentação do Onix após utilizar o Polimento de Rocha (Rock Polish) e de como Grant a utiliza para bloquear as tentativas de aproximação de Froakie. Um detalhe bem bacana é como essas cenas são bastante tridimensionais – esse tipo de efeito vem sendo bastante usado em XY nas batalhas mais importantes e eu gosto muito, seja pelo fato de que parece ser a forma do anime de aludir ao efeito do 3DS ou só uma tendência moderna em animação mesmo. É também ótimo ver como Tomioka não tem medo de mostrar Ash numa batalha em que ele tem a completa vantagem. Ele aumenta o desafio, faz a Enterrada de Pedra um golpe que parece um Deslizamento de Rocha (Rock Slide) gigante, mas totalmente valendo a pena. E é aqui que temos o primeiro grande momento do episódio. Se o plano de Grant envolvia prender o Pokémon com a Enterrada de Pedra para então aplicar o golpe final, Ash não se deixa encurralar graças à sua Enterrada da Enterrada de Pedra (Rock Tomb Tomb)! Eu simplesmente adoro como Grant acha que está vencendo eliminando as cópias de Froakie, enquanto o sapinho vai pulando de uma pedra a outra até conseguir acertar Onix por cima. Uma evasiva foda a uma Cauda de Ferro (Iron Tail) e mais uma Pulsação de Água (Water Pulse) na cara depois, Onix já era!

Em seguida, somos apresentados a seu Pokémon principal: Tyrunt! Se tem uma coisa que X & Y acertaram em cheio foi na seleção dos fósseis desta geração. Se antes meu interesse se concentrava em apenas um dos Pokémon pré-históricos (Shieldon, Tirtouga...) ou nenhum, desta vez ambos os Pokémon ex-extintos foram interessantes, mas minha preferência sempre esteve com o pequeno tiranossauro com evolução fodástica. Se na semana anterior, Amaura nos encantou com toda a sua fofura, Tyrunt aqui mostra toda sua ferocidade. O Pokémon intimida até Dedenne, que nem ia batalhar – algo instintivo por se sentir ameaçado por um predador pré-histórico em potencial? – e logo nos mostra suas habilidades de batalha.

Apesar de o ataque favorito de Grant ser a Enterrada de Pedra que já conhecemos, Tomioka arranja Tyrunt com uma combinação de movimentos formidável, que vai além do conjunto de golpes simplesmente, mas também da forma como eles são utilizados. Primeiro, o tiranossaurinho consegue manipular sua Enterrada de Pedra de forma similar ao que o Torterra de Paul fazia com suas Pedras Cortantes (Stone Edge – Obelisco uma ova =P), o que torna para Froakie um desafio ainda maior aplicar a tal Enterrada da Enterrada de Pedra. O sapinho consegue, mas logo vê seu fim quando Tyrunt revela que também pode pular muito alto e ainda usar o Meteoro do Dragão (Draco Meteor) e sem efeito colateral!!!! =P Froakie está fora de combate. Em seguida, vem Fletchling! A ave faz pouco e perde rapidamente, mas antes de cair ainda consegue acertar uma Asa de Aço em Tyrunt e nos revela que o Pokémon tem mandíbulas tão fortes que podem comer ataques no melhor estilo Gible.

E então temos Pikachu e a luta que vem a seguir é fantástica! O rato elétrico foi bastante negligenciado durante a Liga de Unova, perdendo para Pokémon visivelmente menos treinados do começo ao fim e sendo atacado aleatoriamente por um lendário, isso sem contar todas aquelas pessoas que ficavam pegando-o e apertando-o por ele ser raridade. É… não foi fácil para Pikachu naquela terra, mas assim como seu Treinador, ele também nos tem relembrado o que o fazia um Pokémon tão especial. Se Tyrunt tem seus pequenos truques, Pikachu também tem os seus! Ele consegue evoluir o novo movimento improvisado de Ash em Enterrada do Meteoro do Dragão, fazer um pingue-pongue com a Enterrada de Pedra que deixaria Ambipom com um recalque com poder de mais de 8000 (9000 uma ova, tô saturado hoje =P), mostrar que sabe se sair muito bem numa luta de rabo, fazer o Tyrunt calar a boca e ainda derrotá-lo com o golpe favorito de Ash: o Raio do Trovão (Thunderbolt), claro. É tanta adrenalina que é completamente compreensível quando Pikachu dá aquela deitada porque finalmente acabou. Ele mereceu.

Mas é: Ash usou três Pokémon e Grant dois. A revelação nas prévias de que o Palletiano usaria seus três Pokémon contra dois do Líder de Ginásio me deixou bastante preocupado. É verdade que não é a primeira vez que isso aconteceu. A Bulbapedia lista dois momentos anteriores: um contra Whitney e outro contra Roxie. O da Whitney eu nem considero já que a batalha oficial era 3X3 e a Líder abriu uma exceção para Ash, impressionada com a tática que ele elaborou para parar o Rolo Compressor (Rollout) de sua Miltank - e seu Cyndaquil já tinha dado cabo de sua Clefairy e sua Nidorina sem problemas. O caso da Roxie foi completamente diferente: BW precisava de novas formas para humilhar o Ash e achou que ele penar pra vencer três Pokémon da Líder metida usando cinco dos seus era uma boa ideia. Então eu realmente temia que uma batalha 3X2 fosse apenas servir para mostrar o quão Ash precisou dos seus três Pokémon para derrubar os dois de Grant, e isso seria péssimo.

Entretanto, o anime trabalhou de uma forma que pareceu justamente que Fletchling não foi nem um pouco necessário. Eu gosto de como Tomioka segue o exemplo de Fujita na batalha contra a Viola e deixa o Pokémon acertar um ataque de consolação, mas enquanto Ash usar três Pokémon acabou sendo um mero detalhe que não prejudicou sua imagem, por outro lado serviu para colocar Fletchling numa posição muito baixa na Tabela do Guia de Batalhas. Eu realmente espero que esse lance de o Treinador poder usar quantos Pokémon quiser não se torne uma nova tendência porque por mais que seja ok nos jogos, não é algo que eu considere justo nem legal de se replicar na série animada – aliás, por mim, até nos jogos você deveria ser limitado, escolhendo seus Pokémon antes da batalha, mas enfim né =P

A respeito da trilha sonora, Shinji Miyazaki faz um trabalho ótimo colocando músicas que dão o clímax ideal para os momentos mais importantes da batalha. Em relação a animação, enquanto a direção foi ótima, com os melhores ângulos e efeitos para tornar todo o confronto especial como deve ser, alguns momentos pareciam mal desenhados, especialmente depois que o Tyrunt entrou em cena – numa cena em particular a cara dele estava toda tortinha e depois na luta Froakie VS Tyrunt, o sapinho está cercando o Pokémon de Pedra com o Multiplicar e na cena seguinte, ele está andando na direção do Tyrunt, como se estivesse posicionado na frente dele o tempo todo, dando uma noção errada do espaço. Erros à parte, os animadores merecem reconhecimento por terem colocado um detalhe muito bacana: o detalhe das mãos brancas dos escaladores Grant e seu assistente. No final do episódio, Serena sugere que nossos heróis sigam rumo à Cidade de Shalour, local onde o jogador tem seu primeiro contato com as Mega Evoluções em Pokémon X & Y, e Grant promete uma experiência diferente lá para o Treinador de Pallet. Mal podemos esperar.


Considerações finais:
  • Nos jogos, o time de Grant é composto por Amaura e Tyrunt. Considerando que vimos Amaura ser descoberto uma semana antes, seria incoerente se os roteiristas tivessem dado a Grant um, mas eu realmente queria que eles tivessem usado outro Pokémon de Pedra que não fosse Onix. Nos jogos, ele é o único a não usar Geodude ou Onix em momento algum. De qualquer forma, isso também confirma uma dúvida que eu ainda tinha em relação à fidelidade dos times dos Líderes aos jogos. Em geral, os times são mudados no anime, com exceção de Diamond & Pearl, mas parece que XY vai seguir com a liberdade dos roteiristas;
  • Além disso, em Pokémon X & Y, Grant não é apenas ume escalador, mas um esportista em geral. Na primeira vez que você o encontra, ele acabou de vencer uma corrida de bicicleta, embora seu foco sejam mesmo as escaladas. No anime, seu gosto por outros esportes ignorado. Aliás, eu gosto de ver como os diálogos dos Líderes de Ginásio, cheios de referências aos seus hobbies, é contagioso. Em certo momento do episódio, Clemont e os demais começavam a falar de Ash “conseguir subir aquela montanha” e coisas do tipo =P;  
  • Assim como nos jogos, ao fim de sua batalha, Grant desafia o Treinador para uma revanche no Chateau da Batalha. A escolha de Tomioka de adicionar essa pequena informação é interessante porque enquanto Ash promete revanches e reencontros com vários Treinadores frequentemente, é raro ele fazer isso com tantos… detalhes. Veja bem, foi o próprio Tomioka que escreveu o episódio que nos apresentou o Chateau. Foi ele quem determinou que Grant era um Grão-Duque e que o caminho para se tornar um é difícil, e que Ash só poderia enfrentá-lo se também chegasse a tal classe; e afinal de contas Tomioka é o planejador desse anime! Então a questão que fica é: por que trazer o assunto da revanche? Será que no futuro veremos mais do Chateau? Certamente eles teriam um álibi para enrolar a série caso seja necessário no futuro fazendo Ash retornar lá, mas isso também pode ter sido só mais um dos muitos convites de revanche sem muito propósito. E aí, o que vocês acham? 
  • A propósito, a respeito da mão branca do Grant, é um produto que eles usam para facilitar a escalação. Agora, o que é exatamente eu não sei, mas vejam essa fotinha que meu conterrâneo Jota achou:
 
  • Cláudio, você escolheu um "episódio simples". Dá licença! Você escolheu um ótimo episódio! Mal posso esperar pra começar! Minha reação quando li sua escolha:

  • Quanto às trajetórias, relaxa, elas vão continuar. Estão escassas, mas este mês eu prometo postar alguma coisa. Eu estou mexendo em algumas coisas no blog, mas logo retomarei de onde parei. Prometo;
  • Eu realmente não tinha entendido muito bem toda a apreensão de Serena em relação à batalha, mas espero que isso seja devidamente explorado no futuro e não um mero fanservice, mas eu adoro quando Bonnie diz "É o Ash quem tá lutando, não você". De qualquer forma, foi coerente com a reação dela no Ginásio de Santalune;
  • Falando em Serena, e atendendo a pedidos, eu queria dizer que só tem uma coisa que supera Serena desprezando fósseis: a empolgação de Clemont falando sobre eles; 


  • O episódio anterior de Amaura obteve 6,1% da audiência na tevê japonesa, mas figurou em último lugar no TOP 10. Em contrapartida, a luta de Ginásio contra Grant conquistou um valor um pouco inferior: 5,6%, mas ficou em oitavo lugar;
  • Eu sei que a maioria dos lugares ainda conta esse episódio como o XY025, mas desde que a TV Tokyo prometeu reexibir o episódio do Skrelp posteriormente, estou contando que ele terá uma nova numeração já que deve ser rearranjado para encaixar na nova cronologia, então não faz sentido manter os números anteriores. Porém, eu me ferrarei EPICAMENTE se eles nunca exibirem o tal do episódio =P De qualquer forma, meus números antes estavam certos e eu tava corrigindo à toa (eu tava contando o episódio duplo do Deoxys da Batalha da Fronteira como um só T-T) Eu vou ajeitar a situação nos próximos episódios e nos Guias de Batalhas logo, logo;

4 comentários:

  1. Ótimo Charithought como sempre, já li ele há alguns dias, mas vim comentar por outro motivo kkkkk.

    Agora que foi confirmado o lançamento de Omega Ruby e Alpha Sapphire e novembro, será que não é um 'leve' sinal de que os Contests vão voltar, e que eles estão esperando esse jogo chegar para trazê-los junto?

    E outra questão, como é de costume em lançamentos de remakes: Serena vai ter um Treecko ou um Mudkip? Torchic sabemos que não será porque o inicial dela já é de Fogo... bom, espero que esse não seja o primeiro Pokémon que ela captura, porque esperar até novembro é demais!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, May capturou Bulbasaur, Torchic tem vantagem contra planta. Dawn capturou um Cyndaquil, Piplup tem vantagem contra fogo. Seguindo essa lógica, é possível que Serena tenha um Treecko. Faz sentido, já que os três (Bulbasaur, Cyndaquil e Treecko) são pokémon que o Ash teve.

      Excluir
    2. Já eu acho que se isso vier a acontecer, a Serena vai ter um Mudkip. Simplesmente porque o pai dos Limãos já possui um Mega Blaziken e o Ash tem um potencial Mega Sceptile. A menos que o Brock faça uma de suas épicas reaparições, acho que o inicial de água sobra pra serena Serena

      Excluir
  2. Aaah, Sir, te amo tanto quando ouço falar do "Trajetória"!
    Mas sem pressão, ok? Sei que não tá fácil pra ninguém e tempo é um bem valiosíssimo!

    Minhas impressões do episódio são as melhores até o meio. Gosto quando não sinto que estou analisando, apenas assistindo, mas quando chega em certo ponto e eu percebo que estou guardando algo na mente pra comentar, já sei que as coisas não estão indo tão bem...
    Primeiro, não entendo o porque de todo o drama por ter descoberto um Amaura e chegar neste episodio e o Tyrunt ser a coisa mais normal do Mundo Pokémon. Claro, ele pode ter sido descoberto há um tempinho atrás, mas não deixa de ser um Fóssil!
    Segundo, achei a derrota do dino muito repentina! Não estava esperando, achei que o Pikachu ainda fosse, sei lá, fazer alguma Pikachuzíce, mas de repente, tudo acabou. Juro que pensei que a luta iria um pouco mais além.
    Terceiro, vou discordar de alo que não tem muito a ver com o episódio. Tá certo que pela lógica dos jogos, o Ash teria que ter um Lucario, mas pela abertura do anime, vendo aquele Mega Lucario todo fodão no melhor estilo Mestre do Santuário em Pegasus Fantasy... sei não, isso não tem cara de ser coisa do Ash

    Terminando: você já comentou isso antes, Sir, mas realmente é interessante ver que os Líderes aqui se conhecem. Lembra um pouco os primeiros episódios da série clássica e o Brock dizendo que conhece o Líder de Cerulean e talz. Faz muito mais sentido, afinal, eles são tipo de um grupinho mega exclusivo, precisam no mínimo saber os nomes uns dos outros.
    E essa história que existe desde sempre de ter que "decidir qual o próximo Ginásio a desafiar"? Ora, Ash, passe por todas as cidades e desafie tudo fora de ordem mesmo, só pra fazer essa escolha ter sentido!

    Ai, ai, essa TPM de hoje que não passa... rsrs

    ResponderExcluir